Bispos da Guarda e Viseu não afastam padres suspeitos de abusos sexuais

1

O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, e o bispo de Viseu, D. António Luciano, não afastaram dois sacerdotes acusados de terem abusado sexualmente de menores.

Na Guarda, o padre de 62 anos chegou à paróquia da Covilhã com a promessa de ajudar os jovens que desejavam ingressar no seminário. O Jornal de Notícias avança que terá sido num desses encontros de preparação que os abusos sexuais aconteceram.

O caso foi denunciado ao Ministério Público e está a ser investigado pela Polícia Judiciária. A denúncia foi feita pelo colega que tinha, à data dos abusos, 12 anos e garante que foram abusados mais dois rapazes.

D. Manuel Felício garante que “sempre comunicou a quem de direito todas as denúncias, mesmo as anónimas”.

No caso de Viseu, a denúncia foi apresentada por uma mulher que diz ter sido “violentada” quando era adolescente. Na altura, frequentava um estabelecimento de ensino religioso e pretendia ser freira.

O caso foi comunicado à Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis e pela linha telefónica criada pelos Jesuítas.

De acordo com o Jornal de Notícias, ambos os sacerdotes continuam em funções nas respetivas paróquias, apesar de Conferência Episcopal Portuguesa ter dado indicações em contrário relativamente a casos de abuso sexual de menores.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.