/

O bumerangue pode ter tido mais do que uma função

Investigadores sugerem que o bumerangue pode ter tido mais do que uma função para os australianos aborígenes, como por exemplo moldar ferramentas de pedra.

A análise microscópica da superfície de mais de 100 bumerangues de madeira mantidos no Australian Museum, em Sydney, revelou que estes podem ter sido usados para moldar ferramentas de pedra.

Num comunicado divulgado à imprensa, a equipa de investigadores da Griffith University sugere que os bumerangues de madeira serviam como ferramentas diárias com várias funções para os aborígenes que viviam em toda a Austrália.

A maioria dos bumerangues era usada para caça e luta, enquanto os que regressavam quando lançados eram frequentemente usados como brinquedos infantis, para jogos ou como ferramentas de ensino.

“Encontramos marcas específicas relacionadas com a modelagem de ferramentas de pedra. Estas marcas não são novas na arqueologia — também são identificadas em fragmentos de ossos em sítios arqueológicos na Europa. Aqui, os Neandertais usaram-nos para modificar a forma de ferramentas de pedra, desde há 500.000 anos“, disse a autora principal do estudo, Eva Martellotta.

A investigadora realça que esta é apenas a ponta do icebergue: “As evidências etnográficas mostram que os bumerangues também eram usados para fazer fogo, para tocar música e como paus para cavar. Este estudo enfatiza a natureza polivalente das ferramentas diárias — como bumerangues — na cultura aborígene.

Os resultados do estudo foram publicados recentemente na revista científica Journal of Archaeological Science.

Os autores do estudo realçam que esta descoberta é prova de que novas informações podem ser ‘desenterradas’ de antigas coleções de museus, ajudando a responder a questões arqueológicas e antropológicas.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.