Brasil. Índice de desaprovação do Presidente Bolsonaro atinge novo recorde

Joedson Alves / EPA

Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil

O índice de desaprovação do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, atingiu um novo recorde, revelaram duas pesquisas divulgadas na quinta-feira.

Numa pesquisa do Datafolha, que contou com a participação 2.074 pessoas e ocorreu entre 07 e 08 de julho, cerca de 51% desaprovou o líder de direita, que assumiu o cargo em janeiro de 2019, uma subida de 6% em relação à anterior sondagem, realizada em maio, noticiou o Independent.

Cerca de 52% dos entrevistados consideram que o governo de Bolsonaro está a fazer um trabalho “ruim/terrível”, revelou outra pesquisa, realizada a 1.000 pessoas pelo XP/Ipespe, entre 05 e 07 de julho. No início de junho, cerca de 50% dos entrevistados desaprovaram o trabalho do governo brasileiro.

Cerca de metade dos entrevistados espera ainda que Bolsonaro desempenhe um trabalho “ruim/ terrível” durante o resto do seu mandato. Em junho, eram 47%. Estas pesquisas ocorrem num momento em que o Presidente enfrenta uma reação negativa devido à forma como lidou com o combate à pandemia e às acusações de corrupção.

As pesquisas revelaram igualmente que o rival de Bolsonaro e ex-Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, tem vindo a ganhar o apoio dos eleitores antes das eleições de 2022, com 14 pontos percentuais à frente do atual chefe de Estado.

Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas em todo o Brasil pedindo o ‘impeachment’ de Bolsonaro, pela alegada participação do Presidente num caso de corrupção que envolve um acordo sobre a vacina indiana Covaxin para a covid-19. Os protestos, em mais de 40 cidades, foram desencadeados após a aprovação de uma investigação criminal.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.