Bruno Lage faz mea culpa. Sérgio Conceição mostra-se solidário

José Sena Goulão / Lusa

Bruno Lage, treinador do Benfica

O treinador de futebol do Benfica retratou-se este domingo das declarações proferidas na terça-feira, após a derrota com o Santa Clara, quando questionou quem andaria a pagar refeições e viagens a alguns jornalistas.

O técnico dos encarnados fez questão de abordar o assunto, no Seixal, logo a abrir a conferência de imprensa de antevisão da partida de segunda-feira, da 29.ª jornada da I Liga, frente ao Marítimo, para lamentar que as suas palavras tenham “causado alguma confusão” e garantir que nunca foi sua intenção ofender alguém.

“As minhas declarações foram feitas em função de uma pergunta que se tem repetido constantemente e nunca foi minha intenção, desde que sou treinador, ofender alguém. Por isso, se essas declarações, em função de uma pergunta muito específica, ofenderam alguém, e parece que sim, aqui estou eu a lamentar o sucedido e a retratar-me no local próprio”, disse o técnico antes de avisar que não voltaria a falar sobre o assunto.



Na terça-feira, em conferência de imprensa, após a derrota do Benfica com o Santa Clara (4-3), para a I Liga, no Estádio da Luz, Bruno Lage foi questionado sobre uma eventual demissão do cargo de treinador dos ‘encarnados’, acabando por lançar suspeitas sobre a idoneidade dos jornalistas e acusando-os de cederem a “almoços, jantares e viagens”.

Perante estas acusações, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) emitiu um comunicado, na quarta-feira, no qual pediu “ao treinador que apresente as provas que sustentam as suas suspeitas, que são graves e põem em xeque toda uma classe profissional”.

“Na ausência dessas provas, o SJ exige a Bruno Lage que se retrate publicamente e ao Benfica que se demarque das declarações do treinador. As considerações de Bruno Lage, com a visibilidade que o futebol lhe confere, não podem ficar sem um cabal esclarecimento, a bem da verdade jornalística e desportiva”, vincou o organismo.

Também na quarta-feira, a Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID) repudiou as “declarações inaceitáveis, de qualquer ponto de vista”, do treinador do Benfica e instou o treinador a que “rapidamente” se retratasse.

Lage recusa comentar rumores

Na mesma conferência de imprensa, na antevisão da partida com o Marítimo, da 29.ª jornada da I Liga, Bruno Lage deixou claro que “disputar o campeonato e a final da Taça de Portugal” são os seus planos imediatos ao leme do Benfica.

Antes de viajar para a Madeira, o técnico encarnado repetiu a mesma ideia em resposta a quatro perguntas distintas, numa conferência de imprensa, no Seixal.

Bruno Lage garantiu que não se sente um treinador a prazo no Benfica, rejeitou comentar as notícias que dão conta de contactos do clube da Luz com Jorge Jesus e considerou que o resultado da partida de segunda-feira não é decisivo para a sua carreira, aproveitando sempre para vincar a intenção de “disputar o campeonato e a Taça de Portugal”.

O técnico considerou, também, que a sua mensagem continua a passar “não só para os jogadores que estão no Benfica, como também para os que estiveram”, aproveitando a ocasião para enviar um abraço a Jonas, antigo avançado do clube de que quem disse ter recebido recentemente uma mensagem de incentivo.

Conceição mostra-se solidário

Bruno Lage disse ainda que recebeu “com agrado” as palavras de solidariedade de Sérgio Conceição, e fez questão de enviar “um abraço” ao treinador do FC Porto.

Instantes antes, o técnico dos dragões aproveitou a sua própria conversa com os jornalistas, no Olival, para expressar o seu desagrado pela forma como Bruno Lage tem vindo a ser falado nos últimos dias, quando dizia que no balneário portista não se fala na crise de resultados do Benfica.

“Ele [Sérgio Conceição], melhor do que ninguém, pela carreira que teve e tem, sabe o que é esta vida. Também passou por esta situação recentemente e eu também não fiquei feliz. É sinal de que aqui não há inimigos, há adversários. Um abraço para ele e só não lhe desejo sorte, porque a sorte dele não é a minha”, agradeceu Bruno Lage.

O técnico ‘encarnado’ fez questão de deixar o agradecimento antes de abandonar a sala de imprensa do Benfica Futebol Campus, no Seixal.

“Temos o nosso trajeto e percurso. Sinceramente, no balneário não se fala disso [na crise  do Benfica]. Estamos focados, temos bom espírito, seriedade e consciência das dificuldades até ao fim, para ganhar dois títulos importantes”, começou por dizer Conceição.

“Não gosto da forma como está ser discutido Bruno Lage, Não gosto. Mas faz parte deste mediatismo todo do futebol. Não gosto de ver um colega de profissão, seja quem for – o Lage, o Pepa, o [Nuno] Manta – a ser assim tratado. São treinadores e meus colegas de profissão”, rematou o técnico do FC Porto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. De quem tem constado até agora haver certos pagamentos a pessoas ligadas ao desporto tem sido o clube dele, mas não tem passado daí, porque neste país existem pessoas e organismos intocáveis, a nós resta-nos ficar na dúvida e na desconfiança.

  2. Ainda bem,este Lage não tem capacidade de treinar o Benfica nem o Vieira para gerir o Benfica.São dois falidos que levaram o clube à pouca vergonha que se encontra.

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …