/

A famosa caixa de cartão para bebés da Finlândia vai mudar de nome

(dr) Kela

A caixa de cartão para os bebés Finlandeses

Entregue gratuitamente pelo governo a todas as famílias de recém-nascidos, a caixa de cartão recheada de produtos para bebés tornou-se um símbolo da igualdade na Finlândia e foi copiada em diversas partes do mundo.

A caixa, que é parte de uma política social que completa 80 anos no país nórdico, contém produtos usados nos primeiros meses dos bebés – roupas, fraldas, itens de higiene, livros e até brinquedos para morder. A caixa, que vem com um pequeno colchão, serve também como berço.

Por esse motivo, a agência estatal Kela, responsável pela distribuição das caixas, decidiu lançar um desafio aos finlandeses.

Devemos mudar o nome da caixa, conhecida como Kit de Maternidade“, questionou Kela no seu site. “Será que esse nome discrimina os pais? Ou é um nome tão bom que não devemos substituí-lo?”, acrescenta.

Enquanto a agência pediu ao público sugestões de nomes alternativos para a caixa, o assunto gerou um acalorado debate nas redes sociais.

Na página de Facebook do jornal Ilta-Sanomat, alguns leitores afirmam que mudar o nome seria “um desperdício de tempo e dinheiro”. Outros, porém, sugerem mudanças para nomes como “kit de bebé“, “kit de família” e até “kit de consequências pós-sexo”.

(dr) Milla Kontkanen

Bebé finlandês dentro da famosa caixa de cartão

Caixa ou dinheiro

As mães finlandesas podem escolher entre receber a caixa ou uma quantia em dinheiro, equivalente a cerca de 150 euros. Mas mais de 90% das mulheres optam pela caixa. A tradição começou em 1938 para beneficiar as famílias sem grandes recursos financeiros e generalizou-se em 1949.

A caixa teve um papel importante na redução da mortalidade infantil e no bem-estar dos bebés finlandeses, segundo observadores.

A razão principal para estas melhorias prende-se pelo facto de , inicialmente, a caixa ser apenas entregue às mães depois de uma visita médica, o que terá ajudado no crescimento do número de mães que acederam ao sistema de saúde finlandês nas décadas de 1930 e 40.

A ministra de Família da Finlândia, Annika Saarikko, disse ao Ilta-Sanomat que a ideia de mudar o nome da caixa surgiu ao debater-se um aumento de verbas para a iniciativa. “Uma mudança de nome certamente agradaria muitos pais”, afirmou a ministra.

Saarikko afirmou que a tónica da mudança no nome será colocado, não necessariamente na igualdade de género, mas sim na família. “Todos sentem alegria ao receber a caixa, inclusive o pai. Por isso pensamos na mudança de nome”.

Contudo, as declarações de Saarikko geraram polémica, num país em que muitas das crianças não nascem dentro da tradicional ideia de família.

O que quer dizer com kit da família?“, disse um usuário num comentário. “Nem todas as mães têm uma família antes de o bebé nascer”.

ZAP // Ciberia / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.