Brasil. Ex-Presidente Lula da Silva tem caminho livre para ser solto

3

Antonio Lacerda / EPA

O ex-Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, tem caminho livre para ser solto depois da juíza Rosa Weber se decidir nesse sentido em sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), a decorrer desde a semana passada em Brasília e com desfecho previsto apenas para dia 06 de novembro.

O voto da magistrada de 61 anos, nomeada pela Presidente Dilma Rousseff em 2011, era determinante por ser o mais imprevisível dos 11 do STF. Outros cinco membros já votaram ou vão votar pela continuidade da prisão após condenação em segunda instância e os cinco restantes concordam, em princípio, com o voto de Rosa Weber.

Segundo noticiou o Diário de Notícias, no momento, as contas são ainda contrárias às pretensões de Lula da Silva (e de outros 12 detidos na Lava Jato e ainda de mais cerca de cinco mil presos noutros casos) porque três juízes votaram pela prisão logo após segunda instância e dois, Rosa Weber incluída, votaram contra.

Se o STF se decidir pela execução da pena apenas após o trânsito em julgado – ou seja, após não haver mais lugar a recurso – Lula da Silva, condenado para já só na segunda instância no caso do tríplex do Guarujá e com o processo em análise na terceira instância – Supremo Tribunal de Justiça -, pode sair da cadeia a qualquer instante, mal os 11 membros do STF se pronunciem todos.

De qualquer forma, ao abrigo da Lei da Ficha Limpa, que veta candidaturas de condenados em segunda instância, o antigo Presidente está vetado de concorrer a cargos eletivos, lê-se ainda no Diário de Notícias.

ZAP //

3 Comments

  1. Não entendo muito de leis mas os argumentos apresentados contra ele me pareceram sempre forjados e medíocres vindos de pessoas sem ética nem moral. Em meu entender ele é um preso político para o tirar da presidência brasileira. É o que me pareceu todo o tempo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.