Astrónomos descobrem o blazar mais distante alguma vez observado

M. Weiss/CfA

Galáxias alimentadas por buracos negros, chamadas blazares

Uma equipa de astrónomos encontrou um blazar a 13 mil milhões de anos-luz da Terra. Este corpo celeste acabou de se tornar, oficialmente, o blazar mais distante alguma vez detetado.

Blazares são um tipo de galáxias que estão entre os objetos mais luminosos do Universo. No coração de um blazar, encontra-se um buraco negro supermassivo de milhões de massas solares cercado por um disco de gás quente e poeira.

À medida que o material no disco cai em direção ao buraco negro, alguns formam jatos duplos que explodem partículas subatómicas diretamente do disco em direções opostas quase à velocidade da luz, conforme relata o Sci-News.

O blazar PSO J030947.49 + 271757.31 (cuja abreviação corresponde a PSO J0309 + 27) foi descoberto graças aos dados dos NRAO VLA Sky Survey e do Panoramic Survey Telescope e Rapid Response System PS1. Este tipo de galáxia, cujo centro “atira” radiação gama em altas concentrações, é o mais distante alguma vez observado.

“O espectro que apareceu diante dos nossos olhos confirmou que o PSO J0309 + 27 é, na verdade, um núcleo galáctico ativo, ou uma galáxia cujo núcleo central é extremamente brilhante devido à presença, no centro, de um buraco negro supermassivo alimentado pelo gás e pelas estrelas que envolve”, explicou Silvia Belladitta, da Universidade de Insubria, na Itália.

(dr) Belladitta et al

A luz do PSO J0309 + 27 originou-se quando o Universo tinha menos de mil milhões de anos, há quase 13 mil milhões de anos, adianta o artigo científico, publicado recentemente no Astronomy & Astrophysics.

“Observar um blazar é extremamente importante. Para todas as fontes descobertas deste tipo, sabemos que deve haver 100 similares, mas a maioria é orientada de maneira diferente e, portanto, é fraca demais para ser vista diretamente“, explica a investigadora.

A posição do blazar em relação ao nosso planeta permitiu a sua observação. Agora, o PSO J0309 + 27 permitirá aos astrónomos quantificar, pela primeira vez, os poderosos jatos relativísticos presentes no Universo primordial.

Os blazares do início do Universo representam as “sementes” de todas os buracos negros supermassivos que existem atualmente no Cosmos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fisco não se compromete com reembolsos rápidos do IRS

O prazo de entrega da declaração de IRS relativa a 2019 arranca esta quarta-feira e prolonga-se até 30 de junho. Neste momento, a Autoridade Tributária e Aduaneira não se compromete com reembolsos rápidos. De acordo com …

ASAE abre processos crime por preços de álcool, luvas e máscaras inflacionados em 400%

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) abriu nove processos crime após encontrar situações em que os preços praticados de álcool, luvas e máscaras estavam inflacionados em 300% ou 400%. Estes são produtos maioritariamente usados …

Animais terrestres começaram a morrer muito antes da vida marinha no Permiano

Uma equipa internacional de geólogos e paleobiólogos descobriu evidências que poderão redefinir a linha do tempo estabelecida quando a vida começou a desaparecer na extinção do Permiano-Triássico. Há cerca de 252 milhões de anos, a grande …

Num clima de incerteza, Orçamento do Estado entra em vigor

O Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) entra em vigor esta quarta-feira, depois de ter sido publicado ontem em Diário da República.  O documento foi promulgado, a 23 de março, pelo Presidente da República, depois de ter …

DGS admite 9.500 infetados, pico pode já ter ocorrido e Costa não descarta reabertura gradual das escolas

Na terça-feira, decorreu uma reunião à porta fechada que juntou o núcleo de especialistas da Direção-Geral de Saúde e do Instituto Ricardo Jorge com a elite política e os parceiros sociais. Alguns ficaram "otimistas", outros …

Os seus dentes podem contar a história da sua vida

Um novo estudo mostrou a forma como os nossos dentes podem ter sinais de eventos de vida e do nosso estilo de vida, desde o nascimento e dieta até tempos difíceis e a menopausa. A investigação …

Não há pautas. Notas do 2.º período vão ser enviadas diretamente aos alunos

As notas do 2.º período vão ser comunicadas diretamente aos alunos para salvaguardar a proteção de dados, uma vez que não se podem deslocar às escolas para consultar as pautas. O anúncio foi feito esta terça-feira …

“Terrorismo e pirataria”. Maduro acusa navio cruzeiro português de afundar barco da Marinha da Venezuela

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" de ter realizado um ato de "terrorismo e pirataria" contra um barco da Marinha venezuelana que se afundou segunda-feira, após colidirem. Nicolás Maduro …

O tratamento para a covid-19 pode já existir em medicamentos antigos

O tratamento para a covid-19 pode já existir em medicamentos antigos usados para outras doenças. Os cientistas estão a usar partes do coronavírus para encontrá-los. Um pouco por todo o mundo, equipas de investigadores estão já …

Cientistas procuraram matéria escura na Via Láctea, mas só encontraram o vazio

Uma análise dos dados brutos da Via Láctea colhidos ao longo de 20 anos pelo telescópio espacial de raios-X XMM-Newton fez com que uma das principais hipóteses de matéria escura fosse descartada. Três jovens físicos dos …