Uma calculadora online pode prever o seu risco de AVC

Médicos conseguem agora prever o risco de AVC dos pacientes através de uma ferramenta online que mede a gravidade da sua síndrome metabólica, um conjunto de fatores de risco que inclui pressão arterial alta, níveis anormais de colesterol e excesso de gordura corporal.

O risco de AVC aumenta consistentemente com a gravidade da síndrome metabólica, mesmo em pacientes sem diabetes, revelou uma equipa de investigadores da Universidade de Virgínia e Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Tendo isto em conta, desenvolveram uma ferramenta que permite identificar pacientes em risco e ajudá-los a reduzir esse risco.

“Nós tínhamos mostrado anteriormente que a gravidade da síndrome metabólica estava associada a doenças coronárias futuras e diabetes tipo 2“, disse o investigador Mark DeBoer, citado pelo ScienceDaily. “Este estudo mostrou outras associações para futuros acidentes vasculares cerebrais isquémicos”.

A calculadora já está disponível online a qualquer pessoa interessada em calcular o risco de AVC.

Para avaliar a associação entre AVC isquémico e síndrome metabólica,os investigaram analisaram mais de 13.000 participantes em estudos anteriores. O subgrupo com a maior associação entre síndrome metabólica e risco de acidente vascular cerebral isquémico foi o de mulheres brancas.

No entanto, os investigadores realçam que a raça e o sexo não parecem fazer grande diferença no risco de AVC e alertam que o maior risco observado em mulheres caucasianas pode ser fruto do acaso. “Não obstante, estes resultados são notáveis o suficiente para justificar um estudo mais aprofundado sobre as diferenças entre raça e sexo”, escrevem os autores num estudo publicado em junho na revista científica Stroke.

Perder peso, praticar mais exercício e manter uma alimentação saudável pode ajudar a reduzir a síndrome metabólica e os seus efeitos nocivos.

“Na eventualidade de ainda existirem indivíduos a debater se devem começar a exercitar ou a comer uma dieta mais saudável, este estudo fornece outro alerta para nos motivar a fazer mudanças no nosso estilo de vida”, atira DeBoer.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …