Calmante para cavalos pode ser a solução para depressões graves e resistentes

A cetamina, vulgarmente designada por “calmante para cavalos”, pode vir a ser a solução para doentes com risco de pensamentos suicidas.

O uso da cetamina tem vindo a ser explorado por cientistas que se dedicam à investigação farmacológica há mais de uma década. Em doses baixas e por via intravenosa, este fármaco tem sido usado para obter um efeito antidepressivo rápido.

Ao contrário de outros fármacos convencionais, a cetamina torna possível que, em apenas duas horas, obter melhoras em pacientes com diagnóstico de depressão garve e resistente aos medicamentos.



Segundo a Visão, no ano passado, o laboratório Janssen, na Califórnia, testou a segurança e a eficácia da S-cetamina, uma das componente da cetamina, tendo obtido resultados superiores aos do placebo no grupo de doentes depressivos com pensamentos suicidas a quem tinha sido administrada a dosagem.

Entretanto, foi também divulgada a formulação intranasal na fase II do ensaio clínico, tendo sido registada uma redução significativa dos sintomas dos participantes que tomaram o químico, comparativamente aos que tinham sido submetidos ao placebo. Além disso, as melhorias mantiveram-se durante os dois meses seguintes.

Agora, os resultados do estudo, publicado no American Journal of Psychology, parecem promissores, embora seja necessário passar pela terceira fase de ensaios clínicos até que seja aprovado. Ainda assim, a US Food and Drug Administration (FDA) admite que esta pode ser uma terapia inovadora para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Ainda assim, os efeitos adversos da cetamina não devem ser ignorados. Três dos pacientes tratados tiveram de abandonar o ensaio clínico, com náuseas, dores de cabeça, aumento da pressão arterial e do ritmo cardíaco após a inalação do spray.

Comercializada pelo nome de Ketalar, a cetamina induz um estado de transe, alívio da dor e perda de memória, com efeito analgésico de duração média de 25 minutos.

De acordo com a Visão, a cetamina chegou a ser usada pela tropas americanas na guerra do Vietname para alívio da dor dos soldados feridos e é também conhecida pelo seu uso veterinário, vulgarmente designada por “calmante para cavalos“.

No entanto, nos anos 1980 e 1990 a cetamina começou a ser utilizada na cena noturna, com fins recreativos por proporcionar estados alterados de consciência. O uso da chamada “droga da violação” provocou a ocorrência de surtos psicóticos e mortes prematuras, fazendo com que fosse declarada ilegal pelas autoridades de saúde americanas.

Depois de interdita pela Drug Enforcement Administration (DEA), a cetamina voltou agora a chamar a atenção, desta vez pelos seus resultados promissores no que diz respeito ao tratamento da depressão.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

História no Planeta Vermelho. Perseverance conseguiu transformar dióxido de carbono em oxigénio

O rover Perseverance, da NASA, conseguiu converter dióxido de carbono em oxigénio. Este grande passo abre caminho à exploração humana do Planeta Vermelho. O MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um instrumento a bordo do …

Radiotelescópio encontrou a sua primeira estrela morta giratória. É um "farol cósmico gigante"

Com a ajuda de um radiotelescópio de baixa frequência na Austrália, uma equipa de astrónomos descobriu um pulsar - uma estrela de neutrões densa que gira rapidamente, enviando ondas de rádio para o cosmos. Pela primeira, …

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …