Há uma boa razão para termos medo do escuro

Enquanto crianças, praticamente todos tínhamos medo do escuro. Felizmente, para a maioria de nós, as criações infantis associadas à ausência de luz nunca se tornaram realidade.

Mas alguma vez pensou sobre o que terá causado um medo tão intangível ao escuro? Segundo o HuffPost, um medo saudável ao escuro dificilmente é infundado e pode haver uma explicação razoável para estar à espreita nas sombras da psique humana.

Alguns especialistas acreditam que quando o medo está associado ao período entre o anoitecer e o amanhecer, é necessário “olhar para outro amanhecer, o da espécie humana, para obter respostas”.

“Fomos provavelmente construídos ao longo da evolução, através da seleção natural, para desenvolver este medo, e a escuridão seria uma daquelas situações que estamos predispostos a temer mais facilmente”, disse Martin Anthony, professor de Psicologia na Universidade Metropolitana de Toronto.

De acordo com um artigo do Grunge, este e outros especialistas classificam o fenómeno como “medo preparado”. Essencialmente, é um medo de potenciais ameaças que não podemos medir.

Provavelmente, os nossos antepassados pré-históricos hesitavam em aventurar-se nas sombras devido à presença potencial de predadores perigosos que não conseguiam ver e, com o passar dos séculos, o medo do escuro tornou-se absorvido pela nossa condição cognitiva, relatou a CNN.

Mesmo agora, sabemos que não é a melhor ideia caminhar sozinho para casa à noite ou optar por atalhos ou becos escuros.

Para alguns, o medo de lugares escuros pode ter sido incitado por acontecimentos traumáticos. A psicóloga Krystal Lewis ponderou sobre o assunto quando explicou como certos adultos “temem o escuro como resultado de uma experiência negativa que tiveram à noite. Quer seja um roubo ou um ataque ou outra coisa qualquer, podem associar a experiência com a noite e o escuro”.

No entanto, a especialista também partilhou com a Psychwire que a maioria das crianças experimenta uma espécie de medo primário do escuro e a maioria acaba por perdê-lo com o tempo.

Nem sempre é um acontecimento que nos assombra quando tentamos dormir: “para a maioria dos jovens, é realmente essa incerteza que paira sobre as suas cabeças cansadas depois de os pais lhes darem um beijo de boa noite e apagarem as luzes”, lê-se ainda no artigo.

Quer seja causada por monstros imaginários ou monstros humanos que nos querem invadir e magoar quando a nossa guarda está em baixo, a maioria experimenta um medo de escuridão em algum momento da sua vida.

De facto, o psicólogo John Mayer disse à Glamour em 2017 que este medo particular é “muito comum” entre os adultos e, segundo algumas estimativas, 11% da população norte-americana tem medo da escuridão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.