“É uma calamidade”. Batata está a metade do preço, mas não se vende

20

“Andamos meio ano a produzir para perdermos dinheiro”. É com este desabafo que os produtores de batata nacionais já falam em estado de “calamidade”, lamentando que, apesar da queda abrupta dos preços, não conseguem escoar as colheitas.

Os produtores de batata nacionais também estão a ser fortemente prejudicados pela pandemia de covid-19. Tudo porque os constrangimentos relacionados com a infeção levaram a uma diminuição do consumo e a um travão nas exportações.

“A pandemia afectou muito a restauração e a hotelaria e também desorganizou a exportação para a Europa, que está parada”, lamenta ao Correio da Manhã (CM) o técnico da organização de produtores Hortapronta, Humberto Bizarro.

Os produtores estão, assim, a ter dificuldades no escoamento de batata. Além disso, os preços estão muito baixos.

“É uma calamidade, andamos meio ano a produzir para perdermos dinheiro“, queixa-se ao CM o produtor Joaquim Maria, frisando que o preço por quilo “não vai além de dez a doze cêntimos” quando devia estar “acima de vinte cêntimos, para deixar alguma margem” para os “pequenos agricultores”. “Também precisamos de comer e não só”, refere o produtor.

O presidente da Porbatata – Associação da Batata de Portugal, Sérgio Ferreira, constata no mesmo jornal que a batata nacional “é muita e de qualidade”.

Sérgio Ferreira apela ao consumo, frisando que a batata “é uma excelente fonte de nutrientes” e “muito saudável”, além de oferecer muita versatilidade na hora de ser “cozinhada”.

Espera-se que Portugal produza 450 mil toneladas de batata neste ano.

ZAP //

20 Comments

  1. É uma vergonha! A boa batata nos supermercados e hipermercados está a mais de 1€ e os agricultores vendem-na a 12 cêntimos? Quem é que pelo meio enriquece com este roubo? A usura é um crime; e comprar a doze e vender a cem ou mais cêntimos é usura. Quem fiscaliza e penaliza este crime? O Ministério Público está a investigar? Eu não sei a que agricultor me dirigir, morando como moro na região de Guimarães, porque se soubesse comprava mil quilos de batata media e pequena, desde que fosse boa, e pagava a 50 cêntimos.

  2. Há coisas que não se entendem.
    Os produtores portugueses não vendem a batata que produzem na sua Terra, mas não falta batata espanhola e sobretudo francesa à venda por aí. Porquê?
    Porque a generalidade dos consumidores não se preocupa com a origem dos produtos que consome, não se questionando se o que é importado se justifica, nem se importando que o custo das importações pese negativamente na economia nacional, nem ligando ao facto de as mais valias do que se vende nas grandes superfícies irem para fora do País, empobrecendo-o.
    Mas queixa-se por o País não sair da cepa torta!

  3. Gostava de saber onde está a metade do preço, ou até mais barata, nem se quer se encontra batata da nossa, nem batata Nem NADA de produção nacional, os nossos Agricultores é só para sacar Subsídios, depois temos de comprar tudo importado.

  4. Não parece porque não convém, é mais o mesmo, caça aos Dinheiros dos contribuintes, quando o produto nunca chega ao consumidor Português.

  5. Alguém vende batatas na zona de Vila Franca de Xira?, quero começar a comprar a quem produz, já que vou gastar o dinheiro compro o que é nacional.

  6. Baratas? Onde? só se for a sair diretamente do produtor agora indo buscar aos chulos dos Hipers e Supers não se vê nada barato, pelo contrario.

  7. Não sei como é que os agricultores franceses e espanhóis podem vender batata mais barata do que a nacional se o nível de vida deles é muito superior ao nosso?É a brutal diferença nos subsídios atribuídos aos diferentes países na agricultura pela PAC(Política Agrícola Comum) que nos obriga a fazer estas interessantes trocas: batata para lá,batata para cá, laranja para lá, laranja para cá! Mas porquê se os nossos produtos têm muito mais qualidade? Pois é mas, contudo, muitos deles acabam deteriorados porque nós, quando compramos, não exigimos o que é nosso!! E porque os nossos políticos não tratam de pôr estes intermediários na ordem! Por isso durante a pandemia surgiram algumas cooperativas, de venda directa ao público on line, algumas delas com excelentes resultados. Os hipermercados beneficiaram de lay-off e outras mordomias para continuarem a vender o que vem dos países onde pagam impostos, onde se encontram sediados!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.