Benfica suspeito de obter vantagem desportiva através de transferências e empréstimos

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O SL Benfica está a ser investigado devido a uma alegada tentativa de obter vantagem desportiva sobre clubes mais pequenos, através de transferências e empréstimos de jogadores.

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a Polícia Judiciária (PJ) acusam o presidente benfiquista, Luís Filipe Vieira, de promover transferências a custo zero e empréstimos de jogadores para clubes mais pequenos com o objetivo de conseguir alegadas vantagens desportivas.

Em causa está a dependência de clubes como o Santa Clara e o Desportivo das Aves, embora haja outros emblemas envolvidos. A investigação decorrente, trazida a público pelo Observador, já levou à recolha de indícios da prática de corrupção desportiva, crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e participação económica em negócio.



O pagamento de comissões em várias transferências a Paulo Gonçalves, ex-diretor jurídico do Benfica que foi acusado no caso e-toupeira, está também sob investigação do DCIAP e da PJ.

Além disso, as autoridades procuram confirmação do conhecimento do presidente das ‘águias’ sobre as alegadas tentativas de suborno de jogadores do Rio Ave e do Marítimo por parte de César Boaventura.

Através de um comunicado divulgado no seu site oficial, o SL Benfica reagiu à notícia, argumentando que “nada tem a esconder” face à publicação de “matérias inverídicas, imprecisas e caluniosas”.

“O Benfica não tem nada a esconder, como noutras ocasiões já deixou bem claro, mas não pode deixar de realçar a estranha coincidência de estas ditas ‘informações’ surgirem em vésperas de um clássico importantíssimo para o objetivo de conquistar o principal título do futebol nacional”, escreve o emblema da Luz.

“Reafirma-se que todos neste clube desejam o urgente restabelecimento da verdade e se mostram disponíveis para colaborar com todas as autoridades, no sentido de se pôr fim a anos de tentativas de desgaste da mais destacada instituição desportiva portuguesa. Não serão estas manobras e cumplicidades de interesses com origens várias que enfraquecerão o Benfica e demoverão os que têm a responsabilidade de o gerir de se afastarem dos seus desígnios”, lê-se ainda no comunicado.

Desde a época de 2010/11, quer como comprador ou vendedor, o Benfica participou em 209 movimentos de transferências e emprestou mais de 200 jogadores.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Que novidade!!! Nos emails está isso tudo muito bem esmiuçado! Mais que esmiuçado, PROVADO!!
    Agora a ida dos magistrados para a Tribunal Presidencial não era em vão e essa é a singela razão porque continuam impunes! Há sempre uma “peres” para os “libertar” do jugo da (in)justiça!
    Uma vergonha incomensurável a juntar a outras tantas neste país que tresanda a corrupção e compadrio!!

  2. Os casos relacionados com o Benfica e os seus dirigentes já são tantos que até já se lhe perdeu o conto. A vergonha maior é que parece terem transformado aquilo num poder dentro doutro poder, que tudo corrompe e a justiça é bem a prova disso, pois nada sai cá para fora e se alguma vez sair será mesmo a parição da montanha neste caso parir uma toupeira, já não dá para levar nada a sério e o futebol muito menos. São anos a fio de títulos ganhos com a vida facilitada de várias formas e feitios, se a solução não vier de algum organismo internacional jamais será feita justiça a sério neste país.

RESPONDER

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …

A praia de Katoku, no Japão.

Praia intocada no Japão é uma das últimas do país. A sua pureza está a ser violada

A praia em Katoku, no Japão, é parte do Património Mundial da UNESCO. A construção de um paredão está a dividir a população local. Nesta praia cercada por montanhas em Katoku, no Japão, quase não há …

"Amazónia está próxima do ponto de não retorno", alerta ex-ministra brasileira

Ex-ministra brasileira do Meio Ambiente alertou, este sábado, para a aproximação da Amazónia de uma catástrofe ambiental de proporções planetárias, durante um evento da Universidade Estadual da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB). "A Amazónia já está próxima …

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …