Bis de Slimani dá vitória do Sporting sobre FC Porto

O Sporting impôs este sábado a primeira derrota (2-0) ao FC Porto, em jogo 15ª jornada da I Liga de futebol, vitória assente na supremacia do coletivo dos leões face às individualidades portistas, recuperando a liderança do campeonato.

Em Alvalade, um bis do internacional argelino Islam Slimani, aos 27 e 85 minutos, permitiu ao conjunto de Jorge Jesus superar o combinado do espanhol Julen Lopetegui, roubando-lhe a liderança.

Ao longo do jogo, em termos ofensivos, o FC Porto dependeu muito das iniciativas dos seus dois alas, Corona e Brahimi, mas o Sporting defendeu sempre como equipa, com sentido posicional e de entreajuda, que permitiu que a ação daqueles não tivesse consequências para a baliza de Rui Patrício.

Assistiu-se a um grande jogo, pela dinâmica, intensidade, qualidade do futebol, oportunidades de golo, mas o Sporting mereceu indiscutivelmente o triunfo, porque foi claramente a melhor equipa, a que revelou maior entrosamento, fio de jogo e dinâmica ofensiva, perante um FC Porto que não conseguiu responder ao mesmo nível no plano coletivo.

Se na primeira parte o FC Porto ainda foi conseguindo a custo suster a maior dinâmica ofensiva do Sporting, que deteve quase sempre a iniciativa do jogo, na segunda parte, face à necessidade de subir um pouco mais terreno por força do resultado negativo, expôs-se e poderia até ter sofrido uma derrota mais pesada.

A equipa portista nunca conseguiu aproveitar o adiantamento do bloco leonino, sempre muito subido, por mérito contrário, fruto de segurança na posse e circulação de bola e do reposicionamento inteligente dos seus jogadores quando a perdiam.

Raramente o FC Porto conseguiu meter bolas nas costas da defesa leonina, quando recuperava a sua posse, apostando essencialmente num jogo mais direto para os seus alas, Corona e Brahimi, dois executantes de primeira água nos lances de um contra um, mas que esbarraram sempre nas dobras dos defesas e médios leoninos.

O Sporting abriu o marcador aos 27 minutos, por Slimani, de cabeça, num livre tenso de Jefferson, golo esse inteiramente justificado ao intervalo, por ter sido a melhor equipa, a que mais atacou, mais pressionou, mais lances de perigo criou.

No entanto, foi na segunda parte que essa supremacia se acentuou face à necessidade de o FC Porto, estando a perder, ter de subir no terreno e dar mais espaços, quer na zona intermediária quer na costas da sua defesa.

Brahimi e Corona continuavam a constituir uma ameaça com bola no pé – sem ela têm escassa participação a fechar os respetivos flancos, uma das razões porque o Sporting se superiorizou face à profundidade ofensiva que os seus laterais asseguraram -, mas o Sporting continuou sólido a defender e passou a explorar os espaços em lances de contragolpe.

Aos 64 e 70 minutos, o ataque dos leões enviou uma bola à barra, por Slimani, de cabeça, a cruzamento de João Mário, e outra ao poste por Adrien, a culminarem jogadas coletivas de golo feito, mas criou também outros lances de perigo iminente de golo.

O FC Porto tentava desesperadamente chegar ao golo, o discernimento era cada vez menos, Lopetegui tinha lançado André André aos 54 minutos sem resultado prático, e não arriscou na entrada de André Silva para jogar ao lado de Aboubakar na área, preferindo trocar um pelo outro, aos 71.

Por seu lado, Jorge Jesus mexeu bem ao lançar Gelson Martins aos 62 minutos para o lugar de Matheus, a acusar desgaste, o que proporcionou uma maior acutilância aos lances ofensivos do Sporting, que culminariam com o segundo golo de Slimani, aos 85, na sequência de um passe açucarado de Bryan Ruiz.

Em suma, o Sporting foi globalmente superior, mereceu vencer e Jorge Jesus ganhou claramente o duelo tático com Lopetegui.

Após este triunfo, o Sporting voltou para a frente da classificação, agora com 38 pontos, mais dois do que o FC Porto, que caiu para segundo, e quatro do que o Benfica, terceiro, que hoje foi vencer a Guimarães por 1-0.

Futebol365

PARTILHAR

RESPONDER

Enquanto Merkel coordena estados para travar terceira vaga, os britânicos já podem “pensar” nas férias de verão

O governo federal alemão está a planear aprovar uma nova legislação que lhe permitirá assumir o controlo dos estados e impor restrições uniformes em todo o país. O anúncio foi feito esta sexta-feira, segundo o Deutsche …

A montanha pariu um rato? (Ou nem tanto) Sócrates ainda arrisca 12 anos de prisão

José Sócrates livrou-se dos crimes de corrupção na Operação Marquês, mas o juiz Ivo Rosa acusou declaradamente o ex-primeiro-ministro de se ter "vendido" ao amigo Carlos Santos Silva. Só que o crime já prescreveu e, …

China multa Alibaba em 2,33 mil milhões de euros por violações antimonopólio

As autoridades chinesas multaram o gigante' de comércio online Alibaba em 18,2 mil milhões de yuan (equivalente a 2,33 mil milhões de euros) por abuso de posição dominante, noticiou este sábado a imprensa estatal na …

PSD disse "não" ao Chega no continente, mas não nos Açores. Rio teme "impacto nacional"

O PSD rejeitou acordos autárquicos com o Chega no continente e a possibilidade de coligações no arquipélago dos Açores entram em choque frontal com política autárquica da direção do partido de Rui Rio. Na quarta-feira, quando …

Dezenas de pessoas estiveram presentes no último adeus do "sempre fundamental" Jorge Coelho

Várias dezenas de pessoas compareceram este sábado de manhã na Basílica da Estrela para a missa de corpo presente do antigo dirigente e ministro socialista Jorge Coelho, "um elemento sempre fundamental nos momentos mais difíceis …

Desconfinamento já se faz sentir nos internamentos. R(t) já está acima de 1

O número de casos está a aumentar e este efeito já se começa a sentir nos internamentos. Esta foi a segunda semana consecutiva com aumento de casos, com uma média de 495 novos casos diários. De …

Plano contra o racismo. Bloco de Esquerda é o único partido a favor de quotas no ensino superior

O Governo colocou em consulta pública o Plano de Combate ao Racismo e Discriminação, que prevê que alunos socialmente desfavorecidos poderão aceder ao Ensino Superior através de contingente especial. O Bloco de Esquerda é o …

Novo Banco vendeu carteiras ao melhor preço (e só depois avaliou conflitos de interesses)

A venda das três carteiras de crédito do Novo Banco em 2019 foi feita pelo preço mais alto e em conformidade com o Acordo de Capitalização Contingente (CCA), segundo a auditoria da Deloitte às operações. “Nos …

UE investiga possível ligação entre tromboses e vacina da Johnson&Johnson nos EUA

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou esta sexta-feira ter iniciado uma investigação sobre casos de coágulos sanguíneos após toma da vacina da Johnson & Johnson/Janssen contra a covid-19, antes de o fármaco estar disponível …

Cabras

"É um terror. Nunca vi disto". Relâmpago matou 68 cabras no Alto Minho

Um relâmpago matou 68 cabras na freguesia de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo. O pastor que perdeu os animais, Dário Silva, diz que, em "40 anos de serra", nunca viu …