Cientistas criam botão de Ligar/Desligar para a edição de genes

USDoE

O CRISPR-Cas9 revolucionou a engenharia genética na última década. Agora, o novo método reversível pode controlar a expressão genética, deixando a sequência de ADN subjacente inalterada.

O CRISPR-Cas9 é uma poderosa ferramenta de edição genética que permite aos cientistas alterar o código de ADN de um organismo. Contudo, a técnica não é perfeita: às vezes, altera pedaços do ADN que não deveria, outras não é viável contra uma certa doença.

Para combater estas limitações, cientistas do Weissman Lab no Whitehead Institute criaram uma tecnologia, chamada CRISPRon e CRISPRoff. Segundo o IFL Science, a técnica pode ter como alvo genes específicos e ativá-los ou desativá-los sem alterar o código do ADN.

Em comunicado, os investigadores adiantaram que esta “ferramenta simples pode silenciar a maioria dos genes”. “Podemos fazê-lo para vários genes ao mesmo tempo, sem nenhum dano no ADN, com grande homogeneidade e de uma forma que pode ser revertida. É uma ótima ferramenta para controlar a expressão genética.”

No genoma, os genes são regularmente ativados e desativados com a adição de grupos químicos simples – um processo conhecido como epigenética.

A metilação do ADN, um importante processo epigenético, envolve a adição de um grupo metil que bloqueia o gene e o impede de ser lido pela célula. Se o gene estiver oculto, não será transformado numa proteína e será “silenciado”.

Quando este processo falha, podem ocorrer algumas doenças, como a síndrome de Prader-Willi ou alguns tipos de cancro.

O CRISPRon / off utiliza modificação epigenética para editar geneticamente o ADN, permitindo que os cientistas “liguem” e “desliguem” os genes conforme desejarem.

Usando pequenos pedaços de RNA que guiam CRISPR on / off para um local alvo, a tecnologia pode adicionar ou remover grupos metil de locais específicos no gene, modificando a sua expressão. O artigo científico com os resultados foi publicado a 9 de abril na Cell.

Os cientistas acreditam que a sua nova técnica de edição genética pode ser usada numa variedade de aplicações, melhorando o arsenal de ferramentas que a comunidade científica dispõe para combater doenças genéticas.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, …

Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes no processo

As empresas arguidas no processo do surto de legionella que ocorreu em Vila Franca de Xira, em 2014, chegaram a acordo com 57 das 58 vítimas que se constituíram assistentes no processo. A informação foi avançada …

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …

Joe Exotic implora que o tirem da prisão. Sofre de um cancro na próstata

A estrela de Tiger King, Joe Exotic, revelou que tem cancro de próstata e voltou a pedir a sua libertação da cadeia. Joseph Maldonado-Passage, mais conhecido por Joe Exotic, está a cumprir pena de prisão depois …