Bruno de Carvalho perde advogado e enfrenta Cândida em tribunal

Tiago Petinga / Lusa

Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting

O advogado de Bruno de Carvalho, José Preto, abandonou a defesa do ex-presidente leonino. Esta quarta-feira, o mais carismático arguido da invasão à academia de Alcochete será ouvido em tribunal pela procuradora Cândida Vilar, com a qual já teve atritos no passado.

A relação entre Bruno de Carvalho e Cândida Vilar não começou da melhor maneira. A procuradora, ainda sem provas concretas, acusou o antigo presidente leonino de ter orquestrado o ataque à academia do clube, em Alcochete. Cândida pediu mesmo a prisão preventiva, mas o juiz Carlos Delca entendeu que não havia indícios suficientes.

As tensões imediatamente escalaram entre os dois e o ex-presidente acusou Cândida Vilar de ou “ter uma agenda” ou “um distúrbio“. Esta quarta-feira, encontram-se pela primeira vez em tribunal, onde Bruno de Carvalho deverá ser ouvido no Campus da Justiça.

O processo ainda está na fase de instrução fundamentalmente devido a quatro pedidos de recusa feitos ao juiz Carlos Delca. Apesar de tudo, o juiz já revelou o que pensa em relação ao envolvimento de Bruno de Carvalho neste caso, considerando que há indícios, mas que simplesmente não são muito fortes.

De acordo com o Tribuna Expresso, durante os seis meses que Cândida Vilar esteve a investigar o caso, não conseguiu encontrar nenhuma prova direta que associasse Bruno de Carvalho aos crimes cometidos na academia de Alcochete.

Os indícios que restam são relativos a uma suposta alegação do líder da claque leonina, “Mustafá”, que terá dito que havia luz verde do presidente para o ataque à academia. Esta informação foi dada por Bruno Jacinto, oficial de ligação entre os adeptos e o clube, mas foi negada em tribunal pelo próprio “Mustafá”.

Cândida Vilar realçou que a investigação não estava terminada e que ainda haviam arestas por limar. Nomeadamente, falta recuperar mensagens apagadas do telemóvel do antigo manager do clube, André Geraldes. Bruno Jacinto terá avisado-o do ataque que iria acontecer.

A situação de Bruno de Carvalho também não está nas melhores condições, já que o antigo presidente leonino ficou recentemente sem o seu advogado, José Preto.

O afastamento foi justificado por um requerimento enviado ao juiz Carlos Decla, no qual é explicado que foi entregue um parecer assinado por José Manuel Anes, ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, que alega que a acusação de terrorismo aos 44 arguidos deste caso é infundada e não tem cabimento.

Em declarações ao Diário de Notícias, José Preto disse “estar em divergência com algumas coisas”, mas que o motivo principal é o documento que chegou ao processo por outro elemento da equipa jurídica, Roberto Silva Carvalho.

Acho grotesco que se entregue um parecer de uma pessoa que não é jurista. Em matéria de direito, um parecer de um não jurista é proibido. Acho imperdoável que o meu ilustre constituinte se tenha deixado manipular desta maneira”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Bruninho, o teu problema é falares muito… A coca tem dessas coisas!
    Fosses mais calmo e desses menos na branca e tinha tido outra sorte…

RESPONDER

Descoberta em Alenquer uma das maiores muralhas do país do Calcolítico

Arqueólogos portugueses e espanhóis descobriram em Alenquer uma muralha monumental, uma das maiores do país do período Calcolítico, com quatro a cinco mil anos, após terem realizado este mês as primeiras escavações. A uma altitude de …

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …