Caiu para metade número de preservativos distribuídos

SWAT Team, anúncio Advico / Young & Rubicam, Suíça

SWAT Team, anúncio Advico / Young & Rubicam, Suíça

O número de preservativos distribuídos gratuitamente em Portugal caiu para menos de metade no ano passado, uma situação que se encontra a ser corrigida este ano, segundo dados de um relatório da Direção-geral da Saúde (DGS).

O documento “Infeção VIH/Sida em números 2013”, da Direção-Geral da Saúde (DGS) mostra uma acentuada diminuição dos preservativos distribuídos de forma gratuita entre 2011 e 2012.

Em 2011 foram distribuídos cerca de 5,4 milhões de preservativos masculinos, enquanto no ano passado esse número caiu para 2,4 milhões.

Também nos preservativos femininos (um valor mais residual) se fez sentir esta quebra, passando de 344 mil unidades para 53 mil em 2012.

Mas o próprio documento refere que este decréscimo é “uma situação pontual”, devido a uma transição de serviços da administração pública, e que se encontra já a ser corrigida este ano.

Num comentário a esta redução, Leal da Costa, secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde considerou que os programas de distribuição de preservativos não foram dando os resultados que se desejaria, adiantando que se passou a ser mais seletivo nos locais onde se faz essa distribuição.

Leal da Costa lembrou ainda que nos anos em que foram distribuídos mais preservativos não se assistiu a uma diminuição do peso do parâmetro da transmissão do VIH por via das relações sexuais.

“Temos a sensação de que não chega distribuir preservativos. É necessário incentivar ao seu uso”, disse Leal da Costa aos jornalistas, durante a apresentação do documento da DGS.

O relatório aponta precisamente para uma necessidade de reforçar a estratégia de promoção do uso do preservativo e adaptá-la a novos contextos.

Baseado no estudo “Atitudes e Comportamentos da População Portuguesa face ao VIH”, dirigido a pessoas entre os 15 e os 64 anos, o relatório mostra que a percentagem de portugueses que dizem usar preservativo em relações sexuais ocasionais diminuiu nos últimos anos.

O estudo indica que 8,7% dos inquiridos diziam, no ano passado, nunca usar preservativo nas relações ocasionais, como durante as férias, percentagem que duplicou em relação a 2010.

Já os inquiridos que afirmavam usar sempre o preservativo no sexo ocasional diminuiu, passando de 84,4% em 2010 para 71,4% em 2012.

Juntando os que afirmam nunca usar preservativo aos que indicam a ele recorrer apenas às vezes, percebe-se que quase um em cada três inquiridos nem sempre recorre a esta proteção para as doenças sexualmente transmissíveis.

Alargando o panorama além das relações ocasionais, o inquérito mostra que são 42,9% os inquiridos que nunca usam preservativo e menos de 20% afirma usá-lo sempre.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião. A noite de …

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …

Homem detido por suspeitas de envolvimento na morte de Emiliano Sala

Um homem de 64 anos, de North Yorkshire, no Reino Unido, foi detido esta quarta-feira por alegado envolvimento na morte do futebolista Emiliano Sala. A polícia de Dorset anunciou, esta tarde, a detenção de um homem …

População mundial pode atingir os 10 mil milhões em 2050

A população mundial está a ficar mais velha e a crescer a um ritmo mais lento, mas espera-se que suba dos atuais 7,7 mil milhões para 9,7 mil milhões em 2050, segundo o novo …