Bibiana apitou – e entrou para a história do futebol

Carsten Koall / EPA

Bibiana Steinhaus intervem junto de um jogador do Werder Bremen no jogo contra o Herta de Berlim

A alemã Bibiana Steinhaus tornou-se este domingo a primeira mulher a arbitrar um jogo de futebol de primeira divisão de um dos grandes campeonatos europeus, ao dirigir o jogo entre o Hertha de Berlim e o Werder Bremen, da terceira jornada da liga alemã.

Depois de ter arbitrado durante 10 anos na segunda divisão e ter sido nomeada para os mais importantes jogos do futebol feminino, Bibiana Steinhaus, funcionária de polícia, de 38 anos, foi selecionada este ano para figurar entre os 24 árbitros da ‘Bundesliga’.

Até agora, já algumas árbitras tinham atuado enquanto auxiliares em jogos do principal escalão em França, Itália ou em Inglaterra, mas Steinhaus é a primeira a usar o apito, num campeonato de primeiro nível, como árbitro principal.

É uma mensagem forte para o resto mundo“, escreveu a secretária-geral da FIFA, Fatma Samoura, na sua página no Facebook.

“Nunca fiz isto com um objetivo de emancipação. Fiz simplesmente aquilo que amo. Mas se sou um exemplo para muitas jovens raparigas, ou mesmo uma pioneira para fazer avançar a igualdade de direitos, fico satisfeita, evidentemente”, disse Steinhaus, em entrevista publicada dias antes do jogo.

Para a história, fica o registo de que Hertha e Werder Bremen empataram 1-1, num jogo em que 49118 espetadores viram o berlinense Per Skjelbred, aos 36 minutos, receber o primeiro cartão amarelo mostrado por uma árbitra numa liga de topo.

Carsten Koall / EPA

A arbitra FIFA Bibiana Steinhaus

Lusa ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É uma profissão como as outras. Quem quer, entra. Não é com cotas mínimas que lá se vai, como querem fazer em algumas profissões…

  2. Até sou da opinião que o futebol deveria ter equipas mistas. Pelo menos sempre podíamos regalar-nos com as pernas arqueadas de algumas futebolistas.

  3. …..só peça por ser tão tardia.alias até seria deveras interessante, assistir a um jogo futebol, como o fiz há 40 anos atrás, numa aldeia, onde o mulherio da casa, arrebanhado a um lado do campo, lançava os maiores e mais nauseabundos improperios contra o árbitro de jogo, que iam desde “vai-te embora que a tua mulher está em casa a por-te os cornos” ou “o panasca” que ate faziam com que a plebe masculina, metesse a “viola no saco”.

RESPONDER

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …