Bibiana apitou – e entrou para a história do futebol

Carsten Koall / EPA

Bibiana Steinhaus intervem junto de um jogador do Werder Bremen no jogo contra o Herta de Berlim

A alemã Bibiana Steinhaus tornou-se este domingo a primeira mulher a arbitrar um jogo de futebol de primeira divisão de um dos grandes campeonatos europeus, ao dirigir o jogo entre o Hertha de Berlim e o Werder Bremen, da terceira jornada da liga alemã.

Depois de ter arbitrado durante 10 anos na segunda divisão e ter sido nomeada para os mais importantes jogos do futebol feminino, Bibiana Steinhaus, funcionária de polícia, de 38 anos, foi selecionada este ano para figurar entre os 24 árbitros da ‘Bundesliga’.

Até agora, já algumas árbitras tinham atuado enquanto auxiliares em jogos do principal escalão em França, Itália ou em Inglaterra, mas Steinhaus é a primeira a usar o apito, num campeonato de primeiro nível, como árbitro principal.

É uma mensagem forte para o resto mundo“, escreveu a secretária-geral da FIFA, Fatma Samoura, na sua página no Facebook.

“Nunca fiz isto com um objetivo de emancipação. Fiz simplesmente aquilo que amo. Mas se sou um exemplo para muitas jovens raparigas, ou mesmo uma pioneira para fazer avançar a igualdade de direitos, fico satisfeita, evidentemente”, disse Steinhaus, em entrevista publicada dias antes do jogo.

Para a história, fica o registo de que Hertha e Werder Bremen empataram 1-1, num jogo em que 49118 espetadores viram o berlinense Per Skjelbred, aos 36 minutos, receber o primeiro cartão amarelo mostrado por uma árbitra numa liga de topo.

Carsten Koall / EPA

A arbitra FIFA Bibiana Steinhaus

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É uma profissão como as outras. Quem quer, entra. Não é com cotas mínimas que lá se vai, como querem fazer em algumas profissões…

  2. Até sou da opinião que o futebol deveria ter equipas mistas. Pelo menos sempre podíamos regalar-nos com as pernas arqueadas de algumas futebolistas.

  3. …..só peça por ser tão tardia.alias até seria deveras interessante, assistir a um jogo futebol, como o fiz há 40 anos atrás, numa aldeia, onde o mulherio da casa, arrebanhado a um lado do campo, lançava os maiores e mais nauseabundos improperios contra o árbitro de jogo, que iam desde “vai-te embora que a tua mulher está em casa a por-te os cornos” ou “o panasca” que ate faziam com que a plebe masculina, metesse a “viola no saco”.

RESPONDER

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …

Bruxelas regista lentidão no desenvolvimento da ferrovia e dos portos portugueses

A Comissão Europeia fez hoje várias observações sobre a lentidão do desenvolvimento de projetos na ferrovia e nos portos portugueses, num relatório elaborado no âmbito do pacote de inverno do semestre europeu. Abordando os setores ferroviário …

Há dois anos, o Governo deu luz verde a doutoramentos nos politécnicos (mas ainda não mudou a lei)

O Governo deu luz verde aos doutoramentos nos politécnicos e, por isso, criou em 2018 uma lei para mudar o panorama. Contudo, esta só funciona se a Lei de Bases mudar. Em 2018, o Conselho de …

Neymar recusa treinar depois de não ser convocado

O futebolista brasileiro Neymar, que joga atualmente no PSG, recusou-se a treinar no dia seguinte a não ter sido convocado para o jogo frente ao Dijon, para a Taça de França, revelou esta quarta-feira o …