Bilardo foi “distraído” para não saber da morte de Maradona

El Gráfico / Wikipedia

Carlos Bilardo, selecionador da Argentina, celebra o golo de Maradona “com a Mão de Deus” que deu a vitória sobre a Inglaterra no Mundial do México

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino.

Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a saúde frágil do antigo treinador.

Bilardo tem 83 anos e liderou a seleção da Argentina entre 1983 e 1990. Era o selecionador no Mundial 1986, no qual a Argentina e Maradona brilharam e foram campeões mundiais.

Em novembro, quando o antigo médio morreu, a família alegou que a televisão estava avariada e, por isso, Bilardo não podia ver televisão. “O Diego era o filho que ele nunca teve, saber da sua morte iria fazer-lhe muito mal“, explicou o seu irmão Jorge.

Mais de meio ano depois, o antigo treinador ainda não sabe, apesar de ter visto o jogo entre Argentina e Chile, na Copa América: houve uma homenagem a Maradona antes de o encontro começar.

Na Radio República, Jorge Bilardo contou: “Mudámos de canal, tivemos que o distrair. Dissemos que no outro canal via-se melhor”.

Sempre que a figura do Estudiantes pergunta por Maradona, o irmão responde que “deve andar pela Europa” – e a seguir mudam o assunto de conversa.

Carlos Bilardo não sabe do falecimento, nem de Maradona, nem de José Luis Brown (outro jogador da seleção argentina em 1986), nem de Alejandro Sabella (seu jogador no Estudiantes), nem de Oscar Malbernat (foram colegas de equipa, também no Estudiantes). Todos morreram nos últimos dois anos.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Treino de força reduz a ansiedade em jovens adultos

De acordo com um estudo recente, o treino de força pode ajudar o reduzir os níveis de ansiedade subclínica. A investigação sobre ansiedade e depressão tende a centrar-se em indivíduos com sintomas de nível clínico — …

Futebol europeu com perdas de quase 4 mil milhões de euros

Relatório da Deloitte indica que, só nas cinco maiores ligas europeias da modalidade, a quebra nas receitas foi de 11%. Calendários alterados, campeonatos adiados ou mesmo cancelados, jogos sem público. Como se esperava, a pandemia que …

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …