“Besta dos cinco dentes”. Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

(dr) Instituto Antártico Chileno

Representação artística do Orretherium tzen

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo.

De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de Ultima Esperanza, e correspondem a uma mandíbula com cinco dentes e um pequeno molar.

Os fósseis estavam em rochas da Formação Dorotea, que tem uma idade estimada entre 74 a 72 milhões de anos, ou seja, pertencem ao período do Cretáceo Superior, pode ler-se no comunicado do Instituto Antártico Chileno.



A nova espécie foi batizada de Orretherium tzen, que significa algo como “besta dos cinco dentes”. “Orre” significa “dentes” na língua tehuelche e “therium” é “besta” em grego, sendo uma terminação frequentemente usada nos vários géneros de mamíferos. Já “tzen” significa “cinco” no mesmo dialeto indígena, numa clara referência ao facto de o espécime ter preservado cinco dentes consecutivos na sua mandíbula.

Segundo a agência noticiosa espanhola, o fóssil indica que este animal tinha uma dentição mais simples do que a dos marsupiais e placentários e classifica-se como um mamífero meridiolestidano da família Mesungulatidae.

O paleontólogo Agustín Martinelli, um dos autores do estudo publicado a 7 de abril na revista científica Scientific Reports, considera que esta é uma descoberta muito importante, pois é “fundamental conhecer esta nova espécie mesozoica e extrapolar a informação que nos dá para outros mamíferos encontrados na Argentina e no resto de Gonduana”.

No final do Mesozoico, os ecossistemas terrestres eram muito diferentes dos atuais e os fósseis encontrados nas rochas desta área estão a revelar uma história fascinante, que terá decorrido pouco antes da grande extinção dos dinossauros e outros répteis.

Através destes registos, os investigadores podem estabelecer que os mamíferos habitaram este território e sobreviveram a essa grande extinção.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …

Benfica fez sondagem por Kaio Jorge

O jovem ponta-de-lança estará a ser cobiçado pelos italianos do AC Milan, mas os encarnados também não quiseram ficar para trás. De acordo com o jornal Record, o Benfica fez uma sondagem por Kaio Jorge, o …

Governo propõe que avós ou tios possam usufruir de licença parental

O Executivo propôs aos parceiros sociais que, quando a mãe ou o pai de uma criança estão impedidos de gozar a licença parental, os familiares diretos, como avós, tios ou irmãos, possam fazê-lo e receber …

"Jogo de passa-culpas". Detenção de Vieira abre guerra entre Novo Banco e Fundo de Resolução

O Novo Banco acusa o Fundo de Resolução pelo facto de a venda da dívida da Imosteps, empresa de Luís Filipe Vieira, não ter sido vendida isoladamente a um fundo. A detenção de Luís Filipe Vieira …

Santa Clara vence na Macedónia do Norte e está mais perto da Europa

O Santa Clara venceu hoje por 3-0 na visita ao Shkupi, em jogo da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, disputado em Skopje, na Macedónia do Norte. No estádio Arena Nacional Todor Proeski, …

Testes e certificados covid falsos à venda na Internet

Existem cada vez mais casos de venda ilícita de testes negativos e certificados covid. Alguns documentos estão à venda na Internet por 21 euros. Com a obrigatoriedade de apresentar testes negativos à covid-19 ou certificados de …

Sporting quer faturar até 35 milhões de euros com Jovane e Matheus Nunes

O Sporting quer faturar em grande com as vendas de Jovane Cabral e Matheus Nunes. Os 'leões' esperam conseguir uma verba entre os 28 e os 35 milhões de euros pelos dois jogadores. Esta pode ter …

Programa para aumentar notas em escolas de contextos desfavorecidos falha em toda a linha

A investigação, para além de comparar notas internas e notas de exames nacionais de escolas públicas de contexto desfavorecidas com as restantes, debruçou-se também sobre campos como as taxas de retenção, as desistências, os “chumbos” …

Vacinas da Janssen vão atrasar em agosto. Irão chegar apenas 200 mil

Portugal vai receber apenas 200 mil das 600 mil vacinas da Janssen previstas para agosto, anunciou o coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, que diz esperar ter 70% da população com vacinação completa …