Bolacha que sobreviveu ao Titanic leiloada por 21 mil euros

DR Henry Aldridge & Son

Bolacha com 103 anos que sobreviveu ao Titanic leiloada por 21 mil euros.

Bolacha com 103 anos que sobreviveu ao Titanic leiloada por 21 mil euros.

Pode-se dizer que é a bolacha mais valiosa do mundo, depois de ter sido vendida por 21 mil euros num leilão. Este biscoito de 103 anos sobreviveu intacto e sem qualquer trincadela ao naufrágio do Titanic.

A casa de leilões Henry Aldridge & Son colocou à venda, no passado fim-de-semana, esta bolacha muito especial que sobreviveu ao naufrágio do Titanic em 1912.

Com 103 anos de vida, a bolacha fazia parte de um dos “kits” de sobrevivência de um dos barcos salva-vidas. Foi leiloada por 23 mil dólares, cerca de 21 mil euros.

A bolacha foi “salva” por um casal que seguia em lua-de-mel no Carpathia, navio que socorreu o Titanic quando se deu a tragédia.

James Fenwick e a esposa Mabel, recém-casados na altura do naufrágio, guardaram-na como lembrança da viagem e preservaram-na num envelope feito de película de filme Kodak.

Fabricada pela empresa Spillers and Bakers, sobretudo conhecida como produtora de biscoitos de cão, a bolacha não se deteriorou nem apodreceu por ter sido criada como um alimento de sobrevivência, feita para resistir no tempo.

No mesmo leilão em que foi licitada, foi também vendida uma fotografia com o iceberg, contra o qual o Titanic terá chocado, por mais de 44 mil euros.

Em Setembro passado, foi leiloado, por mais de 81 mil euros, o menu do último almoço servido no Titanic que incluiu costeletas de carneiro, batatas fritas e batatas assadas, um “buffet” de peixe, presunto e carne de vaca, uma tarte de maçã e uma selecção de oito queijos.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …

Extinção do SEF aprovada na especialidade no Parlamento

A proposta do PS e do Bloco de Esquerda sobre a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, esta quarta-feira. Segundo o jornal Público, …