Burlões fazem-se passar por assessores do Presidente da República

Nuno Veiga / Lusa

As autoridades estão a investigar dois casos de homens que se fizeram passar por assessores de Marcelo Rebelo de Sousa. Os homens usavam o falso cargo para pedir contactos e dinheiro. O esquema dura há um ano.

O esquema que dura há um ano foi divulgado pelo jornal Expresso. De acordo com o jornal, as autoridades estão a investigar pelo menos dois casos de burla, nos quais o nome do Presidente da República foi utilizado para obter contactos em instituições e angaria dinheiro a empresários para alegados apoios sociais.

Um dos casos trata-se de um homem que utilizou o nome do assessor de Marcelo para contactar grandes empresas nacionais e pedir apoios alegadamente para as vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

Um dos empresários terá chegado mesmo a transferir mais de 30 mil euros para uma conta, avança o Correio da Manhã. A conta bancária, segundo o que foi apurado, pertence à mãe do burlão, que já foi identificado para ir prestar declarações.

O caso só foi descoberto depois de um dos empresários contactados ter ligado para a Presidência da República a pedir mais detalhes, tendo sido então informado de que a Presidência não promovia essa iniciativa.

O outro caso refere-se a um empresário de Coimbra ligado à confeção de pastelaria que contactou empresas do ramo, nomeadamente a Padaria Portuguesa para que esta aceitasse comprar um determinado produto a um fornecedor específico.

Depois de ter sido contactada duas vezes, a Padaria Portuguesa optou por contactar também a Presidência da República, tendo sido, igualmente, informada de que este não passava de um esquema fraudulento.

Segundo o Diário de Notícias, a Casa Civil da Presidência da República está há um ano à espera de uma resposta das autoridades.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Limpar a casa pode ser tão prejudicial para as mulheres como fumar

Uma investigação sobre produtos de limpeza do lar concluiu que o seu uso regular pode provocar danos aos pulmões de uma mulher tão graves como se esta fumasse um cigarro por dia. O mesmo efeito …

Cientistas descobrem água líquida e sólida ao mesmo tempo

Quando somos crianças uma das primeiras coisas que aprendemos na escola são os estados físicos da água: sólido, líquido e gasoso. Podemos passar a vida toda com esta certeza, mas, por mais incrível que possa …

Mais de 200 sismos em Yellowstone colocam supervulcão em risco de erupção

Especialistas em atividade sísmica informam que a atividade começou, naquela zona, a 8 de fevereiro, mas desde o dia 15 que tem vindo a acelerar e aumentar de magnitude, o que pode colocar o supervulcão …

Comic Con Portugal troca Matosinhos por Oeiras

A edição de 2018 da Comic Con Portugal vai realizar-se no concelho de Oeiras, e não em Matosinhos como nos últimos anos, de acordo com um comunicado divulgado esta terça-feira pela autarquia presidida por Isaltino …

A 24 de março, estudantes americanos vão marchar pelas suas vidas em Washington

Um grupo de estudantes que sobreviveu ao tiroteio da semana passada, numa escola de Parkland, na Flórida, está a preparar uma marcha em Washington para exigir mudanças na política de armamento dos Estados Unidos. Os sobreviventes do …

Oxfam: mais 26 casos denunciados e cada vez menos financiamento

A Oxfam revelou que recebeu 26 novas denúncias de má conduta sexual por parte de funcionários. A confirmação foi dada esta terça-feira por Mark Goldring, presidente executivo da organização, no parlamento britânico. Desde que o escândalo …

Exército alemão sem equipamentos básicos como coletes de protecção e abrigos de Inverno

A Alemanha, uma das principais economias da Europa, tem um dos exércitos mais mal equipados da NATO, de acordo com um documento confidencial do Ministério da Defesa alemão que foi divulgado por órgãos de informação. Segundo …

Vítor Constâncio deixa BCE com reforma milionária

Quando em Maio deixar o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio vai ter direito a uma "reforma dourada" de 25 mil euros por mês. Os números correspondem à pensão do BCE …

Hugo Soares acusa direção do PSD de "desrespeito institucional grave"

O presidente do PSD não convocou o líder parlamentar, Hugo Soares, para a Comissão Permanente nem para Comissão Política Nacional. Estatutos dizem que presidente da bancada tem assento nos órgãos. O Observador avança que hoje, pelas …

Análises ao sangue e urina poderão detetar precocemente doenças do espectro do autismo

Análises inovadoras ao sangue e à urina poderão vir a detetar precocemente o autismo nas crianças, ligado a danos nas proteínas que estão no plasma sanguíneo. Uma equipa de cientistas baseada na universidade britânica de Warwick …