Chuva forte no Norte do país causa inundações e obriga a desviar voos no aeroporto Sá Carneiro

As chuvas fortes registadas este sábado no distrito de Braga e Porto provocaram inundações em estradas e habitações com o registo total de 34 ocorrências entre as 08:00 e as 11:30, disse à agência Lusa fonte oficial.

Segundo o Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) de Braga foram registadas 20 ocorrências entre as 08:15 e as 11:00 no distrito de Braga relacionadas com inundações em habitações e estradas devido às chuvas fortes.

O CDOS de Braga adiantou que não há, até ao momento, registo de feridos ou danos em habitações que impliquem a saída das pessoas das casas.

De acordo com o jornal O Minho, as chuvas deixaram carros submersos em Braga. Escreve o diáro que várias ficaram submersas durante a manhã deste sábado, na Rua Maria Amélia Bastos Leite, em Ferreiros, Braga, após subida do caudal do rio Este.

No distrito do Porto também se registaram 14 inundações relacionadas com as intensidade da chuva que caiu durante a manhã, designadamente na “via pública e em habitações”. Segundo o CDOS do Porto não houve registo de feridos ou desalojados.

Fonte oficial da ANA Aeroportos revelou ainda que as “condições meteorológicas adversas” obrigaram já a desviar pelo menos nove voos no Aeroporto Sá Carneiro.

O voo das 11h10 com origem de Frankfurt (Alemanha) pela companhia aérea Lufthansa foi desviado, bem como o voo das 11h35 da Ilha da Terceira (Açores/Portugal) da Ryanair. Desviados foi também o voo das 11h50 de Milão/Bérgamo (Itália) da Ryanair, o voo das 11h50 de London (Stansted/Reino Unido) da Ryanair, bem como o voo das 11h55 de Nantes (França) da Easyjet. O voo das 11h55 de Toronto (Canadá) da Azores Airline também aparece como “diverted”, tal como o voo das 12:00 de Manchester (Reino Unido) da Ryanair ou o voo das 12h45 de Veneza da Ryanair.

Nos restantes distritos do Norte do país – Vila real, Viana do Castelo, Bragança e Aveiro -, os CDOS não registaram ocorrências relacionadas com as chuvas ou mau tempo.

Oito distritos do continente vão estar sob aviso amarelo este fim-de-semana, devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas e rajadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Santarém, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra vão estar sob aviso amarelo entre as 12.00 horas e as 21.00 de sábado.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.