Bolsonaro é “doente” e a corrupção “não atrapalha a economia”, diz Lula da Silva

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva

Lula da Silva afirmou, na primeira entrevista televisiva que fez a partir da televisão, que Jair Bolsonaro é “doente” e que a corrupção “não atrapalha a economia”.

Na sua primeira entrevista televisiva que fez a partir da prisão, Lula da Silva avalia o início de mandato de Jair Bolsonaro como “extremamente desastroso”, acusa-o de “não compreender as coisas” e de ser “doente”.

“Ele acaba de fazer um decreto a acabar com os conselhos populares criados a partir da Constituição de 1988. Defende barbaramente um estado armado e policialesco. Na cabeça dele, acha que as armas resolvem os problemas de toda a gente. Acaba autorizar que um fazendeiro pode usar arma e atirar em quem quiser. Acha que o problema do Brasil se resolve com armas, mas o problema do Brasil resolve-se é com livros, com escolas”, afirmou o antigo presidente brasileiro, em entrevista à BBC.

Para Lula, o juiz Sérgio Moro – que conduziu a Operação Lava Jato – chegou ao Governo de Bolsonaro como recompensa por tê-lo mandado prender. “Um juízo de 1ª instância fazer todos os desatinos que o Moro fez… ele fornecia à imprensa informações em primeira mão do jeito que entendia, a imprensa transformava a mentira do Moro em verdade e aí já se está condenado”, acusa Lula da Silva, referindo-se a uma gravação de uma conversa entre Moro e Dilma Rousseff.

Por estes motivos, Lula considera que Sérgio Moro não continuará muito tempo ao lado de Bolsonaro no poder. “Ele não nasceu para isto. Nasceu para se esconder atrás de uma toga e ficar a ler o Código Penal. Ele tem de se submeter a debate. Eu, por exemplo, adoraria, quando saísse daqui, fazer um debate com ele sobre os crimes que cometi.”

Mas os insultos estenderam-se também ao atual Presidente brasileiro. “Bolsonaro, em vez de só dizer porcaria, devia dizer: ‘Eu vou sair daqui a ser melhor que o Lula. Vou fazer universidades, vou investir em ciência e tecnologia, vou fazer mais casas'”.

“Corrupção tem peso, mas não ao ponto de atrapalhar”

Questionado sobre a corrupção que assola o país, Lula da Silva nega as acusações. “Não acredito que o Moro e o juiz que me condenou durmam com as consciência tranquila com que eu durmo.”

“Sou um homem que estou muito tranquilo com a minha consciência. Só me tenho a mim e a esse povo maravilhoso lá fora. Quando provar a minha inocência, posso morrer tranquilo. Vou lutar para que os setores progressistas da sociedade voltem a governar esse país. Não é possível viver com a quantidade de mentira com que nós vivemos”, afirmou.

No entanto, o ex-presidente brasileiro considera que a corrupção não é um problema grave: “acho que a corrupção tem um peso, mas não ao ponto de atrapalhar o crescimento da economia do Brasil”.

“O que atrapalha mesmo o crescimento da economia do Brasil é que o Brasil nunca pensou efetivamente em se desenvolver. O Brasil contentou-se em ser o que é: um país para 35 milhões e o resto que sejam número. Todos os mecanismos de combate à corrupção foram feitos nos meus oito anos e nos quatro da Dilma. Tudo!”, rematou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Kkkkk..Bolsonaro é meio grosso , mas de que doença o larápio fala?
    E quanto espaço ainda tem esse picareta chamado lula…

  2. Você conhece algum politico que não seja, larápio e picareta?
    Talvez em Marte, aqui no planeta Terra em qualquer pais São todos uma porcaria só,seja direita e esquerda, centro…. ou pro lado que quiser virar

    Politico nem profissão é para receber salário e muito menos ganhar mais daqueles que sutentam o salário deles , se o sálario minimo é pouco então que nem isso recebam

    Tem graça a pessoa ficar ralando o dia inteiro e chegar no fim do mês não ter nada ou quase, e uns porcarias desses nadando no dinheiro

    O mundo está nessa situção porque o lema é sempre crescei e multiplicaivos como coelhos

    Ai não a cristo que aguênta dá serviço prá todo mundo,

    desemprego, fome, bandidagem, trafico, vagabundos , crianças pedindo esmola, falta de moradia, guerras, é tudo é tudo por causa desse lema,

    “crescei e multiplicaivos como coelhos”

    Tem cabimento um casal parir 12 filhos ou mais e recebendo um sálario minimo ou nem isso
    pra sustentar seus filhos, vai sobrar pra quem tomar cont dessas crianças que não tem nada com isso, vai ser o ESTADO ou vai ser a familia ou vai ser nós

    As pessoas tem que ter responsabilidades, o casal deve ter no máximo 3 filhos, todo mundo seguindo isso em pouco tempo diminui o tanto de gente que nasce no mundo e não precisa tirar a vida de ninguém pra isso como é feito normalmente , porque você acham que existe guerrras?

    É justamente prá isso porque tem muita gente morando montoados e plneta não uporta tanta gente, por isso que exite guerra

    até as proprias formigas, abelhas, etc guerrreiam entre si por causa disso

    Prá que serve a porra da camisinha e da pilula do dia seguinte?

    quem fazer mais que isso tinha que ser castrado, nossa senhora o povo tem que ter noção das coisas, tá situação que tá e ninguém sabe porque e aqueles que sabem não falam

    So dois ganham com essa bagunça o Estado com mais impostos e as religiões com seus dizimos

    o resto ?????
    Tem cabimemento o papa falar que não pode usar camisinha? Então ele e a cambada dele que tinha sustentar a familia da pessoa pro resto da vida, e parar de transferir o problema pros outros

    Já tá uma bagunça e querem colocar essa montoeira de gente no mundo

    Partido politico = coisa quebrada e inútil

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …