Adrien transformou a Bíblia e o Corão em ADN (e injetou-os no corpo)

Um adolescente francês transcreveu algumas partes da Bíblia e do Alcorão para o seu próprio ADN, injetando um texto em cada coxa.

Adrien Locatelli, um estudante francês de 16 anos, aventurou-se a transcrever partes do livro do Génesis, em hebraico, e do Alcorão, em árabe, para o ADN, injetando-os posteriormente no seu próprio corpo.

O estudante publicou, no dia 3 de dezembro, um artigo no OSF Preprints no qual afirma que esta foi a primeira vez que alguém se injetou com macromoléculas a partir de um texto. Ao Live Science, o jovem confessou que não precisou de nenhum equipamento especial para o seu projeto. “Só precisei de comprar uma solução de salina e uma seringa.”

Adrien contactou duas empresas, a VectorBuilder, uma empresa que cria vírus capaz de introduzir sequências de ADN em células para fins de edição genética, e a ProteoGenix, que sintetiza cadeias personalizadas de ADN.

Apesar de estas duas empresas servirem principalmente os cientistas, os seus produtos estão disponíveis para qualquer pessoa que os possa adquirir. “A VectorBuilder enviou-me o líquido e a ProteoGenix enviou-me o pó”, explicou o jovem.

O ADN é apenas uma molécula capaz de armazenar informação. Apesar de armazenar informações que os seres vivos necessitam para levar a cabo diferentes processos indispensáveis ao nosso dia-a-dia, isso não quer dizer que ela não possa também armazenar outro tipo de informação: como a Bíblia e o Alcorão, por exemplo.

Além disso, o ADN codifica a informação utilizando cadeias de repetição de quatro nucleótidos que os cientistas abreviaram como A, G, T e C. Adrien usou esta informação para fazer corresponder cada letra dos alfabetos hebraico e árabe com um nucleótido – desta forma, cada nucleótido correspondia a mais do que uma letra.

(dr)

Esquema de Adrien

O jovem não teve nenhum problema de saúde significativo após este procedimento, embora tenha relatado uma pequena inflamação em torno do local da injeção.

Sriram Kosuri, professor de bioquímica na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), disse ao Live Science que “é improvável que os textos injetados causem alguma reação, exceto uma reação alérgica“.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …

Fátima avança com 13 de Maio com peregrinos (se situação pandémica se mantiver estável)

Ao contrário do ano passado, as celebrações do 13 de Maio deste ano, em Fátima, deverão ocorrer com a presença de peregrinos caso a situação pandémica se mantenha estável.  O Santuário de Fátima prevê que as …

14 polícias mortos em ataque de guerrilhas. EUA anunciam sanções a empresa do Myanmar

Pelo menos 14 polícias perderam a vida este sábado no noroeste do Myanmar (antiga Birmânia) durante um ataque coordenado por várias guerrilhas étnicas, noticiaram meios de comunicação locais. O ataque, que deixou pelo menos cinco oficiais …

Sérgio Conceição criticou calendário da Liga (e arrasou jornalista da CMTV)

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, deu um raspanete a um jornalista da CMTV e apontou o dedo à Liga Profissional pela falta de tempo de descanso da sua equipa entre os jogos da Liga …

Mais 601 casos e seis óbitos em Portugal. Internamentos descem

Portugal registou, este sábado, mais seis mortes e 601 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

Amadora-Sintra contratualiza mais 480 cirurgias com hospital privado para recuperar listas de espera

O Hospital Fernando da Fonseca (HFF), no distrito de Lisboa, contratualizou com uma unidade de saúde privada a realização de 480 cirurgias de doentes que necessitam de internamento e estão em lista de espera há …

Depois das máscaras e do gel, autotestes à covid-19 também vão ser dedutíveis no IRS

Os autotestes à covid-19 que estão à venda em farmácias e parafarmácias vão ser dedutíveis no IRS. Para isso, é preciso pedir o número de identificação fiscal (NIF) na fatura no momento da compra. De acordo …

Governo estuda cartão eletrónico para apoiar carenciados. Reduz fraudes (e pode beneficiar comércio local)

Portugal está a avaliar adotar uma solução de apoio alimentar a pessoas carenciadas através de cartões eletrónicos ou vouchers. De acordo com o Dinheiro Vivo, que avança a notícia este sábado, o Ministério do Trabalho, Solidariedade …

Enquanto Merkel coordena estados para travar terceira vaga, os britânicos já podem “pensar” nas férias de verão

O governo federal alemão está a planear aprovar uma nova legislação que lhe permitirá assumir o controlo dos estados e impor restrições uniformes em todo o país. O anúncio foi feito esta sexta-feira, segundo o Deutsche …

A montanha pariu um rato? (Ou nem tanto) Sócrates ainda arrisca 12 anos de prisão

José Sócrates livrou-se dos crimes de corrupção na Operação Marquês, mas o juiz Ivo Rosa acusou declaradamente o ex-primeiro-ministro de se ter "vendido" ao amigo Carlos Santos Silva. Só que o crime já prescreveu e, …