Benoît Hamon sai do Partido Socialista para criar novo movimento

Parti socialiste / Flickr

O ex-ministro da Educação da França, Benoit Hamon

O ex-ministro da Educação da França, Benoit Hamon

O ex-candidato socialista às eleições presidenciais francesas anunciou a sua desfiliação do Partido Socialista (PS), pelo qual militou durante mais de 30 anos, alegando querer continuar a “reconstrução da esquerda” com um novo movimento político.

“Hoje decidi abandonar o Partido Socialista. Abandono o partido, mas não abdico do ideal socialista”, afirmou Benoît Hamon durante o lançamento do Movimento 1.º de Julho, diante de, segundo ele, 11 mil pessoas reunidas em Paris.

Hamon, de 50 anos, sofreu uma derrota esmagadora na primeira volta das eleições presidenciais de 23 de abril, com apenas 6,4% dos votos, tendo também sido eliminado na primeira volta das eleições parlamentares em junho.

O Partido Socialista já teve, talvez, o seu tempo. Foram horas gloriosas e a minha convicção é a de que hoje é o momento de virar uma página e fazer um caminho parecido ao de Epinay”, apontou, referindo-se à criação do Partido Socialista na sequência do congresso que decorreu naquela cidade, em 1971.

Dirigindo-se diretamente aos militantes, afirmou não estar a dizer adeus, mas até já aos combates que se avizinham, apontando que se irão reencontrar na grande família de esquerda, “a futura casa comum sem a qual não será possível alcançar a vitória”.

“Pela minha parte, vou agora juntar-me a vocês para participar na reconstrução da esquerda”, disse o antigo ministro do Presidente François Hollande, desejando que o seu movimento seja um “dos pilares em que a esquerda será reconstruída”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vitória em Lisboa dá novo fôlego a Rio. Rangel mantém tudo em aberto

Os resultados eleitorais deste domingo, e sobretudo a vitória de Carlos Moedas em Lisboa, deram a Rui Rio novo fôlego enquanto líder e mais margem de manobra para lidar com os rivais internos. Os resultados das …

Sporting tenta redenção em Dortmund, FC Porto recebe carrasco Liverpool

Sporting e FC Porto têm hoje duelos de elevado grau de dificuldade na segunda jornada da Liga dos Campeões de futebol, com os ‘leões’ a viajarem até Dortmund e os ‘dragões’ a receberem o Liverpool. Na …

Sem sucesso na Europa, Olunga é o diamante de Luís Castro (e leva sete golos em dois jogos)

Com uma passagem sem sucesso pelo Girona, Michael Olunga é um marcador prolífico na Ásia, onde é treinado por Luís Castro e onde leva sete golos em dois jogos. O jogo entre o Al-Duhail e o …

Nuno Freitas demite-se da presidência da CP

Nuno Freitas irá deixar o cargo de presidente da CP a 1 de outubro, sexta-feira. O engenheiro, que terminava o mandato dentro de três meses, pediu à tutela para sair mais cedo da empresa por …

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …