/

Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o “maior licitador”)

5

Michael Buholzer / World Economic Forum

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o “maior licitador”.

Citado pela agência Reuters, o milionário norte-americano faz um apelo, defendendo que quaisquer fármacos que possam surgir para combater a pandemia devem primeiro chegar aos mais necessitados e não às potências mundiais que avançarem com mais dinheiro.

No seu entender, as forças de mercado só prolongariam a pandemia.

“Se permitirmos que os medicamentos e vacinas cheguem aos ‘maiores licitadores’, em vez de chegarem às pessoas e lugares onde são mais necessários, teremos uma pandemia mais longa, mais injusta e mais mortal”, considerou durante uma conferência virtual sobre a covid-19, organizada pela International AIDS Society.

O mundo “precisa de líderes para tomar estas decisões difíceis“, pensando numa distribuição baseada na equidade e não apenas em “fatores orientados pelo mercado”.

Sobre este assunto, Bill Gates recordou os esforços de vários países que se reuniram há duas décadas para disponibilizar medicamentos contra a VIH para a maior parte do mundo, incluindo as áreas mais vulneráveis, como é o caso de África.

Frisou ainda a luta conjunta de muitos países contra algumas das doenças mais mortais do mundo, como a tuberculose ou malária.

“Uma das melhores lições na batalha contra a VIH é a importância de construir um sistema de distribuição global abrangente e justo para que os medicamentos cheguem a todos”, rematou o filantropo, citado pela agência noticiosa.

ZAP //

5 Comments

    • “Este sabe o que diz, não é maldizente como a maioria dos portugas”
      E tu és o melhor exemplo desses portugas maldizentes!|!

  1. Bill Gates (à BBC):
    “É preocupante que exista tanta loucura. Quando desenvolvermos a vacina, desejaremos que 80% da população a tome, mas se as pessoas tiverem ouvido falar que é uma grande conspiração, corremos o risco de não termos pessoas dispostas a tomar a vacina, e isso fará com que a doença continue matando”. “Estou meio surpreso que parte disso seja sobre mim. Estamos apenas dando dinheiro, assinando o cheque. Sim, pensamos em proteger as crianças contra doenças, mas não tem nada a ver com chips e esse tipo de coisa. Quase dá vontade de rir de vez em quando.”

  2. Sim , tem de ser dada a 80% da população, mais dinheiro vai ganhar. Um filantropo não financia empresas onde recrutam crianças para trabalhar. Esse homem só vê dinheiro à frente. O tratamento que existe e que nos foi proibido é demasiado barato. Administrando- o às pessoas, não vai ganhar os milhões que vai ganhar com a vacina. É um hipócrita, que sabe enganar as pessoas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.