Bolor que levou à descoberta da penicilina pode ajudar a combater superbactérias

(dr) CABI

Uma estirpe original do fungo Penicillium de Alexander Fleming, usado para produzir a penicilina

Cientistas fizeram ‘despertar’ o bolor que levou à descoberta da penicilina, nos anos 20, pois acreditam que poderá fornecer novas luzes sobre como vencer a resistência aos antibióticos.

A descoberta acidental da penicilina por Alexander Fleming, em 1928, quando bolor contaminou uma das suas placas de Petri, mudou o curso da Medicina moderna, com o aparecimento de antibióticos fundamentais para o declínio de muitas doenças ao longo do século XX.

Agora, conta a estação televisiva CNN, cientistas ‘acordaram’ este bolor e sequenciaram o seu genoma pela primeira vez, pois pensam que as informações recolhidas podem ajudar na luta contra a resistência aos antibióticos.

“Surpreendentemente, depois de todo este tempo no congelador, voltou a crescer com bastante facilidade. É bastante fácil, basta retirá-lo do tubo e colocá-lo numa placa de Petri”, declarou Tim Barraclough, professor do Departamento de Ciências da Vida da Imperial College London e do Departamento de Zoologia da Universidade de Oxford.

“Percebemos, para nossa surpresa, que ainda ninguém havia sequenciado o genoma deste Penicillium original, apesar do seu significado histórico para a área”, acrescentou.

Segundo o canal norte-americano, a equipa usou a informação genética para comparar o bolor de Fleming com duas estirpes de Penicillium dos Estados Unidos que são usadas para produzir antibióticos numa escala industrial.

Os investigadores examinaram dois tipos de genes: aqueles que codificam as enzimas que o fungo usa para produzir penicilina; e aqueles que regulam as enzimas, por exemplo, controlando quantas são feitas.

“Pode dar-nos algumas sugestões de como podemos tentar melhorar a nossa utilização ou o desenvolvimento de antibióticos para combater bactérias”, disse Barraclough, um dos autores do estudo publicado, a 24 de setembro, na revista científica Scientific Reports.

“Tem sido feito um grande esforço na busca de novas classes de antibióticos. Mas, depois, quando cada um deles é colocado à disposição, acontece a mesma coisa após um período de tempo: passam-se cinco ou 10 anos e, então, já lhes temos resistência”.

A equipa está a “olhar para as variações mais subtis dentro de uma classe de antibióticos e como isso pode variar na natureza, e se podemos usar essas diferenças mais subtis para mudar um pouco o equilíbrio no combate a essas bactérias”, acrescenta.

De acordo com a CNN, estima-se que, até 2050, a resistência aos medicamentos resulte em 10 milhões de mortes por ano.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Entre "bomba atómica" e "cozinhado" de última hora, Marcelo recebeu Rangel (para irritação de Rio)

O Presidente da República recebeu Paulo Rangel numa altura em que tenta ainda "cozinhar" um entendimento de última hora para aprovação do Orçamento de Estado para 2022, de modo a evitar a "bomba atómica" da …

Sarabia (2E) do Sporting disputa a bola com Ricielli (2D) do Famalicão durante jogo da Taça da Liga

Sporting 2-1 Famalicão | Leões roubaram a bola e não deram hipóteses

O Sporting venceu o Famalicão 2-1, em jogo do grupo B da Taça da Liga, no qual, apesar da diferença mínima, não deu hipóteses ao adversário e controlou-o desde o primeiro ao último minuto. Finalmente Rúben …

Cidade australiana está a dar terrenos de graça para atrair novos moradores

Uma cidade em Queensland, na Austrália, está a doar terrenos numa tentativa de aumentar a sua população de apenas 800 pessoas. Em declarações ao site news.com.au, as autoridades da cidade australiana de Quilpie explicaram que estão …

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O jogador do Santa Clara, Chindris, festeja um golo contra o FC Porto

Santa Clara 3-1 FC Porto | Eficácia atira dragões para fora da Taça da Liga

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o FC Porto por 3-1, atirando os portistas para fora da Taça da Liga, num jogo em que a eficácia açoriana fez a diferença. Os golos do triunfo açoriano …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …