Astrónomos descobrem o blazar mais distante alguma vez observado

M. Weiss/CfA

Galáxias alimentadas por buracos negros, chamadas blazares

Uma equipa de astrónomos encontrou um blazar a 13 mil milhões de anos-luz da Terra. Este corpo celeste acabou de se tornar, oficialmente, o blazar mais distante alguma vez detetado.

Blazares são um tipo de galáxias que estão entre os objetos mais luminosos do Universo. No coração de um blazar, encontra-se um buraco negro supermassivo de milhões de massas solares cercado por um disco de gás quente e poeira.

À medida que o material no disco cai em direção ao buraco negro, alguns formam jatos duplos que explodem partículas subatómicas diretamente do disco em direções opostas quase à velocidade da luz, conforme relata o Sci-News.

O blazar PSO J030947.49 + 271757.31 (cuja abreviação corresponde a PSO J0309 + 27) foi descoberto graças aos dados dos NRAO VLA Sky Survey e do Panoramic Survey Telescope e Rapid Response System PS1. Este tipo de galáxia, cujo centro “atira” radiação gama em altas concentrações, é o mais distante alguma vez observado.

“O espectro que apareceu diante dos nossos olhos confirmou que o PSO J0309 + 27 é, na verdade, um núcleo galáctico ativo, ou uma galáxia cujo núcleo central é extremamente brilhante devido à presença, no centro, de um buraco negro supermassivo alimentado pelo gás e pelas estrelas que envolve”, explicou Silvia Belladitta, da Universidade de Insubria, na Itália.

(dr) Belladitta et al

A luz do PSO J0309 + 27 originou-se quando o Universo tinha menos de mil milhões de anos, há quase 13 mil milhões de anos, adianta o artigo científico, publicado recentemente no Astronomy & Astrophysics.

“Observar um blazar é extremamente importante. Para todas as fontes descobertas deste tipo, sabemos que deve haver 100 similares, mas a maioria é orientada de maneira diferente e, portanto, é fraca demais para ser vista diretamente“, explica a investigadora.

A posição do blazar em relação ao nosso planeta permitiu a sua observação. Agora, o PSO J0309 + 27 permitirá aos astrónomos quantificar, pela primeira vez, os poderosos jatos relativísticos presentes no Universo primordial.

Os blazares do início do Universo representam as “sementes” de todas os buracos negros supermassivos que existem atualmente no Cosmos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …