Bibiana apitou – e entrou para a história do futebol

Carsten Koall / EPA

Bibiana Steinhaus intervem junto de um jogador do Werder Bremen no jogo contra o Herta de Berlim

A alemã Bibiana Steinhaus tornou-se este domingo a primeira mulher a arbitrar um jogo de futebol de primeira divisão de um dos grandes campeonatos europeus, ao dirigir o jogo entre o Hertha de Berlim e o Werder Bremen, da terceira jornada da liga alemã.

Depois de ter arbitrado durante 10 anos na segunda divisão e ter sido nomeada para os mais importantes jogos do futebol feminino, Bibiana Steinhaus, funcionária de polícia, de 38 anos, foi selecionada este ano para figurar entre os 24 árbitros da ‘Bundesliga’.

Até agora, já algumas árbitras tinham atuado enquanto auxiliares em jogos do principal escalão em França, Itália ou em Inglaterra, mas Steinhaus é a primeira a usar o apito, num campeonato de primeiro nível, como árbitro principal.

É uma mensagem forte para o resto mundo“, escreveu a secretária-geral da FIFA, Fatma Samoura, na sua página no Facebook.

“Nunca fiz isto com um objetivo de emancipação. Fiz simplesmente aquilo que amo. Mas se sou um exemplo para muitas jovens raparigas, ou mesmo uma pioneira para fazer avançar a igualdade de direitos, fico satisfeita, evidentemente”, disse Steinhaus, em entrevista publicada dias antes do jogo.

Para a história, fica o registo de que Hertha e Werder Bremen empataram 1-1, num jogo em que 49118 espetadores viram o berlinense Per Skjelbred, aos 36 minutos, receber o primeiro cartão amarelo mostrado por uma árbitra numa liga de topo.

Carsten Koall / EPA

A arbitra FIFA Bibiana Steinhaus

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É uma profissão como as outras. Quem quer, entra. Não é com cotas mínimas que lá se vai, como querem fazer em algumas profissões…

  2. Até sou da opinião que o futebol deveria ter equipas mistas. Pelo menos sempre podíamos regalar-nos com as pernas arqueadas de algumas futebolistas.

  3. …..só peça por ser tão tardia.alias até seria deveras interessante, assistir a um jogo futebol, como o fiz há 40 anos atrás, numa aldeia, onde o mulherio da casa, arrebanhado a um lado do campo, lançava os maiores e mais nauseabundos improperios contra o árbitro de jogo, que iam desde “vai-te embora que a tua mulher está em casa a por-te os cornos” ou “o panasca” que ate faziam com que a plebe masculina, metesse a “viola no saco”.

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …