Desmascarada blogger que fez fortuna graças a um cancro falso

Belle Gibson / Instagram

Belle Gibson, a blogger australiana que fez dinheiro com um cancro falso

A australiana Belle Gibson transformou-se numa figura pública no seu país e garantiu uma conta bancária bem recheada, graças ao sucesso que fez na Internet com a sua história de sobrevivente de um cancro terminal. Só que era mesmo apenas isso: uma história… inventada.

A farsa da conhecida blogger australiana, que partilhava com os seus seguidores como tinha vencido um cancro no cérebro com uma alimentação saudável e terapias alternativas, foi desvendada por estes dias e Belle Gibson não teve outro remédio senão admitir que era tudo mentira.

“Nada é verdade”, sustenta a blogger numa entrevista à revista Australia’s Women’s Weekly, cujas declarações têm sido disseminadas por diversos órgãos de informação mundiais.

Tudo começou em 2013, quando Belle Gibson começou a contar num blogue detalhes sobre a sua alegada luta contra um tumor cancerígeno no cérebro que lhe teria sido detectado em 2009, quando tinha supostamente apenas 20 anos. Partilhava receitas saudáveis e terapias alternativas que teria usado para combater a doença e construiu um negócio de sucesso em torno desta mentira.

O lançamento da primeira aplicação mundial para telemóvel dedicada à saúde e ao bem-estar, com o patrocínio da Apple, foi um dos maiores feitos de Belle Gibson e um dos que mais dinheiro lhe rendeu.

Mas ela também lançou um livro de receitas intitulado “The Whole Pantry” e tornou-se numa figura reconhecida e seguida por muitos nas redes sociais, alvo da atenção dos media e premiada com várias distinções, nomeadamente o prémio de Mulher Divertida e Destemida, que lhe foi atribuído pela revista Cosmopolitan australiana em 2014.

Ainda em 2014, a ELLE Austrália publicou um artigo sobre Belle intitulado “A mulher mais inspiradora que conheceram neste ano“.

Após dois anos de sucesso, a mentira de Belle Gibson começou a ser descoberta quando se soube que não doou nem um cêntimo dos 300 mil dólares australianos (cerca de 216 mil euros) dos lucros do seu negócio que tinha prometido a instituições de solidariedade social.

A investigação partiu daí e o castelo desfez-se – nem sequer a idade que alegava ter era verdade. Nem tão pouco o facto de ter estado morta durante quase três minutos, durante uma operação ao coração, ou de ter sido diagnosticada com outros tipos de cancro, igualmente vencidos.

Belle Gibson está agora em modo de controle de danos – já apagou diversas fotos das suas redes sociais, nomeadamente as alusivas ao suposto cancro, e a sua conta do Instagram, onde tinha mais de 200 mil seguidores, passou a modo privado.

Não quero perdão“, diz na entrevista à Australia’s Women’s Weekly ,que nota que ela “chorou facilmente” ao longo da entrevista, sempre que pressionada para responder às perguntas mais difíceis.

“Acima de tudo, gostaria que as pessoas dissessem ‘ok, ela é humana'”, refere ainda Belle Gibson na entrevista, falando da “infância problemática“, de como saiu de casa dos pais aos 12 anos, da má relação com os progenitores, da saída precoce da escola e até revelando que a mãe lhe mudou o nome cinco vezes quando era pequena.

Belle Gibson surge na revista num tom de arrependimento e de desculpabilização pelos alegados fardos do passado que carregará, mas a revista ELLE divulga um e-mail anónimo que recebeu de alguém que diz conhecê-la desde a infância a notar que é uma “mentirosa compulsiva”, “um lobo em pele de cordeiro e uma mestre da manipulação”.

Para lá do que é real ou mentira, fica a certeza de que nem tudo o que nos contam na Internet é verdade, por mais bonito que pareça.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.