/

PJ faz buscas por suspeitas de corrupção nas audiências televisivas

1

A Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) está a fazer buscas na sede da GFK, a empresa que mede as audiências de televisão em Portugal e faz diversos estudos de mercado. 

Uma fonte da empresa confirmou à Rádio Renascença que as buscas começaram pelas 09:30 horas e que continuam a decorrer.

A CNN Portugal revela também que a investigação que decorre há cerca de um ano suspeita de adulteração dos resultados das audiências, com impacto nas receitas do mercado publicitário.

A investigação foi iniciada após “uma denúncia anónima que indicava que as audiências de determinados canais seriam inflacionadas a troco de contrapartidas“, conforme apurou o Correio da Manhã (CM).

O caso está entregue ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa e, para já, não há arguidos conhecidos.

Em causa estão eventuais crimes de corrupção.

A GFK Portugal é uma filial da multinacional alemã de marketing que tem o mesmo nome, sendo liderada por António Salvador, habitual comentador de desporto na CMTV e coordenador da cadeira de Sondagens e Estudos de Mercado da licenciatura de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Em Junho do ano passado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou a abertura de um inquérito judicial após uma denúncia de alegada adulteração de audiências televisivas.

Na mesma altura, o semanário Tal & Qual avançava que o “share da televisão de Balsemão [a SIC]” estava “na mira das autoridades”. O jornal frisava ainda que o DIAP estava a investigar a alegada “adulteração de audiências televisivas a favor da SIC“.

Na altura, a Impresa, empresa que detém a SIC, classificou a notícia como “absolutamente falsa”, “de má-fé e lesiva”, ameaçando “recorrer aos meios legais ao seu dispor para defender a sua reputação”.

ZAP //

1 Comment

  1. Há já milhares de Familias com Canais de televisao Bloqueadas para proteger a saúde mental das familias, por exemplo a TVI cada vez mais bloqueada pelas familias, que nao querem sofrer por antecipaçao ou engano, ou vinganças politicas, sempre com informaçao negra, e dizem sempre que sao os maiores, os Liders de audiencias.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.