O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos.

Os fios de cabelo são compostos por aminoácidos que provêm dos alimentos, e deixam uma impressão muito clara do tipo de dieta que seguimos.

Uma equipa de cientistas da Universidade do Utah, nos Estados Unidos, analisou amostras de cabelo de centenas de voluntários para investigar a dieta de cada um e descobriu pequenas variações entre elas que pareciam ser influenciadas pela sua situação económica.

No artigo científico, publicado no dia 3 de agosto na Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas escreveram que os voluntários provenientes de áreas com um nível socioeconómico mais baixo apresentam proporções mais altas de proteínas de animais alimentados com milho.

Os alimentos têm proporções diferentes de isótopos estáveis, átomos do mesmo elemento com pesos ligeiramente diferentes. Quando consumimos os alimentos, eles decompõe-se em aminoácidos, e os isótopos, como o de carbono e nitrogénio, atingem todas as partes do corpo, incluindo os fios de cabelos.

A análise levada a cabo pela equipa da universidade norte-americana mostrou variações nas proporções de isótopos capilares, local e nacionalmente. Os valores dos isótopos de carbono foram, de acordo com o Phys, correlacionados com o custo de vida nos códigos postais analisados.

As amostras recolhidas em Valle de Salt Lake permitiram examinar com maior detalhe os fatores por trás destas variações: segundo os autores, os isótopos de carbono no cabelo estão diretamente correlacionados com o preço do corte de cabelo no local da amostra. “Nunca imaginámos que seria possível estimar o custo médio de um corte de cabelo, conhecendo os valores dos isótopos de carbono.”

A análise revelou que as assinaturas de isótopos semelhantes ao milho predominavam em áreas de menor nível socioeconómico. Os investigadores também calcularam tendências no Índice de Massa Corporal (IMC) para determinados códigos postais e descobriram que as razões isotópicas também se correlacionavam com as taxas de obesidade.

No futuro, este método poderia ser usado para avaliar a dieta de uma comunidade e o seu impacto sobre a saúde, por forma a obter dados mais precisos. Além disso, pode ser útil em estudos voltados para a compreensão das opções alimentares entre diferentes faixas etárias e diferentes grupos socioeconómicos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E eu que desconhecia tal inteligência a deixá-los caídos por terra no salão da cabeleireira, que desperdício! Pior ainda, se forem calhandreiros ainda vão contar a minha vida à cabeleireira! Para a próxima levo um saco e hão de vir comigo todos para casa.

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …