Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o “maior licitador”)

Michael Buholzer / World Economic Forum

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o “maior licitador”.

Citado pela agência Reuters, o milionário norte-americano faz um apelo, defendendo que quaisquer fármacos que possam surgir para combater a pandemia devem primeiro chegar aos mais necessitados e não às potências mundiais que avançarem com mais dinheiro.

No seu entender, as forças de mercado só prolongariam a pandemia.

“Se permitirmos que os medicamentos e vacinas cheguem aos ‘maiores licitadores’, em vez de chegarem às pessoas e lugares onde são mais necessários, teremos uma pandemia mais longa, mais injusta e mais mortal”, considerou durante uma conferência virtual sobre a covid-19, organizada pela International AIDS Society.

O mundo “precisa de líderes para tomar estas decisões difíceis“, pensando numa distribuição baseada na equidade e não apenas em “fatores orientados pelo mercado”.

Sobre este assunto, Bill Gates recordou os esforços de vários países que se reuniram há duas décadas para disponibilizar medicamentos contra a VIH para a maior parte do mundo, incluindo as áreas mais vulneráveis, como é o caso de África.

Frisou ainda a luta conjunta de muitos países contra algumas das doenças mais mortais do mundo, como a tuberculose ou malária.

“Uma das melhores lições na batalha contra a VIH é a importância de construir um sistema de distribuição global abrangente e justo para que os medicamentos cheguem a todos”, rematou o filantropo, citado pela agência noticiosa.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • “Este sabe o que diz, não é maldizente como a maioria dos portugas”
      E tu és o melhor exemplo desses portugas maldizentes!|!

  1. Bill Gates (à BBC):
    “É preocupante que exista tanta loucura. Quando desenvolvermos a vacina, desejaremos que 80% da população a tome, mas se as pessoas tiverem ouvido falar que é uma grande conspiração, corremos o risco de não termos pessoas dispostas a tomar a vacina, e isso fará com que a doença continue matando”. “Estou meio surpreso que parte disso seja sobre mim. Estamos apenas dando dinheiro, assinando o cheque. Sim, pensamos em proteger as crianças contra doenças, mas não tem nada a ver com chips e esse tipo de coisa. Quase dá vontade de rir de vez em quando.”

  2. Sim , tem de ser dada a 80% da população, mais dinheiro vai ganhar. Um filantropo não financia empresas onde recrutam crianças para trabalhar. Esse homem só vê dinheiro à frente. O tratamento que existe e que nos foi proibido é demasiado barato. Administrando- o às pessoas, não vai ganhar os milhões que vai ganhar com a vacina. É um hipócrita, que sabe enganar as pessoas.

RESPONDER

Partilha de dados com a Rússia. Medina ouvido hoje no parlamento

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (PS), é hoje ouvido no parlamento, a requerimento de PSD e CDS-PP, sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos com a embaixada …

Cientistas descobrem como é que o cérebro nos faz espirrar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, identificou, em ratos de laboratório, células e proteínas específicas que controlam o reflexo do espirro. "Compreender melhor o que nos faz espirrar - de que …

Casa Branca prevê falha na meta de vacinação de 70% da população até 4 de Julho

A previsão foi avançada esta terça-feira por Jeff Zients, coordenador da resposta norte-americana à pandemia do novo coronavírus. O atraso, ainda que residual, representa um percalço no plano inicialmente proposto pela Administração Biden e justifica-se, …

Revelados segredos da invasão da malária

Como é que os parasitas da malária invadem os glóbulos vermelhos? A microscopia de vídeo de última geração permitiu à equipa do WEHI, na Austrália, ver estes detalhes moleculares essenciais para tratar a doença. Kelly Rogers, …

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …