Adrien transformou a Bíblia e o Corão em ADN (e injetou-os no corpo)

Um adolescente francês transcreveu algumas partes da Bíblia e do Alcorão para o seu próprio ADN, injetando um texto em cada coxa.

Adrien Locatelli, um estudante francês de 16 anos, aventurou-se a transcrever partes do livro do Génesis, em hebraico, e do Alcorão, em árabe, para o ADN, injetando-os posteriormente no seu próprio corpo.

O estudante publicou, no dia 3 de dezembro, um artigo no OSF Preprints no qual afirma que esta foi a primeira vez que alguém se injetou com macromoléculas a partir de um texto. Ao Live Science, o jovem confessou que não precisou de nenhum equipamento especial para o seu projeto. “Só precisei de comprar uma solução de salina e uma seringa.”

Adrien contactou duas empresas, a VectorBuilder, uma empresa que cria vírus capaz de introduzir sequências de ADN em células para fins de edição genética, e a ProteoGenix, que sintetiza cadeias personalizadas de ADN.

Apesar de estas duas empresas servirem principalmente os cientistas, os seus produtos estão disponíveis para qualquer pessoa que os possa adquirir. “A VectorBuilder enviou-me o líquido e a ProteoGenix enviou-me o pó”, explicou o jovem.

O ADN é apenas uma molécula capaz de armazenar informação. Apesar de armazenar informações que os seres vivos necessitam para levar a cabo diferentes processos indispensáveis ao nosso dia-a-dia, isso não quer dizer que ela não possa também armazenar outro tipo de informação: como a Bíblia e o Alcorão, por exemplo.

Além disso, o ADN codifica a informação utilizando cadeias de repetição de quatro nucleótidos que os cientistas abreviaram como A, G, T e C. Adrien usou esta informação para fazer corresponder cada letra dos alfabetos hebraico e árabe com um nucleótido – desta forma, cada nucleótido correspondia a mais do que uma letra.

(dr)

Esquema de Adrien

O jovem não teve nenhum problema de saúde significativo após este procedimento, embora tenha relatado uma pequena inflamação em torno do local da injeção.

Sriram Kosuri, professor de bioquímica na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), disse ao Live Science que “é improvável que os textos injetados causem alguma reação, exceto uma reação alérgica“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Figura em pedra com mais de dois mil anos descoberta em Miranda do Douro

O acaso colocou a descoberto em Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, uma figura zoomórfica que representa um berrão (porco) e que os arqueólogos datam entre os séculos IV e I a.C., foi …

FBI prende Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein

A ex-namorada de Jeffrey Epstein, Ghislaine Maxwell, foi esta quinta-feira detida pelo FBI. A mulher de 58 anos é acusada de ajudar a montar uma rede de tráfico de mulheres. O FBI deteve, esta quinta-feira, Ghislaine …

Polícia italiana apreendeu 14 toneladas de anfetaminas. Droga foi produzida pelo Estado Islâmico

As autoridades italianas apreenderam na quarta-feira 14 toneladas de anfetaminas produzidas na Síria por membros do Estado Islâmico, cujos lucros serviriam para reativar as suas operações. "É um facto que o Daesh [Estado Islâmico] utiliza a …

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …