Adrien transformou a Bíblia e o Corão em ADN (e injetou-os no corpo)

Um adolescente francês transcreveu algumas partes da Bíblia e do Alcorão para o seu próprio ADN, injetando um texto em cada coxa.

Adrien Locatelli, um estudante francês de 16 anos, aventurou-se a transcrever partes do livro do Génesis, em hebraico, e do Alcorão, em árabe, para o ADN, injetando-os posteriormente no seu próprio corpo.

O estudante publicou, no dia 3 de dezembro, um artigo no OSF Preprints no qual afirma que esta foi a primeira vez que alguém se injetou com macromoléculas a partir de um texto. Ao Live Science, o jovem confessou que não precisou de nenhum equipamento especial para o seu projeto. “Só precisei de comprar uma solução de salina e uma seringa.”

Adrien contactou duas empresas, a VectorBuilder, uma empresa que cria vírus capaz de introduzir sequências de ADN em células para fins de edição genética, e a ProteoGenix, que sintetiza cadeias personalizadas de ADN.

Apesar de estas duas empresas servirem principalmente os cientistas, os seus produtos estão disponíveis para qualquer pessoa que os possa adquirir. “A VectorBuilder enviou-me o líquido e a ProteoGenix enviou-me o pó”, explicou o jovem.

O ADN é apenas uma molécula capaz de armazenar informação. Apesar de armazenar informações que os seres vivos necessitam para levar a cabo diferentes processos indispensáveis ao nosso dia-a-dia, isso não quer dizer que ela não possa também armazenar outro tipo de informação: como a Bíblia e o Alcorão, por exemplo.

Além disso, o ADN codifica a informação utilizando cadeias de repetição de quatro nucleótidos que os cientistas abreviaram como A, G, T e C. Adrien usou esta informação para fazer corresponder cada letra dos alfabetos hebraico e árabe com um nucleótido – desta forma, cada nucleótido correspondia a mais do que uma letra.

(dr)

Esquema de Adrien

O jovem não teve nenhum problema de saúde significativo após este procedimento, embora tenha relatado uma pequena inflamação em torno do local da injeção.

Sriram Kosuri, professor de bioquímica na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), disse ao Live Science que “é improvável que os textos injetados causem alguma reação, exceto uma reação alérgica“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …

Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade - mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware. Quase podia …

Desatualizados e com erros. IA vai vasculhar milhares de documentos da Casa Branca

O Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca (OMB) disse que as agências federais vão usar inteligência artificial (IA) para eliminar requisitos desatualizados, obsoletos e inconsistentes em dezenas de milhares de páginas de regulamentos …