Bruno Lage faz mea culpa. Sérgio Conceição mostra-se solidário

José Sena Goulão / Lusa

Bruno Lage, treinador do Benfica

O treinador de futebol do Benfica retratou-se este domingo das declarações proferidas na terça-feira, após a derrota com o Santa Clara, quando questionou quem andaria a pagar refeições e viagens a alguns jornalistas.

O técnico dos encarnados fez questão de abordar o assunto, no Seixal, logo a abrir a conferência de imprensa de antevisão da partida de segunda-feira, da 29.ª jornada da I Liga, frente ao Marítimo, para lamentar que as suas palavras tenham “causado alguma confusão” e garantir que nunca foi sua intenção ofender alguém.

“As minhas declarações foram feitas em função de uma pergunta que se tem repetido constantemente e nunca foi minha intenção, desde que sou treinador, ofender alguém. Por isso, se essas declarações, em função de uma pergunta muito específica, ofenderam alguém, e parece que sim, aqui estou eu a lamentar o sucedido e a retratar-me no local próprio”, disse o técnico antes de avisar que não voltaria a falar sobre o assunto.

Na terça-feira, em conferência de imprensa, após a derrota do Benfica com o Santa Clara (4-3), para a I Liga, no Estádio da Luz, Bruno Lage foi questionado sobre uma eventual demissão do cargo de treinador dos ‘encarnados’, acabando por lançar suspeitas sobre a idoneidade dos jornalistas e acusando-os de cederem a “almoços, jantares e viagens”.

Perante estas acusações, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) emitiu um comunicado, na quarta-feira, no qual pediu “ao treinador que apresente as provas que sustentam as suas suspeitas, que são graves e põem em xeque toda uma classe profissional”.

“Na ausência dessas provas, o SJ exige a Bruno Lage que se retrate publicamente e ao Benfica que se demarque das declarações do treinador. As considerações de Bruno Lage, com a visibilidade que o futebol lhe confere, não podem ficar sem um cabal esclarecimento, a bem da verdade jornalística e desportiva”, vincou o organismo.

Também na quarta-feira, a Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID) repudiou as “declarações inaceitáveis, de qualquer ponto de vista”, do treinador do Benfica e instou o treinador a que “rapidamente” se retratasse.

Lage recusa comentar rumores

Na mesma conferência de imprensa, na antevisão da partida com o Marítimo, da 29.ª jornada da I Liga, Bruno Lage deixou claro que “disputar o campeonato e a final da Taça de Portugal” são os seus planos imediatos ao leme do Benfica.

Antes de viajar para a Madeira, o técnico encarnado repetiu a mesma ideia em resposta a quatro perguntas distintas, numa conferência de imprensa, no Seixal.

Bruno Lage garantiu que não se sente um treinador a prazo no Benfica, rejeitou comentar as notícias que dão conta de contactos do clube da Luz com Jorge Jesus e considerou que o resultado da partida de segunda-feira não é decisivo para a sua carreira, aproveitando sempre para vincar a intenção de “disputar o campeonato e a Taça de Portugal”.

O técnico considerou, também, que a sua mensagem continua a passar “não só para os jogadores que estão no Benfica, como também para os que estiveram”, aproveitando a ocasião para enviar um abraço a Jonas, antigo avançado do clube de que quem disse ter recebido recentemente uma mensagem de incentivo.

Conceição mostra-se solidário

Bruno Lage disse ainda que recebeu “com agrado” as palavras de solidariedade de Sérgio Conceição, e fez questão de enviar “um abraço” ao treinador do FC Porto.

Instantes antes, o técnico dos dragões aproveitou a sua própria conversa com os jornalistas, no Olival, para expressar o seu desagrado pela forma como Bruno Lage tem vindo a ser falado nos últimos dias, quando dizia que no balneário portista não se fala na crise de resultados do Benfica.

“Ele [Sérgio Conceição], melhor do que ninguém, pela carreira que teve e tem, sabe o que é esta vida. Também passou por esta situação recentemente e eu também não fiquei feliz. É sinal de que aqui não há inimigos, há adversários. Um abraço para ele e só não lhe desejo sorte, porque a sorte dele não é a minha”, agradeceu Bruno Lage.

O técnico ‘encarnado’ fez questão de deixar o agradecimento antes de abandonar a sala de imprensa do Benfica Futebol Campus, no Seixal.

“Temos o nosso trajeto e percurso. Sinceramente, no balneário não se fala disso [na crise  do Benfica]. Estamos focados, temos bom espírito, seriedade e consciência das dificuldades até ao fim, para ganhar dois títulos importantes”, começou por dizer Conceição.

“Não gosto da forma como está ser discutido Bruno Lage, Não gosto. Mas faz parte deste mediatismo todo do futebol. Não gosto de ver um colega de profissão, seja quem for – o Lage, o Pepa, o [Nuno] Manta – a ser assim tratado. São treinadores e meus colegas de profissão”, rematou o técnico do FC Porto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. De quem tem constado até agora haver certos pagamentos a pessoas ligadas ao desporto tem sido o clube dele, mas não tem passado daí, porque neste país existem pessoas e organismos intocáveis, a nós resta-nos ficar na dúvida e na desconfiança.

  2. Ainda bem,este Lage não tem capacidade de treinar o Benfica nem o Vieira para gerir o Benfica.São dois falidos que levaram o clube à pouca vergonha que se encontra.

RESPONDER

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …

Covid-19. “Exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considerou que a situação pandémica é ainda "frágil", dando o exemplo da evolução da covid-19 em Portugal para sustentar que é necessário continuarmos vigilantes. “Penso que o exemplo de …

Catarina Martins diz que há neste momento um acordo entre PS e PSD

A líder do BE, Catarina Martins, considerou hoje que "o Orçamento Suplementar não é uma primeira parte do Orçamento do Estado", mas avisou que o que está a acontecer neste momento no país "é um …

Quase 40% dos restaurantes tenciona avançar para insolvência

Quase 40% das empresas de restauração e bebidas e 18% do alojamento turístico tencionam avançar para insolvência. Os números são resultado de um inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) esta …

Cientistas ingleses acreditam que um número significativo da população tem imunidade natural ao coronavírus

Cientistas ingleses que estão a desenvolver uma vacina para a covid-19 acreditam que um largo número de pessoas pode ter imunidade natural contra o novo coronavírus, mesmo que nunca tenha sido infetado. Ao Telegraph, citado esta …