O bumerangue pode ter tido mais do que uma função

Investigadores sugerem que o bumerangue pode ter tido mais do que uma função para os australianos aborígenes, como por exemplo moldar ferramentas de pedra.

A análise microscópica da superfície de mais de 100 bumerangues de madeira mantidos no Australian Museum, em Sydney, revelou que estes podem ter sido usados para moldar ferramentas de pedra.

Num comunicado divulgado à imprensa, a equipa de investigadores da Griffith University sugere que os bumerangues de madeira serviam como ferramentas diárias com várias funções para os aborígenes que viviam em toda a Austrália.

A maioria dos bumerangues era usada para caça e luta, enquanto os que regressavam quando lançados eram frequentemente usados como brinquedos infantis, para jogos ou como ferramentas de ensino.

“Encontramos marcas específicas relacionadas com a modelagem de ferramentas de pedra. Estas marcas não são novas na arqueologia — também são identificadas em fragmentos de ossos em sítios arqueológicos na Europa. Aqui, os Neandertais usaram-nos para modificar a forma de ferramentas de pedra, desde há 500.000 anos“, disse a autora principal do estudo, Eva Martellotta.

A investigadora realça que esta é apenas a ponta do icebergue: “As evidências etnográficas mostram que os bumerangues também eram usados para fazer fogo, para tocar música e como paus para cavar. Este estudo enfatiza a natureza polivalente das ferramentas diárias — como bumerangues — na cultura aborígene.

Os resultados do estudo foram publicados recentemente na revista científica Journal of Archaeological Science.

Os autores do estudo realçam que esta descoberta é prova de que novas informações podem ser ‘desenterradas’ de antigas coleções de museus, ajudando a responder a questões arqueológicas e antropológicas.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …