O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos.

Os fios de cabelo são compostos por aminoácidos que provêm dos alimentos, e deixam uma impressão muito clara do tipo de dieta que seguimos.

Uma equipa de cientistas da Universidade do Utah, nos Estados Unidos, analisou amostras de cabelo de centenas de voluntários para investigar a dieta de cada um e descobriu pequenas variações entre elas que pareciam ser influenciadas pela sua situação económica.

No artigo científico, publicado no dia 3 de agosto na Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas escreveram que os voluntários provenientes de áreas com um nível socioeconómico mais baixo apresentam proporções mais altas de proteínas de animais alimentados com milho.

Os alimentos têm proporções diferentes de isótopos estáveis, átomos do mesmo elemento com pesos ligeiramente diferentes. Quando consumimos os alimentos, eles decompõe-se em aminoácidos, e os isótopos, como o de carbono e nitrogénio, atingem todas as partes do corpo, incluindo os fios de cabelos.

A análise levada a cabo pela equipa da universidade norte-americana mostrou variações nas proporções de isótopos capilares, local e nacionalmente. Os valores dos isótopos de carbono foram, de acordo com o Phys, correlacionados com o custo de vida nos códigos postais analisados.

As amostras recolhidas em Valle de Salt Lake permitiram examinar com maior detalhe os fatores por trás destas variações: segundo os autores, os isótopos de carbono no cabelo estão diretamente correlacionados com o preço do corte de cabelo no local da amostra. “Nunca imaginámos que seria possível estimar o custo médio de um corte de cabelo, conhecendo os valores dos isótopos de carbono.”

A análise revelou que as assinaturas de isótopos semelhantes ao milho predominavam em áreas de menor nível socioeconómico. Os investigadores também calcularam tendências no Índice de Massa Corporal (IMC) para determinados códigos postais e descobriram que as razões isotópicas também se correlacionavam com as taxas de obesidade.

No futuro, este método poderia ser usado para avaliar a dieta de uma comunidade e o seu impacto sobre a saúde, por forma a obter dados mais precisos. Além disso, pode ser útil em estudos voltados para a compreensão das opções alimentares entre diferentes faixas etárias e diferentes grupos socioeconómicos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E eu que desconhecia tal inteligência a deixá-los caídos por terra no salão da cabeleireira, que desperdício! Pior ainda, se forem calhandreiros ainda vão contar a minha vida à cabeleireira! Para a próxima levo um saco e hão de vir comigo todos para casa.

RESPONDER

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …