Bibiana apitou – e entrou para a história do futebol

Carsten Koall / EPA

Bibiana Steinhaus intervem junto de um jogador do Werder Bremen no jogo contra o Herta de Berlim

A alemã Bibiana Steinhaus tornou-se este domingo a primeira mulher a arbitrar um jogo de futebol de primeira divisão de um dos grandes campeonatos europeus, ao dirigir o jogo entre o Hertha de Berlim e o Werder Bremen, da terceira jornada da liga alemã.

Depois de ter arbitrado durante 10 anos na segunda divisão e ter sido nomeada para os mais importantes jogos do futebol feminino, Bibiana Steinhaus, funcionária de polícia, de 38 anos, foi selecionada este ano para figurar entre os 24 árbitros da ‘Bundesliga’.

Até agora, já algumas árbitras tinham atuado enquanto auxiliares em jogos do principal escalão em França, Itália ou em Inglaterra, mas Steinhaus é a primeira a usar o apito, num campeonato de primeiro nível, como árbitro principal.

É uma mensagem forte para o resto mundo“, escreveu a secretária-geral da FIFA, Fatma Samoura, na sua página no Facebook.

“Nunca fiz isto com um objetivo de emancipação. Fiz simplesmente aquilo que amo. Mas se sou um exemplo para muitas jovens raparigas, ou mesmo uma pioneira para fazer avançar a igualdade de direitos, fico satisfeita, evidentemente”, disse Steinhaus, em entrevista publicada dias antes do jogo.

Para a história, fica o registo de que Hertha e Werder Bremen empataram 1-1, num jogo em que 49118 espetadores viram o berlinense Per Skjelbred, aos 36 minutos, receber o primeiro cartão amarelo mostrado por uma árbitra numa liga de topo.

Carsten Koall / EPA

A arbitra FIFA Bibiana Steinhaus

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É uma profissão como as outras. Quem quer, entra. Não é com cotas mínimas que lá se vai, como querem fazer em algumas profissões…

  2. Até sou da opinião que o futebol deveria ter equipas mistas. Pelo menos sempre podíamos regalar-nos com as pernas arqueadas de algumas futebolistas.

  3. …..só peça por ser tão tardia.alias até seria deveras interessante, assistir a um jogo futebol, como o fiz há 40 anos atrás, numa aldeia, onde o mulherio da casa, arrebanhado a um lado do campo, lançava os maiores e mais nauseabundos improperios contra o árbitro de jogo, que iam desde “vai-te embora que a tua mulher está em casa a por-te os cornos” ou “o panasca” que ate faziam com que a plebe masculina, metesse a “viola no saco”.

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …