Berlim é a primeira cidade do mundo com domínio de topo

rubenvike / Flickr

-

As primeiras páginas da internet terminando em .berlin foram lançadas esta terça-feira, tornando a capital alemã na primeira cidade a garantir uma extensão com o seu nome.

“A partir de hoje às 11h [10h em Lisboa], os berlineses e Berlim têm o seu domínio”, anunciou a empresa Dotberlim, responsável pela nova extensão.

Para garantir uma extensão mais original que as tradicionais .de, .com ou .org, empresas ou organizações sediadas em Berlim ou habitantes da cidade podem requerer um endereço eletrónico terminado em .berlin, por um custo de 50 euros, sendo selecionados por ordem de chegada.

“O nome do domínio .berlin oferece a possibilidade de valorizar Berlim como local de vida ou como sede de uma atividade empresarial”, comentou o presidente do município, Klaus Wowereit, durante a cerimónia de lançamento.

Desde 14 de fevereiro, as marcas tiveram a possibilidade de se inscrever para obter prioridade na obtenção de nomes de domínio, que estão ativos a partir de agora, com a abertura geral dos registos.

Segundo o porta-voz da Dotberlin, instituições berlinesas, como o hotel Adlon, as grandes lojas Galeries Lafayette ou o hospital universitário Charité decidiram adotar esta extensão, ao lado de grupos como a Yahoo ou a Porsche.

Em Paris, 98 futuros sites com a terminação .paris estarão operacionais em maio, mas a abertura geral apenas terá lugar no final do ano. Dezenas de outras cidades também estão a desenvolver a sua própria extensão na Internet, como Nova Iorque (. nyc), Londres (.london) ou Roma (.roma).

Viena tem, desde o início do mês, pelo menos um site que funciona com a extensão .wien, mas os registos da capital austríaca serão abertos a todos a partir de meados de julho.

Para quando um .lx ou um .porto?

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco quer acordo por escrito com o PS se houver novo Governo da esquerda

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, afirma que o partido quer um acordo por escrito com o PS. “Tem de ter como base compromissos mais vastos, compromissos com o país, como recuperar as pensões …

Matteo Salvini considera que pode ser candidato à Comissão Europeia

Matteo Salvini, líder da extrema-direita italiana disse que deveria ser candidato à presidência da Comissão Europeia caso se verifique a vitória de "uma coligação soberanista" nas próximas eleições europeias. “É verdade. Amigos de diferentes países europeus …

Ryanair revela vídeo. Fotografia de tripulantes a dormir no chão foi encenada

Um vídeo divulgado pela Ryanair confirmou que a fotografia dos tripulantes portugueses a dormir no chão foi encenada. A imagem foi denunciada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC). De acordo com …

Jornalista saudita. Arábia transferiu 100 milhões para os Estados Unidos

A Arábia Saudita transferiu 100 milhões de dólares para os EUA nesta terça-feira, no mesmo dia em que o secretário de estado norte-americano Mike Pompeo chegou à capital Riade para discutir os contornos da morte …

Benfica contratou russos para investigar e-mails

O Benfica contratou uma empresa de cibersegurança e um escritório de advogados russos para identificar os responsáveis das empresas onde estão alojados os e-mails confidenciais divulgados pelos blogues anónimos. De acordo com a página de jornal …

Demissão de Rovisco Duarte terá sido imposta por novo ministro da Defesa

Rovisco Duarte apresentou a sua demissão ao ministro da Defesa, tendo sido João Gomes Cravinho quem o "empurrou" para a saída, avança o Observador. Esta quarta-feira de manhã, o Chefe de Estado Maior do Exército, Rovisco …

Centeno pode ter mais 150 milhões para aumentos na função pública

O ministro das Finanças já disse e repetiu que só tem 50 milhões de euros para aumentar os salários da função pública em 2019. No entanto, esta verba faz plano de um plano mais generoso, …

Governo muda as regras do jogo. Reforma antecipada só para quem aos 60 tem 40 anos de descontos

O Governo quer limitar, a partir de outubro do próximo ano, o acesso à reforma antecipada aos trabalhadores que começaram a descontar para a Segurança Social antes dos 20 anos. O Governo vai alterar o regime …

Vistos Gold representam um "sério risco de segurança" para a União Europeia

A comissária europeia da Justiça, Vera Jourova, criticou esta terça-feira os Estados-membros que têm a prática de atribuir 'vistos gold' a cidadãos extracomunitários ricos, instando-os a assegurar que a cidadania europeia não é concedida a …

Espanha em alerta vermelho por uma das piores tempestades da última década

Espanha está em alerta vermelho por causa da aproximação de duas tempestades, uma oriunda do Mediterrâneo e outra do Atlântico. O instituto de meteorologia espanhol prevê acumulação de chuva que pode ultrapassar os 100 litros …