Bis de Slimani dá vitória do Sporting sobre FC Porto

O Sporting impôs este sábado a primeira derrota (2-0) ao FC Porto, em jogo 15ª jornada da I Liga de futebol, vitória assente na supremacia do coletivo dos leões face às individualidades portistas, recuperando a liderança do campeonato.

Em Alvalade, um bis do internacional argelino Islam Slimani, aos 27 e 85 minutos, permitiu ao conjunto de Jorge Jesus superar o combinado do espanhol Julen Lopetegui, roubando-lhe a liderança.

Ao longo do jogo, em termos ofensivos, o FC Porto dependeu muito das iniciativas dos seus dois alas, Corona e Brahimi, mas o Sporting defendeu sempre como equipa, com sentido posicional e de entreajuda, que permitiu que a ação daqueles não tivesse consequências para a baliza de Rui Patrício.

Assistiu-se a um grande jogo, pela dinâmica, intensidade, qualidade do futebol, oportunidades de golo, mas o Sporting mereceu indiscutivelmente o triunfo, porque foi claramente a melhor equipa, a que revelou maior entrosamento, fio de jogo e dinâmica ofensiva, perante um FC Porto que não conseguiu responder ao mesmo nível no plano coletivo.

Se na primeira parte o FC Porto ainda foi conseguindo a custo suster a maior dinâmica ofensiva do Sporting, que deteve quase sempre a iniciativa do jogo, na segunda parte, face à necessidade de subir um pouco mais terreno por força do resultado negativo, expôs-se e poderia até ter sofrido uma derrota mais pesada.

A equipa portista nunca conseguiu aproveitar o adiantamento do bloco leonino, sempre muito subido, por mérito contrário, fruto de segurança na posse e circulação de bola e do reposicionamento inteligente dos seus jogadores quando a perdiam.

Raramente o FC Porto conseguiu meter bolas nas costas da defesa leonina, quando recuperava a sua posse, apostando essencialmente num jogo mais direto para os seus alas, Corona e Brahimi, dois executantes de primeira água nos lances de um contra um, mas que esbarraram sempre nas dobras dos defesas e médios leoninos.

O Sporting abriu o marcador aos 27 minutos, por Slimani, de cabeça, num livre tenso de Jefferson, golo esse inteiramente justificado ao intervalo, por ter sido a melhor equipa, a que mais atacou, mais pressionou, mais lances de perigo criou.

No entanto, foi na segunda parte que essa supremacia se acentuou face à necessidade de o FC Porto, estando a perder, ter de subir no terreno e dar mais espaços, quer na zona intermediária quer na costas da sua defesa.

Brahimi e Corona continuavam a constituir uma ameaça com bola no pé – sem ela têm escassa participação a fechar os respetivos flancos, uma das razões porque o Sporting se superiorizou face à profundidade ofensiva que os seus laterais asseguraram -, mas o Sporting continuou sólido a defender e passou a explorar os espaços em lances de contragolpe.

Aos 64 e 70 minutos, o ataque dos leões enviou uma bola à barra, por Slimani, de cabeça, a cruzamento de João Mário, e outra ao poste por Adrien, a culminarem jogadas coletivas de golo feito, mas criou também outros lances de perigo iminente de golo.

O FC Porto tentava desesperadamente chegar ao golo, o discernimento era cada vez menos, Lopetegui tinha lançado André André aos 54 minutos sem resultado prático, e não arriscou na entrada de André Silva para jogar ao lado de Aboubakar na área, preferindo trocar um pelo outro, aos 71.

Por seu lado, Jorge Jesus mexeu bem ao lançar Gelson Martins aos 62 minutos para o lugar de Matheus, a acusar desgaste, o que proporcionou uma maior acutilância aos lances ofensivos do Sporting, que culminariam com o segundo golo de Slimani, aos 85, na sequência de um passe açucarado de Bryan Ruiz.

Em suma, o Sporting foi globalmente superior, mereceu vencer e Jorge Jesus ganhou claramente o duelo tático com Lopetegui.

Após este triunfo, o Sporting voltou para a frente da classificação, agora com 38 pontos, mais dois do que o FC Porto, que caiu para segundo, e quatro do que o Benfica, terceiro, que hoje foi vencer a Guimarães por 1-0.

Futebol365

PARTILHAR

RESPONDER

TC recusa impugnação pedida pelo PSD sobre candidato de Castelo Branco. Direção avalia recurso

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu que o PSD não tem legitimidade no pedido de anulação de uma deliberação do Conselho de Jurisdição Nacional do partido sobre o candidato autárquico em Castelo Branco, recusando admitir uma …

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …

Avaria em rede europeia causou "apagão" parcial em Portugal e falhas no 112

O incêndio que queimou, este sábado, 500 hectares de vegetação no sudoeste de França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica …

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho, capitão de Abril

O capitão de Abril morreu, este domingo, aos 84 anos, no Hospital Militar, confirmou o presidente da Associação 25 de Abril. A notícia foi confirmada ao jornal online Observador pelo presidente da Associação 25 de Abril, …

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …