Cabeleireiro pessoal de Hollande ganha mais que Marcelo

partisocialiste / Flickr

O presidente da França, François Hollande

O presidente francês tem um cabeleireiro em permanência no Eliseu que ganha mais do que o presidente português, com um salário mensal de 9.895 euros brutos. Uma situação que está a causar revolta em França e muita sátira pelas redes sociais.

O cabeleireiro de François Hollande tem um salário de ministro, apontam alguns franceses, realçando que o profissional afecto ao staff presidencial, desde Maio de 2012, ganha apenas menos cinco mil euros do que o próprio presidente.

O profissional que penteia Hollande ganha 9.895 euros de salário bruto mensal, ou seja, quase mais 3.400 euros do que Marcelo Rebelo de Sousa, o chefe de Estado português.

O salário do cabeleireiro foi revelado inicialmente pelo jornal satírico Le Canard Enchainé e foi entretanto confirmado pelo porta-voz do governo e ministro da Agricultura, Stéphane Le Foll, que evitou, contudo, pronunciar o elevado montante, nota o Le Parisien.

Le Foll acrescenta que Hollande conseguiu proceder a uma “redução importante do orçamento” da Presidência, sublinhando que os seus antecessores recorriam a cabeleireiros externos, o que também tinha custos.

“Ele está à disposição do presidente, ele penteia. Vocês podem rir e dizer que ele faria melhor em ocupar-se de Stéphane Le Foll. Um presidente não pode ser como um porta-voz com os cabelos numa batalha”, disse aos jornalistas, com bom humor.

“Este cabeleireiro abandonou o seu salão, está lá 24 horas sobre 24“, acrescentou ainda.

Até faltou ao nascimento dos filhos

O Le Canard Enchainé cita o advogado do cabeleireiro a dizer que ele teve mesmo que “faltar ao nascimento dos filhos” porque segue o presidente para todo o lado, tendo que estar sempre disponível para o pentear, nomeadamente quando tem aparições públicas.

O jornal satírico publicou o contrato do cabeleireiro, assinado a 16 de Maio de 2012, com a então directora do Gabinete do Eliseu, Sylvie Hubac.

No documento, o profissional é referido como “o cabeleireiro pessoal do chefe de Estado”, salientando-se que o contrato dura até ao fim do mandato presidencial.

Além do salário generoso, o contrato ainda prevê “eventuais indemnizações de residência” e outras “vantagens familiares”.

Regalias que estão a revoltar os franceses, nomeadamente da associação que representa os cabeleireiros, na qual Richard Roze fala de um caso “indecente”, cita o Le Figaro.

Os cabeleireiros mais bem pagos em França, os que alcançam o topo da carreira, recebem, segundo o jornal, à roda de 2.800 euros brutos mensais.

#CoiffeurGate tomou conta do Twitter

Nas redes sociais já se fala no “CoiffeurGate” (coiffeur é cabeleireiro em francês) e há quem vá dizendo que este é “o maior orçamento de beleza da história para uma cara feia”, entre muitas referências à tintura do cabelo de Hollande.

Outros notam que o presidente francês é um “típico socialista” que é “anti-austeridade, mas pró-penteado”.

Também há quem frise que os reformados com pensão mínima e os desempregados “vão apreciar” a notícia, enquanto outros mandam calar os críticos, notando que devem pensar nos impostos que “o pobre homem deve pagar”.

“Os nossos impostos dilapidados ao vento”, aponta outra francesa que usa o Twitter a par de uma foto de Hollande com os cabelos em pé, enquanto outra utilizadora pergunta “o que é que ele corta” se o presidente tem “três pêlos na cabeça”.

https://twitter.com/Benficalex95/status/753237378223968256

https://twitter.com/Henridejoux/status/752950217066950656

SV, ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Não sei quanto o alfaiate da Maria Silva levava ao fim do mês mas pelo menos levou medalha da múmia, foi de comendador?

  2. Mais um titulo de “qualidade”…
    Duvido que eles (na França), façam referencia a salário do nosso PRP (Marcelo)…

RESPONDER

"Pé de guerra". Quatro ministros exigem mais verbas a Centeno

Há quatro ministros em "pé de guerra" com Mário Centeno, exigindo ao responsável pela pastas das Finanças mais verbas no Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) para os ministérios que tutelam, escreve o Correio da …

Trump formalmente acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso

Ao fim de vários audições, a Câmara dos Representantes decidiu formalmente acusar Donald Trump de abuso de poder e obstrução ao Congresso. O presidente norte-americano, Donald Trump, vai ser formalmente acusado de abuso de poder e …

EDP: Variar IVA em função do consumo de energia é "justo" e "lógico"

O presidente executivo da EDP, António Mexia, considerou esta terça-feira em Madrid "lógica" e "socialmente mais justa" a intenção do Governo de permitir a variação da taxa de IVA sobre a energia em função dos …

Protestos prosseguem em França na véspera da apresentação da reforma do sistema de pensões

Ao sexto dia consecutivo de greve geral em França, centenas de milhares de pessoas voltaram hoje a protestar nas ruas contra a revisão do sistema de pensões, com o Governo e os sindicatos a anunciaram …

Após o ataque a Alcochete, Bruno Fernandes ficou "mais nervoso" e com "mais ansiedade"

O futebolista disse, esta terça-feira, ter ficado "mais nervoso" e com "mais ansiedade" depois do ataque à academia do Sporting, no qual viu agressões a Rui Patrício, William Carvalho, Acuña e Bataglia. Bruno Fernandes foi ouvido, …

"Abusei da amizade". Santos Silva confessa que pediu ajuda a Sócrates num concurso público

O empresário Carlos Santos Silva confessou no primeiro dia de interrogatório com Ivo Rosa que chegou a sugerir ao antigo primeiro-ministro José Sócrates que o ajudasse num concurso público em que o Grupo Lena participou. De …

O Nepal proibiu, mas mulheres continuam a ser forçadas a dormir em "cabanas menstruais"

"Chaupadi" é uma tradição hindu, característica do Nepal, que força as mulheres a dormirem num abrigo quando estão menstruadas por serem consideradas impuras. Segundo o IFLScience, uma nova investigação mostra que 77% das raparigas que vivem …

O golo "doloroso" de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história …

Almeida Henriques suspeito de receber avença enquanto esteve no Governo por favores a empresário

Almeida Henriques, antigo secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho, e atual presidente da Câmara de Viseu, é suspeito de ter recebido dinheiro por favores ao empresário Agostinho …

Costa responde a Ventura: Programa do Governo não muda "semana sim semana não"

Recorrendo à ironia, o primeiro-ministro, António Costa, respondeu esta terça-feira ao deputado único do Chega, afirmando que o programa do Governo não muda "semana sim, semana não" consoante as críticas. No debate quinzenal na Assembleia da …