/

Brasileiros em Portugal, voltem para o Brasil – pede Lula

7

António Cotrim / EPA

Brasileiros em Lisboa esperam por Lula

“Fico triste quando vejo brasileiros e brasileiras a morar noutros países por não conseguirem encontrar oportunidades de estudar ou trabalhar no seu país”.

O Presidente eleito do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, apelou hoje aos imigrantes brasileiros em Portugal para que voltem para o país, que “logo, logo” os poderá receber “de braços abertos”.

“Às vezes fico triste quando vejo brasileiros e brasileiras a morar noutros países por não conseguirem encontrar oportunidades de estudar ou trabalhar no seu país”, disse Luís Inácio Lula da Silva.

Referiu de seguida que, no tempo em que foi Presidente do Brasil, nomeadamente em 2007 e 2008, uma coisa de que se orgulha é que “muita gente que estava fora do Brasil voltou […] porque tinha oportunidade de emprego e porque as pessoas se sentiam bem”.

Agora, acrescentou Lula quer que suceda o mesmo.

“Eu espero que vocês comecem a voltar para o Brasil“, afirmou, garantindo que “logo, logo o país estará de braços abertos para os receber”.

Num discurso muito emotivo, Lula da Silva, que falou hoje de manhã com 200 representantes dos imigrantes brasileiros em Portugal, apelou também à não violência e agradeceu o voto da “maioria esmagadora” da comunidade imigrante em Portugal”, garantindo que só pode pagar agora “com gratidão”.

No seu segundo e último dia de visita a Portugal Lula da Silva teve este encontro no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa com 200 representantes de instituições representativas da comunidade brasileira, de onde saiu diretamente para o aeroporto de Figo Maduro, para o voo de regresso ao Brasil.

O objetivo desta visita foi retomar o relacionamento entre o Brasil e Portugal.

Na sexta-feira, primeiro dia de visita oficial a Lisboa, Lula da Silva encontrou-se com o Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa e com o primeiro-ministro, António Costa.

Lula da Silva, 77 anos, foi eleito em 30 de outubro, data da segunda volta das eleições presidenciais brasileiras como Presidente do Brasil, com 50,90% dos votos, derrotando Jair Bolsonaro (extrema-direita), que obteve 49,10%, quando estavam contadas 99,93% das secções eleitorais.

Lula da Silva, que já cumpriu dois mandatos entre 2003 e 2011, regressará, assim, ao Palácio do Planalto, em Brasília, depois de tomar posse no dia 01 de janeiro de 2023.

// Lusa

7 Comments

  1. Com o Lula no poder, não não vão voltar para o Brasil como ainda virão mais, com a estragação que a sua quadrilha vai fazer.

  2. Espero que ele esteja falando para os mesmos que VOTARAM nele porque é muito fácil viver em Portugal e desejar uma VENEZUELA fracassada para o Brasil.

  3. Quando Lula foi presidente, foi o período em que mais brasileiros deixaram o Brasil. Infelizmente com Lula no poder, muitos já estão deixando o Brasil. Foi um governo fracassado e corrupto.

  4. Com LULA no poder, que já mostrou do que é capaz para reduzir um pais à miséria, cada vez conheço mais brasileiros que querem sair do Brasil, antes que esteja como a Venezuela, a Argentina.

  5. O Brasil há de ficar melhor ! Peço a Deus que proteja e guie para o bem nosso Presidente Lula. Eu trabalhava na Petrobras e Collor de Melo demitiu a mim e 3000 concursados. Lula aprovou nossa anistia e fomos recobduzidos ao trabalho. Palmas para Lula!!!

  6. Primeiro mandato de lula, por volta de 2010, a Europa parava uma tremenda crise e o Brasil chegou a 6sa economia do mundo, com Lula (com Bolsonaro, voltou para 11). Onde passei, ouvi que não havia emprego e a crise era terrível. O Brasil nunca foi tão elogiado, em todo lugar que passei. Só fanático que não vê isso.

  7. As pessoas que estão falando mal de Lula são aquelas que há pouco tempo estavam com celulares na cabeça pedindo ajuda aos extraterrestres, batendo continência para pneus e chorando nos muros dos quartéis. Fala sério, alguém acredita no que eles escrevem?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.