Bruxelas propõe pagar 6 mil euros aos Estados-membros por cada migrante que acolham

A Comissão Europeia propôs oferecer aos Governos europeus 6 mil euros por cada migrante que resgatem de barcos no Mediterrâneo. 

A Comissão Europeia vai oferecer aos Governos Europeus 6 mil euros por cada migrante que resgatem. A intenção, inicialmente avançada pelo Financial Times, tem como objetivo aliviar a pressão sobre a Itália.

“Mais do que nunca, precisamos de soluções comuns europeias em matéria de migração”, disse o comissário Avramopoulos, em comunicado. “Estamos prontos para apoiar os Estados-Membros e os países terceiros a melhorar a cooperação em matéria de desembarque das pessoas socorridas no mar. Mas para tal funcione imediatamente no terreno, temos de estar unidos – não só agora, mas também a longo prazo.”

O Jornal de Negócios adianta que as propostas incluem ajuda financeira para criar os “centros de controlo” para os países que os queiram instalar. Estes centros serão responsáveis pela avaliação dos pedidos de asilo assim como pelo reenvio dos requerentes que não cumpram as condições para os países de origem.

Geridos pelo Estado-membro de acolhimento, sempre com apoio das agências da União Europeia, estes centros de controlo poderiam ser temporários ou pontuais, sublinha a Comissão Europeia, desde que mantenham o propósito de garantir o apoio operacional através de equipas que tenham guardas de fronteira europeu, peritos sobre asilo, agentes de regresso e segurança.

A Comissão Europeia garante assim “pleno apoio financeiro” aos países voluntários, estando incluído o apoio de 6 mil euros por cada migrante resgatado.

Espanha será, provavelmente, o país mais beneficiado com os incentivos financeiros propostos pela Comissão Europei, isto porque, recentemente, o Governo de Pedro Sánchez decidiu acolher vários navios carregados de migrantes. Só na semana passada, Espanha resgatou resgatou 1.200 pessoas do mar.

Portugal, França, Holanda e Malta também deverão ser abrangidos pela medida.

Está também em desenvolvimento a ideia de “convénios regionais de desembarque sem detenção e sem campos”, em colaboração com o ACNUR e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), refere o Negócios.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cristais do tempo poderiam permitir simular toda a Internet com poucos qubit

Uma equipa de cientistas japoneses propôs um método que usa cristais do tempo para simular redes massivas com muito pouco poder de computação. Os cristais do tempo podem ser o próximo grande salto na pesquisa de …

Psyche, o planeta fracassado, pode ser o único asteróide inteiramente feito de ferro e níquel

Um estudo da cientista planetária Tracy Becker, do Southwest Research Institute, analisou as primeiras observações ultravioleta do trilionário asteróide metálico Psyche. Com aproximadamente 200 quilómetros de diâmetro, Psyche é um dos objetos mais massivos do cinturão de …

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …