Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o “maior licitador”)

Michael Buholzer / World Economic Forum

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o “maior licitador”.

Citado pela agência Reuters, o milionário norte-americano faz um apelo, defendendo que quaisquer fármacos que possam surgir para combater a pandemia devem primeiro chegar aos mais necessitados e não às potências mundiais que avançarem com mais dinheiro.

No seu entender, as forças de mercado só prolongariam a pandemia.

“Se permitirmos que os medicamentos e vacinas cheguem aos ‘maiores licitadores’, em vez de chegarem às pessoas e lugares onde são mais necessários, teremos uma pandemia mais longa, mais injusta e mais mortal”, considerou durante uma conferência virtual sobre a covid-19, organizada pela International AIDS Society.

O mundo “precisa de líderes para tomar estas decisões difíceis“, pensando numa distribuição baseada na equidade e não apenas em “fatores orientados pelo mercado”.

Sobre este assunto, Bill Gates recordou os esforços de vários países que se reuniram há duas décadas para disponibilizar medicamentos contra a VIH para a maior parte do mundo, incluindo as áreas mais vulneráveis, como é o caso de África.

Frisou ainda a luta conjunta de muitos países contra algumas das doenças mais mortais do mundo, como a tuberculose ou malária.

“Uma das melhores lições na batalha contra a VIH é a importância de construir um sistema de distribuição global abrangente e justo para que os medicamentos cheguem a todos”, rematou o filantropo, citado pela agência noticiosa.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • “Este sabe o que diz, não é maldizente como a maioria dos portugas”
      E tu és o melhor exemplo desses portugas maldizentes!|!

  1. Bill Gates (à BBC):
    “É preocupante que exista tanta loucura. Quando desenvolvermos a vacina, desejaremos que 80% da população a tome, mas se as pessoas tiverem ouvido falar que é uma grande conspiração, corremos o risco de não termos pessoas dispostas a tomar a vacina, e isso fará com que a doença continue matando”. “Estou meio surpreso que parte disso seja sobre mim. Estamos apenas dando dinheiro, assinando o cheque. Sim, pensamos em proteger as crianças contra doenças, mas não tem nada a ver com chips e esse tipo de coisa. Quase dá vontade de rir de vez em quando.”

  2. Sim , tem de ser dada a 80% da população, mais dinheiro vai ganhar. Um filantropo não financia empresas onde recrutam crianças para trabalhar. Esse homem só vê dinheiro à frente. O tratamento que existe e que nos foi proibido é demasiado barato. Administrando- o às pessoas, não vai ganhar os milhões que vai ganhar com a vacina. É um hipócrita, que sabe enganar as pessoas.

RESPONDER

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …