Benfica suspeito de obter vantagem desportiva através de transferências e empréstimos

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O SL Benfica está a ser investigado devido a uma alegada tentativa de obter vantagem desportiva sobre clubes mais pequenos, através de transferências e empréstimos de jogadores.

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a Polícia Judiciária (PJ) acusam o presidente benfiquista, Luís Filipe Vieira, de promover transferências a custo zero e empréstimos de jogadores para clubes mais pequenos com o objetivo de conseguir alegadas vantagens desportivas.

Em causa está a dependência de clubes como o Santa Clara e o Desportivo das Aves, embora haja outros emblemas envolvidos. A investigação decorrente, trazida a público pelo Observador, já levou à recolha de indícios da prática de corrupção desportiva, crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e participação económica em negócio.

O pagamento de comissões em várias transferências a Paulo Gonçalves, ex-diretor jurídico do Benfica que foi acusado no caso e-toupeira, está também sob investigação do DCIAP e da PJ.

Além disso, as autoridades procuram confirmação do conhecimento do presidente das ‘águias’ sobre as alegadas tentativas de suborno de jogadores do Rio Ave e do Marítimo por parte de César Boaventura.

Através de um comunicado divulgado no seu site oficial, o SL Benfica reagiu à notícia, argumentando que “nada tem a esconder” face à publicação de “matérias inverídicas, imprecisas e caluniosas”.

“O Benfica não tem nada a esconder, como noutras ocasiões já deixou bem claro, mas não pode deixar de realçar a estranha coincidência de estas ditas ‘informações’ surgirem em vésperas de um clássico importantíssimo para o objetivo de conquistar o principal título do futebol nacional”, escreve o emblema da Luz.

“Reafirma-se que todos neste clube desejam o urgente restabelecimento da verdade e se mostram disponíveis para colaborar com todas as autoridades, no sentido de se pôr fim a anos de tentativas de desgaste da mais destacada instituição desportiva portuguesa. Não serão estas manobras e cumplicidades de interesses com origens várias que enfraquecerão o Benfica e demoverão os que têm a responsabilidade de o gerir de se afastarem dos seus desígnios”, lê-se ainda no comunicado.

Desde a época de 2010/11, quer como comprador ou vendedor, o Benfica participou em 209 movimentos de transferências e emprestou mais de 200 jogadores.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Que novidade!!! Nos emails está isso tudo muito bem esmiuçado! Mais que esmiuçado, PROVADO!!
    Agora a ida dos magistrados para a Tribunal Presidencial não era em vão e essa é a singela razão porque continuam impunes! Há sempre uma “peres” para os “libertar” do jugo da (in)justiça!
    Uma vergonha incomensurável a juntar a outras tantas neste país que tresanda a corrupção e compadrio!!

  2. Os casos relacionados com o Benfica e os seus dirigentes já são tantos que até já se lhe perdeu o conto. A vergonha maior é que parece terem transformado aquilo num poder dentro doutro poder, que tudo corrompe e a justiça é bem a prova disso, pois nada sai cá para fora e se alguma vez sair será mesmo a parição da montanha neste caso parir uma toupeira, já não dá para levar nada a sério e o futebol muito menos. São anos a fio de títulos ganhos com a vida facilitada de várias formas e feitios, se a solução não vier de algum organismo internacional jamais será feita justiça a sério neste país.

RESPONDER

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …

Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde. Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a …