Brexit tem sido uma “vacina” contra a propaganda anti-europeia, diz Tusk

PlatformaRP / Flickr

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, garantiu esta terça-feira que os resultados das eleições europeias do passado fim-de-semana mostram o apoio maciço dos europeus a uma União Europeia “forte e unida”.

No entender de Donald Tusk, citado pela agência de notícias Europa Press, o Brexit tem sido uma espécie de “vacina” contra a propaganda anti-europeia.

“Não tenho dúvidas de que uma das razões pelas quais as pessoas votaram numa maioria pró-europeia foi Brexit. O Brexit tem sido uma vacina contra a propaganda anti-europeia e contra falsas notícias”, argumentou Tusk em uma entrevista coletiva. em Bruxelas, no final da cimeira extraordinária.

Tusk mostrou-se agradado com o facto de uma “ampla maioria” ter escolhido em partidos que apostam numa Europa mais forte, considerando a votação como “um forte sinal” de que a Europa é a vencedora destas eleições.

No seu entender, até os partidos com tendência eurocética abandonaram os slogans anti-europeus, optando antes por se apresentar como “refomadores da União Europeia”.

Bercow não pretende deixar a Câmara dos Comuns

Também esta terça-feira, presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido, John Bercow, disse que não pretende deixar o cargo em breve, apesar das advertências dos defensores mais radicais do Brexit que acreditam que o líder tory poderia atrapalhar uma saída da União Europeia sem qualquer acordo.

Foi em declarações ao britânico The Guardian que Bercow esclareceu a sua posição: “Eu nunca disse nada sobre sair em julho deste ano”, apontou, observando que há “questões importantes para serem resolvidas” e, nesse sentido, diz não ser “sensato” deixar o cargo na Câmara dos Comuns. “Se eu tivesse a intenção de anunciar algo sobre o cargo, falaria no Parlamento em primeiro lugar”, rematou.

O Reino Unido ainda não finalizou os termos para a saída da União Europeia, cujo deadline está agora balizado para 31 de outubro. Com a saída da primeira-ministra Theresa May e a corrida pela sucessão, o debate já em aberto sobre o acordo reacendeu.

Candidatos como Boris Johnson, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, defenderam a rutura com a União Euroepia com ou sem acordo, algo que Bercow se opõe.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. faço questao de quando falo com britanicos ,puxar o assunto do brexit , a resposta dos que votaram a favor tem sempre uma razao racista ou de xenofobia ( alguns disseram que nao o diriam em publico ) estamos a assistir um retrocesso da civilizaçao

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …