Os buracos negros gostam de comer, mas têm várias regras de etiqueta à mesa

NASA/SOFIA/Lynette Cook

Uma equipa de astrónomos britânicos e holandeses concluiu que todos os buracos negros supermassivos no centro das galáxias parecem ter períodos em que engolem matéria dos seus arredores. 

Astrónomos têm estudado galáxias ativas desde 1950. Estas galáxias têm um buraco negro supermassivo no seu centro que engole matéria. Durante essas fases ativas, os objetos frequentemente emitem radiação extremamente forte de rádio, infravermelho, ultravioleta e raios-X.

Uma equipa internacional de astrónomos analisou todas as galáxias ativas na bem estudada região GOODS-Norte na constelação da Ursa Maior. Até agora, essa região havia sido estudada principalmente por telescópios espaciais que colhiam luz visível, luz infravermelha e luz ultravioleta.

As novas observações adicionam dados de redes sensíveis de radiotelescópios, incluindo a instalação nacional e-MERLIN do Reino Unido e a Rede Europeia VLBI (EVN).

Os investigadores tiraram três conclusões claras. Em primeiro lugar, descobriu-se que os núcleos de muitos tipos diferentes de galáxias podem estar ativos de formas diferentes. Alguns são extremamente gananciosos, engolindo o máximo de material que podem; outros digerem a comida mais lentamente; e outros estão quase a morrer à fome.

Em segundo lugar, ocasionalmente, uma fase de acreção ocorre simultaneamente com uma fase de formação estelar – outras vezes não. Se a formação de estrelas estiver em andamento, a atividade no núcleo será difícil de detetar.

Em terceiro lugar, o processo de acréscimo nuclear pode ou não gerar jatos de rádio – independentemente da velocidade com que o buraco negro engole a sua comida.

De acordo com o investigador principal Jack Radcliffe, da University of Pretoria, as observações também mostram que os radiotelescópios são extremamente úteis para estudar os hábitos alimentares de buracos negros no universo distante.

“Isto é uma boa notícia, porque os radiotelescópios SKA estão a chegar e permitir-nos-ão olhar mais fundo no universo com ainda mais detalhes”, disse, em comunicado divulgado pelo Phys.

“Estamos a receber cada vez mais indicações de que todas as galáxias têm buracos negros enormes nos seus centros. Claro, devem ter crescido até à sua massa atual. Parece que, graças às nossas observações, agora temos esses processos de crescimento em vista e lenta, mas seguramente, estamos a começar a entendê-los”, afirmou Peter Barthel, da Universidade de Groningen.

Este estudo foi publicado em março na revista científica Astronomy & Astrophysics.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …

Biden diz que ataque a oleoduto veio da Rússia. Mas exclui envolvimento do Kremlin

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou na quinta-feira que o ciberataque que paralisou durante vários dias a maior rede de oleodutos do país foi proveniente da Rússia, mas exclui envolvimento do Governo …

Máscaras vieram para ficar. Mas pode haver exceções

A máscara de proteção individual vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia. No entanto, pode haver exceções para os já vacinados contra a covid-19. O Governo convidou os especialistas a criarem um novo plano e …

Chega quer que agentes da PSP e GNR usem câmaras de vídeo nas lapelas e nas viaturas

O deputado único do Chega entregou esta quinta-feira um projeto de resolução no Parlamento que recomenda a colocação de câmaras de vídeo nas lapelas das fardas e nas viaturas das forças de segurança, a fim …

Em dia sem registo de mortes, Portugal contabiliza 450 novos casos

Esta sexta-feira, Portugal não regista qualquer óbito. Nas últimas 24 horas, houve 450 novos casos positivos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Não morreu ninguém infetado com o novo …

Câmara de Torres Vedras deteta migrantes a viverem em armazéns e antigas pecuárias

Além de espaços sem condições de habitabilidade, como armazéns e pecuárias desativadas, a autarquia tem conhecimento de "casas alugadas a pessoas migrantes onde existe sobrelotação". A Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, levantou coimas …

Parlamento aprova "direito ao esquecimento" para quem superou doenças graves

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, na generalidade, o projeto-lei do PS que pretende consagrar o “direito ao esquecimento” para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro. O Parlamento aprovou, na generalidade, o projeto-lei do …