Benfica suspeito de obter vantagem desportiva através de transferências e empréstimos

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O SL Benfica está a ser investigado devido a uma alegada tentativa de obter vantagem desportiva sobre clubes mais pequenos, através de transferências e empréstimos de jogadores.

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a Polícia Judiciária (PJ) acusam o presidente benfiquista, Luís Filipe Vieira, de promover transferências a custo zero e empréstimos de jogadores para clubes mais pequenos com o objetivo de conseguir alegadas vantagens desportivas.

Em causa está a dependência de clubes como o Santa Clara e o Desportivo das Aves, embora haja outros emblemas envolvidos. A investigação decorrente, trazida a público pelo Observador, já levou à recolha de indícios da prática de corrupção desportiva, crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e participação económica em negócio.

O pagamento de comissões em várias transferências a Paulo Gonçalves, ex-diretor jurídico do Benfica que foi acusado no caso e-toupeira, está também sob investigação do DCIAP e da PJ.

Além disso, as autoridades procuram confirmação do conhecimento do presidente das ‘águias’ sobre as alegadas tentativas de suborno de jogadores do Rio Ave e do Marítimo por parte de César Boaventura.

Através de um comunicado divulgado no seu site oficial, o SL Benfica reagiu à notícia, argumentando que “nada tem a esconder” face à publicação de “matérias inverídicas, imprecisas e caluniosas”.

“O Benfica não tem nada a esconder, como noutras ocasiões já deixou bem claro, mas não pode deixar de realçar a estranha coincidência de estas ditas ‘informações’ surgirem em vésperas de um clássico importantíssimo para o objetivo de conquistar o principal título do futebol nacional”, escreve o emblema da Luz.

“Reafirma-se que todos neste clube desejam o urgente restabelecimento da verdade e se mostram disponíveis para colaborar com todas as autoridades, no sentido de se pôr fim a anos de tentativas de desgaste da mais destacada instituição desportiva portuguesa. Não serão estas manobras e cumplicidades de interesses com origens várias que enfraquecerão o Benfica e demoverão os que têm a responsabilidade de o gerir de se afastarem dos seus desígnios”, lê-se ainda no comunicado.

Desde a época de 2010/11, quer como comprador ou vendedor, o Benfica participou em 209 movimentos de transferências e emprestou mais de 200 jogadores.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Que novidade!!! Nos emails está isso tudo muito bem esmiuçado! Mais que esmiuçado, PROVADO!!
    Agora a ida dos magistrados para a Tribunal Presidencial não era em vão e essa é a singela razão porque continuam impunes! Há sempre uma “peres” para os “libertar” do jugo da (in)justiça!
    Uma vergonha incomensurável a juntar a outras tantas neste país que tresanda a corrupção e compadrio!!

  2. Os casos relacionados com o Benfica e os seus dirigentes já são tantos que até já se lhe perdeu o conto. A vergonha maior é que parece terem transformado aquilo num poder dentro doutro poder, que tudo corrompe e a justiça é bem a prova disso, pois nada sai cá para fora e se alguma vez sair será mesmo a parição da montanha neste caso parir uma toupeira, já não dá para levar nada a sério e o futebol muito menos. São anos a fio de títulos ganhos com a vida facilitada de várias formas e feitios, se a solução não vier de algum organismo internacional jamais será feita justiça a sério neste país.

RESPONDER

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …