Bruxelas propõe pagar 6 mil euros aos Estados-membros por cada migrante que acolham

A Comissão Europeia propôs oferecer aos Governos europeus 6 mil euros por cada migrante que resgatem de barcos no Mediterrâneo. 

A Comissão Europeia vai oferecer aos Governos Europeus 6 mil euros por cada migrante que resgatem. A intenção, inicialmente avançada pelo Financial Times, tem como objetivo aliviar a pressão sobre a Itália.

“Mais do que nunca, precisamos de soluções comuns europeias em matéria de migração”, disse o comissário Avramopoulos, em comunicado. “Estamos prontos para apoiar os Estados-Membros e os países terceiros a melhorar a cooperação em matéria de desembarque das pessoas socorridas no mar. Mas para tal funcione imediatamente no terreno, temos de estar unidos – não só agora, mas também a longo prazo.”

O Jornal de Negócios adianta que as propostas incluem ajuda financeira para criar os “centros de controlo” para os países que os queiram instalar. Estes centros serão responsáveis pela avaliação dos pedidos de asilo assim como pelo reenvio dos requerentes que não cumpram as condições para os países de origem.

Geridos pelo Estado-membro de acolhimento, sempre com apoio das agências da União Europeia, estes centros de controlo poderiam ser temporários ou pontuais, sublinha a Comissão Europeia, desde que mantenham o propósito de garantir o apoio operacional através de equipas que tenham guardas de fronteira europeu, peritos sobre asilo, agentes de regresso e segurança.

A Comissão Europeia garante assim “pleno apoio financeiro” aos países voluntários, estando incluído o apoio de 6 mil euros por cada migrante resgatado.

Espanha será, provavelmente, o país mais beneficiado com os incentivos financeiros propostos pela Comissão Europei, isto porque, recentemente, o Governo de Pedro Sánchez decidiu acolher vários navios carregados de migrantes. Só na semana passada, Espanha resgatou resgatou 1.200 pessoas do mar.

Portugal, França, Holanda e Malta também deverão ser abrangidos pela medida.

Está também em desenvolvimento a ideia de “convénios regionais de desembarque sem detenção e sem campos”, em colaboração com o ACNUR e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), refere o Negócios.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Bolsonaro diz estar de "consciência tranquila". Brasil com quase 100 mil mortos

O Presidente do Brasil afirmou, esta quinta-feira, que está de "consciência tranquila", num momento em que o país sul-americano está quase a chegar aos 100 mil mortos por causa da pandemia de covid-19. "Estamos de consciência …

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …