Brasil cria comissão para investigar período da escravatura

Brenno Dias / SECOM Sete Lagoas / Flickr

-

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou a criação de uma Comissão da Verdade para a Escravidão Negra no Brasil com o objetivo de resgatar a história e apurar injustiças ocorridas nesse período.

“Perceber o que aconteceu colocará o Brasil de frente para si mesmo, onde hoje existem cidadãos de duas categorias“, afirmou à Lusa o vice-presidente da OAB, Humberto Adami, referindo-se aos ecos que ainda podem ser observados na sociedade brasileira, apesar de terem passado mais de 100 anos após a fim da escravidão no país.

O objetivo da comissão, segundo Adami, será resgatar a história dos negros escravizados em África e levados para o Brasil desde a primeira metade do século XVI, até 1888, quando a escravidão foi oficialmente abolida.

Para o advogado, o principal objetivo não é falar em reparação financeira, mas especialmente de uma reparação de valores intangíveis como a descoberta da própria cultura e das próprias raízes.

Adami prevê, por exemplo, a possibilidade de descoberta de locais emblemáticos, como já ocorreu por exemplo no Rio de Janeiro, onde foi descoberta uma antiga vala comum de escravos, na região conhecida como Cais do Valongo.

A ideia de fundar um grupo para estudar e apurar os factos ocorridos nesse período foi inspirada na Comissão Nacional da Verdade, criada pelo governo de Dilma Rousseff, para apurar os crimes cometidos durante a ditadura militar no país.

A previsão é de que os nomes que comporão a comissão sejam anunciados pelo presidente da OAB nos próximos dez dias.

A instituição pretende ainda enviar uma sugestão ao governo federal para a criação de uma comissão pública, em âmbito nacional, que possa trabalhar em consonância com a desenvolvida pela OAB.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …