Dois bombeiros detidos por suspeita de atear mais de 20 fogos

Paulo Cunha / Lusa

Dois bombeiros da corporação de Alenquer foram detidos pela Polícia Judiciária por suspeita de atearem mais de 20 fogos durante as folgas.

Na maioria das situações, os dois bombeiros, um profissional de 20 anos e um voluntário de 25, agiam em conjunto. Este ano, terão ateado cerca de uma dúzia de incêndios e os restantes no ano passado, que tiveram repercussões mais graves devido às condições meteorológicas que se fizeram sentir em 2017.

Ambos os jovens foram detidos pela Polícia Judiciária. Esta quinta-feira, os bombeiros estiveram a ser ouvidos em primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Alenquer. Segundo o Público, as medidas de coação serão conhecidas esta sexta-feira. Por esse motivo, os suspeitos passaram a noite no Estabelecimento Prisional anexo à sede da Judiciária, em Lisboa.

Os incêndios aconteciam em zonas dentro da zona de atuação da corporação a que pertenciam, fazendo com que fossem os colegas a apagar os fogos que ateavam. Por este motivo, a Judiciária acredita que por detrás da origem destes crimes poderão estar diferendos entre os membros da corporação de Alenquer.

Os Bombeiros Voluntários de Alenquer informaram em comunicado que ambos os bombeiros foram suspensos de funções e proibidos de entrar nas instalações, adiantando ainda que a corporação está “a acompanhar o processo de investigação desde início, tendo já sido tomadas as providências necessárias”.

Os responsáveis da corporação garantem estar a cooperar com a Polícia Judiciária de Lisboa e lamentam “este momento triste” para os Voluntários de Alenquer.

Mais de uma centena na prisão

Alguns dos piores incêndios que deflagraram nos últimos anos tiveram origem em mão criminosa. Atualmente, em Portugal, existem 105 pessoas na cadeia por incêndio florestal, segundo dados da Direção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP), cedidos ao CM.

41 incendiários a cumprir pena efetiva, 44 em prisão preventiva (sendo que destes 36 aguardam ainda julgamento e oito esperam o trânsito em julgado) e 20 em tratamento psiquiátrico.

De acordo com os dados, só dois condenados estão abrangidos pela medida excecional de vigilância por pulseira eletrónica durante o verão.

O Correio da Manhã acrescenta ainda que um dos indivíduos está em liberdade condicional, obrigado a ficar em casa entre 1 de junho e 1 de outubro. O outro foi condenado a uma pena de prisão suspensa, mas com a obrigatoriedade de ficar detido na habitação entre 1 de julho e 30 de setembro

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Huawei das infraestruturas" compra 23% da Mota-Engil por 169,4 milhões

A construtora portuguesa Mota-Engil anuncia que chegou a acordo com a chinesa Communications Construction Company (CCCC) para a venda de 23% das suas acções por 169,4 milhões de euros. A CCCC é considerada a "Huawei …

PSD confiante num plano de vacinação "a tempo e horas". CDS diz que se anda a "correr atrás do prejuízo"

O presidente do PSD considerou que o plano de vacinação para a covid-19 vai ser "polémico", mas disse acreditar que o Governo vai conseguir concluí-lo "a tempo e horas". Já o presidente do CDS-PP pediu …

Altice escreve a Costa a criticar leilão do 5G (e a informar sobre suspensão de projeto)

Os acionistas do grupo Altice Patrick Drahi (presidente) e Armando Pereira escreveram ao primeiro-ministro a criticar as regras do leilão do 5G, informando que, perante o atual panorama regulatório, veem-se forçados a suspender projetos. "Lamentamos que, …

Anulação de transferência para o Novo Banco foi um "percalço"

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, considerou hoje que a anulação, pelo parlamento, da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o banco foi um "percalço". "O percalço que aconteceu …

Videojogos podem estar a ser usados para espalhar ideologia extremista e preparar ataques

Os videojogos 'online' podem estar a ser usados ​​para propagar ideologias extremistas e para preparar ataques terroristas, afirmou o coordenador antiterrorista da União Europeia (UE), Gilles de Kerchove. A 09 de novembro, Gilles de Kerchove já …

Ex-ministro grego Yanis Varoufakis pede boicote à "black friday" da Amazon

O economista e ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis pediu um boicote de um dia à Amazon, na 'black friday', enquanto sindicalistas, ativistas ambientais, defensores da privacidade e da justiça tributária planeiam ações coordenadas contra …

Bolsonaro nega ter chamado covid-19 de "gripezinha", mas fê-lo pelo menos duas vezes

O Presidente brasileiro negou na quinta-feira ter-se referido à covid-19 como "gripezinha", afirmando que não há nenhum registo que prove o oposto, apesar de a imprensa ter partilhado pelo menos dois vídeos com esse conteúdo. "Falei …

Cuba anuncia mais duas vacinas e já conta com quatro possíveis fármacos contra a covid-19

Cuba anunciou esta quinta-feira que vai começar os ensaios clínicos de dois projetos de vacinas contra a covid-19, que aumentam para quatro o número de possíveis fármacos deste tipo desenvolvidos na ilha para combater a …

Governo garante que não haverá limite de idade na vacinação. Marcelo fala em "ideia tonta"

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde garantiu, esta sexta-feira, que a vacinação para a covid-19 não terá qualquer limite de idade e que os idosos e doentes com comorbilidades serão uma prioridade. Numa conferência …

Descontos nas ex-SCUT poupam privados, mas é o Estado quem sai lesado

Os descontos nas ex-SCUT, aprovados em Parlamento esta quinta-feira, poupam os privados, mas geram perdas de 1.500 milhões de euros para o Estado. Uma maioria de deputados ditou a aprovação da parte de uma proposta do …