Cabeleireiro pessoal de Hollande ganha mais que Marcelo

partisocialiste / Flickr

O presidente da França, François Hollande

O presidente francês tem um cabeleireiro em permanência no Eliseu que ganha mais do que o presidente português, com um salário mensal de 9.895 euros brutos. Uma situação que está a causar revolta em França e muita sátira pelas redes sociais.

O cabeleireiro de François Hollande tem um salário de ministro, apontam alguns franceses, realçando que o profissional afecto ao staff presidencial, desde Maio de 2012, ganha apenas menos cinco mil euros do que o próprio presidente.

O profissional que penteia Hollande ganha 9.895 euros de salário bruto mensal, ou seja, quase mais 3.400 euros do que Marcelo Rebelo de Sousa, o chefe de Estado português.

O salário do cabeleireiro foi revelado inicialmente pelo jornal satírico Le Canard Enchainé e foi entretanto confirmado pelo porta-voz do governo e ministro da Agricultura, Stéphane Le Foll, que evitou, contudo, pronunciar o elevado montante, nota o Le Parisien.

Le Foll acrescenta que Hollande conseguiu proceder a uma “redução importante do orçamento” da Presidência, sublinhando que os seus antecessores recorriam a cabeleireiros externos, o que também tinha custos.

“Ele está à disposição do presidente, ele penteia. Vocês podem rir e dizer que ele faria melhor em ocupar-se de Stéphane Le Foll. Um presidente não pode ser como um porta-voz com os cabelos numa batalha”, disse aos jornalistas, com bom humor.

“Este cabeleireiro abandonou o seu salão, está lá 24 horas sobre 24“, acrescentou ainda.

Até faltou ao nascimento dos filhos

O Le Canard Enchainé cita o advogado do cabeleireiro a dizer que ele teve mesmo que “faltar ao nascimento dos filhos” porque segue o presidente para todo o lado, tendo que estar sempre disponível para o pentear, nomeadamente quando tem aparições públicas.

O jornal satírico publicou o contrato do cabeleireiro, assinado a 16 de Maio de 2012, com a então directora do Gabinete do Eliseu, Sylvie Hubac.

No documento, o profissional é referido como “o cabeleireiro pessoal do chefe de Estado”, salientando-se que o contrato dura até ao fim do mandato presidencial.

Além do salário generoso, o contrato ainda prevê “eventuais indemnizações de residência” e outras “vantagens familiares”.

Regalias que estão a revoltar os franceses, nomeadamente da associação que representa os cabeleireiros, na qual Richard Roze fala de um caso “indecente”, cita o Le Figaro.

Os cabeleireiros mais bem pagos em França, os que alcançam o topo da carreira, recebem, segundo o jornal, à roda de 2.800 euros brutos mensais.

#CoiffeurGate tomou conta do Twitter

Nas redes sociais já se fala no “CoiffeurGate” (coiffeur é cabeleireiro em francês) e há quem vá dizendo que este é “o maior orçamento de beleza da história para uma cara feia”, entre muitas referências à tintura do cabelo de Hollande.

Outros notam que o presidente francês é um “típico socialista” que é “anti-austeridade, mas pró-penteado”.

Também há quem frise que os reformados com pensão mínima e os desempregados “vão apreciar” a notícia, enquanto outros mandam calar os críticos, notando que devem pensar nos impostos que “o pobre homem deve pagar”.

“Os nossos impostos dilapidados ao vento”, aponta outra francesa que usa o Twitter a par de uma foto de Hollande com os cabelos em pé, enquanto outra utilizadora pergunta “o que é que ele corta” se o presidente tem “três pêlos na cabeça”.

https://twitter.com/Benficalex95/status/753237378223968256

https://twitter.com/Henridejoux/status/752950217066950656

SV, ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Não sei quanto o alfaiate da Maria Silva levava ao fim do mês mas pelo menos levou medalha da múmia, foi de comendador?

  2. Mais um titulo de “qualidade”…
    Duvido que eles (na França), façam referencia a salário do nosso PRP (Marcelo)…

RESPONDER

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …