Cabeleireiro pessoal de Hollande ganha mais que Marcelo

partisocialiste / Flickr

O presidente da França, François Hollande

O presidente francês tem um cabeleireiro em permanência no Eliseu que ganha mais do que o presidente português, com um salário mensal de 9.895 euros brutos. Uma situação que está a causar revolta em França e muita sátira pelas redes sociais.

O cabeleireiro de François Hollande tem um salário de ministro, apontam alguns franceses, realçando que o profissional afecto ao staff presidencial, desde Maio de 2012, ganha apenas menos cinco mil euros do que o próprio presidente.

O profissional que penteia Hollande ganha 9.895 euros de salário bruto mensal, ou seja, quase mais 3.400 euros do que Marcelo Rebelo de Sousa, o chefe de Estado português.

O salário do cabeleireiro foi revelado inicialmente pelo jornal satírico Le Canard Enchainé e foi entretanto confirmado pelo porta-voz do governo e ministro da Agricultura, Stéphane Le Foll, que evitou, contudo, pronunciar o elevado montante, nota o Le Parisien.

Le Foll acrescenta que Hollande conseguiu proceder a uma “redução importante do orçamento” da Presidência, sublinhando que os seus antecessores recorriam a cabeleireiros externos, o que também tinha custos.

“Ele está à disposição do presidente, ele penteia. Vocês podem rir e dizer que ele faria melhor em ocupar-se de Stéphane Le Foll. Um presidente não pode ser como um porta-voz com os cabelos numa batalha”, disse aos jornalistas, com bom humor.

“Este cabeleireiro abandonou o seu salão, está lá 24 horas sobre 24“, acrescentou ainda.

Até faltou ao nascimento dos filhos

O Le Canard Enchainé cita o advogado do cabeleireiro a dizer que ele teve mesmo que “faltar ao nascimento dos filhos” porque segue o presidente para todo o lado, tendo que estar sempre disponível para o pentear, nomeadamente quando tem aparições públicas.

O jornal satírico publicou o contrato do cabeleireiro, assinado a 16 de Maio de 2012, com a então directora do Gabinete do Eliseu, Sylvie Hubac.

No documento, o profissional é referido como “o cabeleireiro pessoal do chefe de Estado”, salientando-se que o contrato dura até ao fim do mandato presidencial.

Além do salário generoso, o contrato ainda prevê “eventuais indemnizações de residência” e outras “vantagens familiares”.

Regalias que estão a revoltar os franceses, nomeadamente da associação que representa os cabeleireiros, na qual Richard Roze fala de um caso “indecente”, cita o Le Figaro.

Os cabeleireiros mais bem pagos em França, os que alcançam o topo da carreira, recebem, segundo o jornal, à roda de 2.800 euros brutos mensais.

#CoiffeurGate tomou conta do Twitter

Nas redes sociais já se fala no “CoiffeurGate” (coiffeur é cabeleireiro em francês) e há quem vá dizendo que este é “o maior orçamento de beleza da história para uma cara feia”, entre muitas referências à tintura do cabelo de Hollande.

Outros notam que o presidente francês é um “típico socialista” que é “anti-austeridade, mas pró-penteado”.

Também há quem frise que os reformados com pensão mínima e os desempregados “vão apreciar” a notícia, enquanto outros mandam calar os críticos, notando que devem pensar nos impostos que “o pobre homem deve pagar”.

“Os nossos impostos dilapidados ao vento”, aponta outra francesa que usa o Twitter a par de uma foto de Hollande com os cabelos em pé, enquanto outra utilizadora pergunta “o que é que ele corta” se o presidente tem “três pêlos na cabeça”.

https://twitter.com/Benficalex95/status/753237378223968256

https://twitter.com/Henridejoux/status/752950217066950656

SV, ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Não sei quanto o alfaiate da Maria Silva levava ao fim do mês mas pelo menos levou medalha da múmia, foi de comendador?

  2. Mais um titulo de “qualidade”…
    Duvido que eles (na França), façam referencia a salário do nosso PRP (Marcelo)…

RESPONDER

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …

Câmara dos Comuns aprova acordo do Brexit (mas rejeita calendário apertado)

A Câmara dos Comuns aprovou esta terça-feira a primeira votação do acordo para o Brexit. No entanto, a calendarização da saída foi rejeitada numa segunda votação, deixando um impasse na data para o Brexit. Pela primeira …