/

Alguns cães conseguem aprender palavras novas após ouvi-las quatro vezes

Um novo estudo sugere que alguns cães muito talentosos conseguem aprender novas palavras depois de as terem ouvido apenas quatro vezes.

De acordo com o canal televisivo CNN, investigadores da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, observaram dois desses cães talentosos – um Border Collie chamado Whisky e um Yorkshire Terrier chamado Vicky Nina – e testaram a sua capacidade de aprender uma nova palavra depois de a ouvir apenas quatro vezes.

“Queríamos saber em que condições estes cães conseguem aprender palavras novas. Para testar isso, expusemos o Whisky e o Vicky Nina às novas palavras em duas condições diferentes”, explica Claudia Fugazza, investigadora do departamento de Etologia da universidade húngara e uma das autoras do estudo publicado, a 26 de janeiro, na revista científica Scientific Reports.

Num cenário tratou-se de uma tarefa baseada em exclusão e no outro os animais estavam dentro de um contexto social lúdico com os seus donos. Nos dois casos, os cães só ouviram a palavra (relativa a um novo brinquedo) apenas quatro vezes.

Com sete brinquedos conhecidos e um novo, os cães puderam selecionar o novo brinquedo ao receber um novo nome. Os investigadores dizem que isso prova que os cães podem escolher por exclusão, ou seja, quando confrontados com uma nova palavra, estes selecionaram e recuperaram o único brinquedo que não tinha um nome conhecido.

No entanto, quando a equipa apresentou dois brinquedos recém-nomeados e lhes pediu que recuperassem um, os animais falharam no teste. Os cientistas também notaram que ambos foram capazes de identificar e recuperar brinquedos recém-nomeados depois de ouvirem a palavra, apenas quatro vezes, pela voz dos seus donos durante a brincadeira.

“Esta aprendizagem rápida parece ser semelhante à forma como as crianças adquirem o seu vocabulário por volta dos 2-3 anos de idade”, disse Adam Miklósi, chefe do departamento de Etologia e co-autor do estudo.

Os cientistas também descobriram que o Whisky e o Vicky Nina se esqueceram dos nomes dos brinquedos rapidamente, pouco mais de uma hora depois de os terem aprendido.

Porém, nem todos os cães mostraram esta aptidão. Num teste com outros 20 animais, os investigadores perceberam que nenhum foi capaz de aprender os nomes dos novos brinquedos. A equipa concluiu assim que, sem treino, a capacidade de aprender palavras rapidamente é muito rara e só está presente em alguns cães sobredotados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.