Brexit tem sido uma “vacina” contra a propaganda anti-europeia, diz Tusk

PlatformaRP / Flickr

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, garantiu esta terça-feira que os resultados das eleições europeias do passado fim-de-semana mostram o apoio maciço dos europeus a uma União Europeia “forte e unida”.

No entender de Donald Tusk, citado pela agência de notícias Europa Press, o Brexit tem sido uma espécie de “vacina” contra a propaganda anti-europeia.

“Não tenho dúvidas de que uma das razões pelas quais as pessoas votaram numa maioria pró-europeia foi Brexit. O Brexit tem sido uma vacina contra a propaganda anti-europeia e contra falsas notícias”, argumentou Tusk em uma entrevista coletiva. em Bruxelas, no final da cimeira extraordinária.

Tusk mostrou-se agradado com o facto de uma “ampla maioria” ter escolhido em partidos que apostam numa Europa mais forte, considerando a votação como “um forte sinal” de que a Europa é a vencedora destas eleições.

No seu entender, até os partidos com tendência eurocética abandonaram os slogans anti-europeus, optando antes por se apresentar como “refomadores da União Europeia”.

Bercow não pretende deixar a Câmara dos Comuns

Também esta terça-feira, presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido, John Bercow, disse que não pretende deixar o cargo em breve, apesar das advertências dos defensores mais radicais do Brexit que acreditam que o líder tory poderia atrapalhar uma saída da União Europeia sem qualquer acordo.

Foi em declarações ao britânico The Guardian que Bercow esclareceu a sua posição: “Eu nunca disse nada sobre sair em julho deste ano”, apontou, observando que há “questões importantes para serem resolvidas” e, nesse sentido, diz não ser “sensato” deixar o cargo na Câmara dos Comuns. “Se eu tivesse a intenção de anunciar algo sobre o cargo, falaria no Parlamento em primeiro lugar”, rematou.

O Reino Unido ainda não finalizou os termos para a saída da União Europeia, cujo deadline está agora balizado para 31 de outubro. Com a saída da primeira-ministra Theresa May e a corrida pela sucessão, o debate já em aberto sobre o acordo reacendeu.

Candidatos como Boris Johnson, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, defenderam a rutura com a União Euroepia com ou sem acordo, algo que Bercow se opõe.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. faço questao de quando falo com britanicos ,puxar o assunto do brexit , a resposta dos que votaram a favor tem sempre uma razao racista ou de xenofobia ( alguns disseram que nao o diriam em publico ) estamos a assistir um retrocesso da civilizaçao

RESPONDER

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …