Calmante para cavalos pode ser a solução para depressões graves e resistentes

A cetamina, vulgarmente designada por “calmante para cavalos”, pode vir a ser a solução para doentes com risco de pensamentos suicidas.

O uso da cetamina tem vindo a ser explorado por cientistas que se dedicam à investigação farmacológica há mais de uma década. Em doses baixas e por via intravenosa, este fármaco tem sido usado para obter um efeito antidepressivo rápido.

Ao contrário de outros fármacos convencionais, a cetamina torna possível que, em apenas duas horas, obter melhoras em pacientes com diagnóstico de depressão garve e resistente aos medicamentos.

Segundo a Visão, no ano passado, o laboratório Janssen, na Califórnia, testou a segurança e a eficácia da S-cetamina, uma das componente da cetamina, tendo obtido resultados superiores aos do placebo no grupo de doentes depressivos com pensamentos suicidas a quem tinha sido administrada a dosagem.

Entretanto, foi também divulgada a formulação intranasal na fase II do ensaio clínico, tendo sido registada uma redução significativa dos sintomas dos participantes que tomaram o químico, comparativamente aos que tinham sido submetidos ao placebo. Além disso, as melhorias mantiveram-se durante os dois meses seguintes.

Agora, os resultados do estudo, publicado no American Journal of Psychology, parecem promissores, embora seja necessário passar pela terceira fase de ensaios clínicos até que seja aprovado. Ainda assim, a US Food and Drug Administration (FDA) admite que esta pode ser uma terapia inovadora para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Ainda assim, os efeitos adversos da cetamina não devem ser ignorados. Três dos pacientes tratados tiveram de abandonar o ensaio clínico, com náuseas, dores de cabeça, aumento da pressão arterial e do ritmo cardíaco após a inalação do spray.

Comercializada pelo nome de Ketalar, a cetamina induz um estado de transe, alívio da dor e perda de memória, com efeito analgésico de duração média de 25 minutos.

De acordo com a Visão, a cetamina chegou a ser usada pela tropas americanas na guerra do Vietname para alívio da dor dos soldados feridos e é também conhecida pelo seu uso veterinário, vulgarmente designada por “calmante para cavalos“.

No entanto, nos anos 1980 e 1990 a cetamina começou a ser utilizada na cena noturna, com fins recreativos por proporcionar estados alterados de consciência. O uso da chamada “droga da violação” provocou a ocorrência de surtos psicóticos e mortes prematuras, fazendo com que fosse declarada ilegal pelas autoridades de saúde americanas.

Depois de interdita pela Drug Enforcement Administration (DEA), a cetamina voltou agora a chamar a atenção, desta vez pelos seus resultados promissores no que diz respeito ao tratamento da depressão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …