“Caiu na realidade”: Biden pode desistir já amanhã

2

Caroline Brehman / EPA

Joe Biden

Acumulam-se os sinais. Presidente dos EUA terá interiorizado que não está nas melhores condições. Pressão interna aumenta.

Joe Biden continua sob forte pressão para desistir da sua candidatura à presidência dos EUA. E agora parece estar a ceder.

As dúvidas sobre a saúde do presidente acumulam-se há muito tempo e a sua prestação no debate televisivo com Donald Trump quase acabou com as esperanças do Partido Democrata.

Mesmo dentro do partido, os apelos à sua retirada são cada vez mais e de figuras mais proeminentes. Ainda nesta quinta-feira, surgiu a notícia de que o antigo presidente Barack Obama duvida da vitória de Biden nas eleições presidenciais de Novembro.

Uma sondagem desta semana da Associated Press revela que 65% dos democratas defendem a desistência de Joe Biden.

Agora, o New York Times avança que o presidente já estará mesmo a pensar na desistência. Ou, no mínimo, a colocar essa hipótese.

Numa altura de repouso, por ter COVID-19, várias pessoas próximas do presidente disseram nesta quinta-feira que Biden terá começado a aceitar a ideia de que pode ter de desistir, já que as probabilidades de vencer têm baixado.

A decisão ainda não estará tomada, mas uma das fontes comentou que Joe Biden está a “cair na realidade” – e que não seria uma surpresa ele anunciar em breve a sua desistência.

Uma eventual retirada será baseada em três motivos: as palavras da histórica Nancy Pelosi, que lhe disse que Biden não vai conseguir ganhar; as sondagens que apontam no mesmo sentido; e o boicote dos principais doadores do Partido Democrata.

O Axios acrescenta que recolheu declarações de vários altos responsáveis do Partido Democrata. E a conclusão é: Joe Biden pode desistir das eleições já amanhã (sábado) ou domingo. Sempre por iniciativa própria, não vai ser “empurrado” pelos colegas de partido.

Aqui também se lê que os amigos mais próximos de Biden acreditam que o presidente dos EUA vai “sucumbir à realidade”.

O Business Insider resume: Democratas de topo acreditam que estão quase a convencer Biden a sair da corrida eleitoral.

Caso saia, a sua vice-presidente Kamala Harris será a candidata do Partido Democrata à Casa Branca (salvo alguma surpresa).

Tal como o próprio Joe Biden já disse, a Casa Branca continua a assegurar que o presidente vai ser candidato às eleições presidenciais deste ano.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. A imprensa mainstream andou anos em negação. Não enxergavam aquilo que já era óbvio para muitos: a diminuição das capacidades cognitivas do presidente.
    A imprensa (inclusive a portuguesa) ocultaram sistematicamente as gaffes até já não ser mais possível continuar a oculta-las.
    Agora todos berram que o “rei vai nu”.

    2
    3

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.