/

Os cães deixados sozinhos em casa ficam mesmo em sofrimento

7

Tem um cão que parece sofrer sempre que fica sozinho em casa? Pois isso é porque ele sofre mesmo.

Segundo um estudo da equipa de comportamento canino do abrigo para cães e gatos Battersea Dogs & Cats Home, no Reino Unido, os cães que ficam sozinhos em casa ficam realmente em sofrimento, com batimento cardíaco e respiração acelerados e uma grande libertação de hormonas associadas ao stress, como o cortisol.

“O período mais stressante para a maioria dos cachorros é a primeira meia hora sem os donos. Porém, em alguns cães este elevado nível de ansiedade pode durar todo o tempo  em que estão sozinhos”, explicam os especialistas.

Os sinais mais comuns de sofrimento com o isolamento são vocalizações de protesto e comportamento destrutivo. Outros sinais mais discretos são andar sem parar num corredor ou junto a uma parede, por exemplo, ou salivar excessivamente. Alguns cães urinam no chão como forma de tentar aliviar o stress.

“Os cães são animais sociais, pelo que é difícil ter a certeza do que estão a pensar quando são deixados sozinhos”, acrescentam os especialistas. “Não sabemos se eles pensam que foram abandonados para sempre, ou se apenas são incrivelmente carentes. Também é possível que alguns não estejam com medo, mas sim muito entediados”.

Tal como os seres humanos, alguns cães lidam melhor com o stress, enquanto outros não conseguem gerir o problema. Segundo a ONG britânica Blue Cross, alguns cães chegam mesmo a desenvolver síndromas de ansiedade por separação ou depressão.

O que fazer?

Segundo os especialistas do abrigo de cães, a melhor altura para ensinar o seu cão que ficar sozinho não o fim do mundo é quando eles são filhotes.

“Durante o período crítico de socialização dos filhotes, por volta da décima quarta semana de vida, todos os cães conseguem aprender que não há problema em ficar sozinho”, diz um dos especialistas de comportamento canino do Battersea Dogs & Cats Home.

Arranjar um companheiro canino para o seu cão pode ajudá-lo ou atrapalhá-lo. É possível que um cão mais calmo ajude a acalmar o cão que fica stressado, mas também é possível que o inverso aconteça.

O melhor a fazer é aumentar o tempo em que os filhotes ficam sozinhos, para que se habitem gradualmente a ficar sozinhos. Uma técnica interessante é, na altura de sair, deixar uma caixa com brinquedos, petiscos e objectos que podem ser destruídos, como rolos vazios de papel higiénico.

Nos primeiros exercícios, não é recomendado deixar o filhote sozinho por mais de vinte minutos. Deve então sair de casa de modo confiante, sem ficar a olhar para trás ou interagir com o cachorro.

E ao voltar a casa, o dono deve recolher a caixa e todos os seus objectos, para que o cão veja que aquela caixa de felicidade só está disponível quando o dono estiver fora de casa.

Siga o ZAP no Whatsapp

7 Comments

  1. Muito pior ficam as criancinhas orfãs, etc. Infelizmente vejo muito mais preocupação (???!!!) com os animais, do que com a crianças vítimas de uma sociedade doentia. Curiosamente, as pessoas (???!!!) que tanto se preocupam com os cães, gatos, etc. não se preocupam nada coms os animais de outras espécies e até se alimentam regularmente com os seus cadáveres !

    Sou contra os maus tratos aos animais, mas sou muito mais contra os amus tratos aos seres humanos.

    • importa-se de me explicar qual é o seu problema em alguém dar um notícia sobre o sofrimento de um animal , que nós escolhemos , e não o contrário, ficar com ele e formas de o evitar?
      O que é que isso tem a ver com as criancinhas ? Serão os cães e outros animais de estimação culpados do abandono das crianças ?
      Pessoas como o sr. devem ter um problema mental , que talvez um veterinário pudesse curar,

  2. Mas felizmente a maior parte das pessoas consegue preocupar -se por várias causas ao mesmo tempo e até arranjar tempo para marcar a diferença na vida de animais, crianças e idosos sem o fazer em detrimento de outras causas. Mas isto é apenas uma capacidade de gente imteligente. Os outros acham que preocupar -se com animais significa não se preocupar com mais nada… Enfim!

  3. Coitadinhos!!!
    Enfim!..Com este fundamentalismo, ainda vamos ver “cresces” e “tempos livres” para cães e gatos, pagas pelo estado…

  4. Leio este artigo como uma chamada de atenção para as pessoas que sendo muito amigas dos animais e gostando muito dos seus cachorros, talvez ainda não se tenham dado conta de que os fazem sofrer muito nas suas ausências, o que é inevitável, quando se tem cão em casa e se tem uma vida profissional intensa ….

  5. Quem fica em sofrimento são os vizinhos… Sim, as pessoas dizem-se muito amigas dos animais e por isso fazem questão de ter um cãozinho em casa para fazer companhia… aos vizinhos! Anormais irresponsáveis e incivilizados, esta gente devia era ir morar lá para trás dos calhaus.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.