Calçado português com presença recorde em Milão na maior feira do mundo

psychohh / Flickr

-

A indústria portuguesa de calçado assegura, de domingo a quarta-feira, em Milão, uma “presença recorde” na maior feira do mundo do setor, com uma participação de 88 empresas, responsáveis por 7.000 empregos e 500 milhões de euros de exportações.

“Estamos a reforçar de forma significativa a nossa presença em certames profissionais e, em especial, na MICAM, que é a maior e a mais prestigiada feira de calçado do mundo”, afirmou o diretor de comunicação da Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), Paulo Gonçalves, em declarações à agência Lusa.

Segundo Paulo Gonçalves, a comitiva portuguesa na feira de Milão “tinha estabilizado na ordem das 80 empresas, com pequenas alterações entre as 78 e as 81”, sendo os 88 expositores agora inscritos “a maior participação de sempre do setor não só na MICAM, como em qualquer outra feira no exterior”.

Salientando que o reforço da participação portuguesa “também vai acontecer na GDS”, feira que irá decorrer em Dusseldorf, na Alemanha, em meados de março, o diretor de comunicação da APICCAPS destaca o ainda “grande potencial de exportação” do setor português de calçado.

“Felizmente ainda temos um exército de novas empresas a começarem o processo de internacionalização e o potencial de crescimento deste setor é grande, na medida em que existem várias empresas que ou nasceram pequenas e hoje estão a crescer ou, durante muito tempo, estiveram voltadas para o mercado interno português e hoje estão a começar a exportar”, explicou.

A prová-lo, disse, estão as 15 empresas portuguesas de calçado que, do total de 150 que em março vão participar em feiras do setor no exterior, irão fazer a sua estreia neste tipo de eventos promocionais, depois de até agora terem estado “apenas voltadas para o mercado doméstico”.

“Para um setor que é altamente exportador, a promoção comercial externa é a primeira e grande prioridade” e as feiras setoriais são “absolutamente decisivas não só para contactar com os habituais clientes, como para contactar com importadores de todo o mundo”, afirmou Paulo Gonçalves.

No caso da MICAM, salientou, trata-se de uma “feira de plataforma”, que reúne em Milão “clientes de todo o mundo, desde russos a chineses, americanos, japoneses e árabes”, num total de 40 mil visitantes profissionais esperados pelos mais de 1.600 expositores presentes.

O ministro da Economia, António Pires de Lima, visita a delegação portuguesa no certame na terça-feira.

“Queremos alargar o nosso exército de empresas exportadoras e é isso que estamos a procurar fazer, nomeadamente através de jovens empresas que consideramos que têm um potencial globalmente muito interessante”, sustentou o diretor de comunicação da APICCAPS.

Aliás, afirmou, numa indústria como a do calçado, que coloca no exterior mais de 95% da sua produção, equivalente a 1.700 milhões de euros, a promoção comercial externa é, necessariamente, assumida como “a primeira das prioridades”.

Por esse motivo, destaca a APICCAPS, estão previstas este ano ações comerciais em 16 mercados distintos, numa “verdadeira volta ao mundo em menos de 365 dias” acompanhada pela campanha de imagem com o ‘slogan’ “The Sexiest Industry In Europe”, que pretende reposicionar a oferta portuguesa a nível mundial.

Constituída por 1.696 empresas, a fileira portuguesa do calçado é responsável por 41.295 postos de trabalho, sendo o calçado o setor com maior relevância, com 1.354 empresas e 35.355 colaboradores, seguido dos componentes (245 empresas e 4.919 trabalhadores) e artigos de pele (97 empresas e 1.021 trabalhadores).

Com clientes em 132 países, nos cinco continentes, e as exportações a aumentarem 34% nos últimos cinco anos, o setor português de calçado assegura o maior contributo para a balança comercial portuguesa, na ordem dos 1,3 mil milhões de euros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PJ investiga ameaças a 3 deputadas, à SOS Racismo e aos familiares. “Têm 48 horas para sair de Portugal”

A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez pessoas em que é dado um prazo de 24 horas para que as mesmas abandonem "território nacional" em 48 horas e …

Área Metropolitana de Lisboa em contingência até ao fim de agosto

O Governo vai manter a Área Metropolitana de Lisboa (AML) em situação de contingência até ao final de agosto, apurou o jornal Observador junto do Executivo socialista liderado por António Costa. De acordo com o …

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse …

Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no …

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …