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BMW abre uma fábrica que não existe para poupar milhões de euros

BMW/Nvidia

A BMW inaugurou a primeira fábrica virtual do mundo. Esta inovação pode permitir à fabricante germânica poupar milhões de euros.

Abrir uma fábrica de automóveis é um algo extremamente complexo e dispendioso, que exige um grande investimento financeiro e recursos humanos altamente qualificados.

O investimento inicial pode chegar a mil milhões de euros. Esse valor inclui a aquisição de terrenos, a construção das instalações, a compra de equipamentos e máquinas de produção, a contratação de engenheiros, técnicos e outros profissionais, bem como o desenvolvimento de novos modelos de veículos.

Até à fábrica começar a ser construída, o processo é longo. É necessário um planeamento cuidado e milhares de horas em reuniões ao longo de mais de uma década. Ainda assim, nada evita que os problemas surjam assim que a fábrica entrar em operação.

São milhões de euros que se perdem a cada dia que passa sem que o problema seja resolvido. A BMW, contudo, encontrou uma forma de contornar este percalço.

A empresa germânica inaugurou aquela que é a primeira fábrica virtual totalmente operacional do mundo.

De acordo com o El Confidencial, é “um gémeo digital perfeito” da futura fábrica de 400 hectares da BMW em Debrecen, na Hungria. A nova fábrica deverá abrir portas em 2025, planeando-se que produza cerca de 150 mil veículos por ano.

A BMW passou os últimos anos a criar uma versão totalmente digital da sua futura fábrica, em colaboração com a Nvidia, uma famosa empresa norte-americana de tecnologia que, entre outras coisas, produz hardware e software para computadores.

A Nvidia tem-se dedicado ao desenvolvimento do Omniverse, um metaverso para que empresas possam planear e otimizar processos industriais. Isto permitirá às empresas poupar milhões de euros em imprevistos após a aberturas das suas fábricas.

BMW/Nvidia

“Um dos maiores problemas [para empresas industriais] é que elas não podem ver se a sua fábrica vai funcionar até que a construam”, diz Rev Lebaredian, vice-presidente da Omniverse.

Na semana passada, o BMW Group anunciou, em Munique, os seus resultados de 2022. O grupo alemão registou um aumento de mais de 49% do lucro, para 18,6 mil milhões de euros. As vendas cresceram 29,5%, mas foram vendidos menos veículos.

Daniel Costa, ZAP //

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