Bisneto de Mussolini é candidato da extrema-direita às eleições europeias

Caio Giulio Cesare Mussolini / Facebook

Caio Giulio Cesare Mussolini

Caio Giulio Cesare Mussolini, bisneto do ditador italiano Benito Mussolini, é candidato às eleições europeias pela força partidária Irmãos de Itália, um pequeno partido de extrema-direita, afirmou o próprio numa entrevista divulgada esta terça-feira.

“Todos querem colocar um Mussolini no boletim de voto”, disse o antigo oficial da marinha de 50 anos, atualmente empresário com negócios nos Emirados Árabes Unidos, em declarações ao jornal italiano Il Messaggero, avançou o Expresso.

Ao diário italiano, o empresário reconheceu que nunca foi um político, assegurando, no entanto, ter “respirado” política toda a sua vida.



Esta não é a primeira vez que o apelido do ditador Mussolini – que liderou a Itália entre 1922 e 1943 (autodesignando-se ‘Duce’ desde 1925) – entra numa campanha eleitoral. Caio Giulio Cesare é primo de Alessandra Mussolini, neta do ditador, que é eurodeputada desde 2014, após ter sido senadora e deputada nacional.

Mi hanno riattivato l'account personale di facebook, con tanto di scuse per via indiretta. E' la nostra prima vittoria….

Publicado por Caio Giulio Cesare Mussolini em Segunda-feira, 8 de abril de 2019

Nascido na Argentina, Caio Giulio Cesare acredita que não foi escolhido pelo seu nome de família, mas sim pelo “primeiro nome”, pelo seu sentido de dever e pela sua experiência a nível internacional.

No Parlamento Europeu, em Estrasburgo, “defenderei o interesse nacional em cada uma das minhas ações e nos meus votos”, afirmou o candidato, em linha com o discurso ultranacionalista do partido Irmãos de Itália (Fratelli d’Italia – Alleanza Nazionale, na designação do partido em italiano), cuja cabeça de lista é Giorgia Meloni.

As eleições europeias 2019 vão ter lugar de 23 a 26 de maio. Em Itália, país que terá 76 dos 705 eurodeputados da futura composição do Parlamento Europeu (a menos que, nessa altura, o Reino Unido continue a ser membro da União Europeia), as eleições acontecem a 26 de maio.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia. Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, …

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …