/

BYD lança marca premium na Europa para competir com Mercedes e BMW

Denza

Z9 GT, da Denza

A Denza, marca premium da BYD, acaba de ser lançada na Europa. O objetivo é competir com os fabricantes de automóveis de luxo alemães, como a BMW e a Mercedes, para além de reforçar a sua presença fora da China.

A BYD acaba de lançar a sua marca Denza topo de gama na Europa, para fazer frente a marcas como BMW e Merdedes.

A New Atlas destaca esta aposta como irónica, na medida em que, a certa altura, a Denza foi uma joint-venture (empreendimento conjunto) 50/50 com a Mercedes.

Agora, a marca premium é totalmente detida pela BYD; e estreou-se oficialmente na Europa na Brera Design Week em Milão, que decorreu na semana passada.

Alfredo Altavilla, conselheiro especial do grupo para a Europa, afirmou que a Denza “antecipará as caraterísticas tecnológicas que mais tarde aparecerão nos automóveis da marca BYD”.

Quanto às vendas de automóveis, espera-se que a empresa inicie a sua viagem europeia, até ao final do ano, com a versão elétrica a bateria da sua carrinha desportiva Z9 GT de 1.000 cavalos de potência.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por @denza.europe

Embora a BYD pretenda iniciar a produção na sua primeira fábrica europeia, na Hungria, já em outubro, os primeiros modelos Denza serão fabricados e expedidos a partir da China.

Em março de 2026, está prevista a entrada em funcionamento de uma segunda fábrica da BYD na Turquia, que terá capacidade para produzir 500.000 automóveis por ano.

Será difícil competir com a Denza

Como nota a New Atlas, a Mercedes, a BMW e até a Audi dificilmente conseguirão competir com o Denza em termos de preços.

Além disso, a BYD está muito à frente das suas congéneres europeias em termos de progresso tecnológico. Por exemplo, a BYD revelou recentemente o seu novo sistema de baterias, que, segundo consta, é capaz de carregar um automóvel elétrico em apenas cinco minutos.

Seguiram-se os seus planos para construir a maior rede de troca de baterias do mundo, em resposta à NIO e CATL.

 

“O objetivo é fazer da Denza uma marca premium de linha completa”, declarou Altavilla, salientando que a marca se dirige tanto a consumidores mais jovens e ligados à tecnologia como a clientes premium convencionais.

Será certamente necessário um esforço significativo por parte de outros fabricantes de automóveis para igualar a Denza em todos os pontos supramencionados.

No ano passado, a BYD vendeu mais de 4,2 milhões de automóveis em todo o mundo, com mais de 90% dessas vendas a ocorrerem na China. Atualmente, a empresa tem três marcas: Yangwang, Fang Cheng Bao e Denza.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.