Bombardeiros dos EUA sobrevoam Bósnia face às ameaças separatistas

4

US Embassy Saravejo / Twitter

B-1B Lancer da Força Aérea dos Estados Unidos sobrevoa Saravejo

Dois bombardeiros norte-americanos sobrevoaram Saravejo em sinal de apoio à Bósnia, face às ameaças separatistas do líder pró-Rússia sérvio bósnio, Milorad Dodik. Washington tratou o país “como um porquinho-da-índia que eles podem sufocar”, disse o Presidente da República Sérvia.

O evento militar conjunto, cortesia do par de B-1B Lancers da Força Aérea dos Estados Unidos, estendeu-se à cidade de Tuzla, no nordeste do país, onde contou com a colaboração do exército multiétnico da Bósnia.

Os voos foram, segundo o embaixador norte-americano no país dos Balcãs, Michael Murphy, uma demonstração de “um compromisso sólido com a soberania e integridade territorial” da Bósnia.

Murphy garantiu ainda que os norte-americanos continuam “firmes e comprometidos” com as forças armadas da Bósnia “diante da estabilidade política interna e da ameaça aguda de atores malignos fora” do país.

Dodik tem preconizado a separação bósnia e já ameaçou, em dezembro de 2021, retirar a metade do país de maioria sérvia das instituições estatais.

A sua aproximação de Vladimir Putin, que visitou em Moscovo no início deste mês para reforçar o seu apoio à invasão da Ucrânia, tem sido alvo da atenção americana.

Segundo a AP, Dodik reagiu negativamente à demonstração de apoio dos dois bombardeiros americanos, reforçando que Washington “desrespeitou” o país e que o tratou “como um porquinho-da-índia que eles podem sufocar e a quem podem cortar o abastecimento aéreo pelo tempo que quiserem”

Em 1995, os Acordos de Paz de Dayton negociados pelos EUA puseram fim a uma guerra interna de quase quatro anos na Bósnia.

O conflito — que foi responsável por 100 mil mortes e milhões de desalojados — deixou o país dividido em três principais grupos étnicos: os bósnios muçulmanos, os sérvios ortodoxos e os croatas católicos.

A Bósnia foi então dividida em duas entidades autónomas – Republika Srpska e uma dominada por bósnios e croatas – ligadas por instituições compartilhadas em todo o Estado.

ZAP //

4 Comments

  1. Mais uma vez os EUA a alimentarem as guerras por todo o mundo. Nunca o mundo esteve tão perto de uma terceira guerra mundial como desde que Biden é presidente.

  2. Eles há muitos frustrados sorrateiros, que de vez em quando deitam as garras de fora, mas não MUDAS CASSETE, PÁ !
    Pois o Putin só vê aquilo que fugiu ao comunismo e que ele quer reunir de novo, só que as pessoas experimentaram sair debaixo do jugo comunista e não querem outra coisa, QUEREM CONTINUAR A SER LIVRES ! a poderem decidir quem vai governar ou não, a poderem decidir livremente as suas vidas sem terem UMA BARRA DE FERRO APONTADA ÀS COSTAS CONSTANTEMENTE !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.