Dois bombeiros detidos por suspeita de atear mais de 20 fogos

Paulo Cunha / Lusa

Dois bombeiros da corporação de Alenquer foram detidos pela Polícia Judiciária por suspeita de atearem mais de 20 fogos durante as folgas.

Na maioria das situações, os dois bombeiros, um profissional de 20 anos e um voluntário de 25, agiam em conjunto. Este ano, terão ateado cerca de uma dúzia de incêndios e os restantes no ano passado, que tiveram repercussões mais graves devido às condições meteorológicas que se fizeram sentir em 2017.

Ambos os jovens foram detidos pela Polícia Judiciária. Esta quinta-feira, os bombeiros estiveram a ser ouvidos em primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Alenquer. Segundo o Público, as medidas de coação serão conhecidas esta sexta-feira. Por esse motivo, os suspeitos passaram a noite no Estabelecimento Prisional anexo à sede da Judiciária, em Lisboa.

Os incêndios aconteciam em zonas dentro da zona de atuação da corporação a que pertenciam, fazendo com que fossem os colegas a apagar os fogos que ateavam. Por este motivo, a Judiciária acredita que por detrás da origem destes crimes poderão estar diferendos entre os membros da corporação de Alenquer.

Os Bombeiros Voluntários de Alenquer informaram em comunicado que ambos os bombeiros foram suspensos de funções e proibidos de entrar nas instalações, adiantando ainda que a corporação está “a acompanhar o processo de investigação desde início, tendo já sido tomadas as providências necessárias”.

Os responsáveis da corporação garantem estar a cooperar com a Polícia Judiciária de Lisboa e lamentam “este momento triste” para os Voluntários de Alenquer.

Mais de uma centena na prisão

Alguns dos piores incêndios que deflagraram nos últimos anos tiveram origem em mão criminosa. Atualmente, em Portugal, existem 105 pessoas na cadeia por incêndio florestal, segundo dados da Direção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP), cedidos ao CM.

41 incendiários a cumprir pena efetiva, 44 em prisão preventiva (sendo que destes 36 aguardam ainda julgamento e oito esperam o trânsito em julgado) e 20 em tratamento psiquiátrico.

De acordo com os dados, só dois condenados estão abrangidos pela medida excecional de vigilância por pulseira eletrónica durante o verão.

O Correio da Manhã acrescenta ainda que um dos indivíduos está em liberdade condicional, obrigado a ficar em casa entre 1 de junho e 1 de outubro. O outro foi condenado a uma pena de prisão suspensa, mas com a obrigatoriedade de ficar detido na habitação entre 1 de julho e 30 de setembro

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Johnson & Johnson chega esta semana. Portugal recebe 30 mil vacinas na quarta-feira

As primeiras 30 mil vacinas da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, vão chegar a Portugal na próxima quarta-feira. Portugal vai receber, já na próxima quarta-feira, o primeiro lote de 30 mil vacinas da Janssen. No …

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …