Cabeça encontrada em floresta do Illinois põe fim a mistério de crime com 30 anos

Jefferson County Sheriff

O esboço e uma fotografia de Susan Lund.

Uma cabeça decapitada encontrada numa floresta de Illinois, nos Estados Unidos, foi identificada como pertencendo a Susan Lund, uma mulher desaparecida há quase 30 anos.

Na véspera de Natal de 1992, Susan saiu da sua casa em Clarksville, Tennessee, para ir à mercearia e nunca mais foi vista. A cabeça foi encontrada apenas um mês depois, mas, na altura, as autoridades não sabiam a quem pertencia, já que foi encontrada a mais de 600 quilómetros da sua residência.

As autoridades de Clarksville investigaram o desaparecimento por apenas algumas semanas, mas o caso acabaria por ser arquivado, segundo o All That’s Interesting.

“Falei com ela pela última vez a 24 de dezembro”, disse Pamela Reyes, irmã de Susan. “Provavelmente sou a última pessoa a falar com ela na família. Estávamos a fazer planos para conversar, e eu estava a tentar fazer planos para ir visitá-la. É como se estivéssemos a celebrar o Natal e depois acontece isto. O Natal nunca mais foi o mesmo. Faltou sempre um pedaço da nossa família”.

Duas crianças de 10 e 12 anos encontraram a cabeça decapitada no Parque Wayne Fitzgerrell, no dia 27 de janeiro de 1993. No entanto, um esboço da sua cara não levou ninguém a identificá-la.

As autoridades pensavam que pertencia a uma mulher entre 30 e 50 anos e acreditavam que tinha morrido dois a três dias antes.

Em 2020, Amy Michael, professora de Antropologia da Universidade de New Hampshire, pegou no caso. A especialista sugeriu que uma nova análise de ADN e um novo exame a os ossos da vítima ajudariam a identificar a vítima.

Foi desenhado um esboço com base nos novos exames, mas acabou por ser o ADN e a tecnologia genealógica a resolverem o caso. Através de uma base de dados pública, a GEDMatch, encontraram compatibilidade com um membro da família Lund.

A polícia entrou em contacto com um dos irmãos de Lund e obteve o seu ADN, cujos resultados foram “100% consistentes com os valores compartilhados com o irmão”.

O mistério foi apenas parcialmente resolvido. Resta agora saber quem foi o assassino de Susan Lund. Entretanto, a polícia de Clarksville já reabriu o caso.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.