“Blue Monday”: hoje é o dia mais triste do ano

SXC

-

Conhecido como “Blue Monday” (ou “segunda-feira da depressão”, em português), o dia de hoje é considerado por muitas pessoas como o mais deprimente do ano. E não é preciso pensar muito para perceber os motivos de tanta tristeza.

Depois de vários dias de festas, comezainas e descanso, a maioria dos indivíduos voltam hoje para as suas rotinas de trabalho. E não é só isso. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, é na primeira segunda-feira do ano que as pessoas se lembram das contas que precisam pagar, provenientes dos excessos nas compras de Natal, por exemplo.

E para quem vive no Hemisfério Norte, a segunda-feira deve estar ainda mais melancólica. Com o frio intenso, nevascas, céu cinzento e o aumento no número de casos de constipações, é mesmo difícil fazer com que o dia fique menos deprimente.

Comprovado

A “Segunda da depressão” foi identificada pela primeira vez em 2005, pelo académico Cliff Arnall. O investigador levou em consideração vários factores, como as condições do clima, níveis de endividamento, e o número de dias que passaram desde o fim das férias do Final de Ano.

Ao princípio, a “Blue Monday” era considerada a última segunda-feira de janeiro. No entanto, ao longos dos últimos três anos, os investigadores analisaram mais de dois milhões de tweets de britânicos com o objectivo de identificar os períodos em que as pessoas publicavam mais frases indicando uma queda no humor ou com linguagem negativa. O resultado? A primeira semana de janeiro é mesmo a mais triste.

Bem, ninguém vai pagar as suas contas ou ir ao trabalho por si, mas o Mashable separou 24 coisas que podem ajudar a animar um pouco e diminuir a sua má-disposição de hoje.

Os dias mais felizes virão

Estudiosos que monitorizam os comportamentos nas redes sociais também identificaram as datas onde as pessoas são “mais felizes”. A consoada e o dia de Natal são as datas onde as pessoas estão mais contentes, seguido do Ano Novo.

Em terceiro lugar, o Dia dos Namorados (Valetine’s Day), que é comemorado no dia 14 de fevereiro.

AP / ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.