Benfica suspeito de obter vantagem desportiva através de transferências e empréstimos

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O SL Benfica está a ser investigado devido a uma alegada tentativa de obter vantagem desportiva sobre clubes mais pequenos, através de transferências e empréstimos de jogadores.

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a Polícia Judiciária (PJ) acusam o presidente benfiquista, Luís Filipe Vieira, de promover transferências a custo zero e empréstimos de jogadores para clubes mais pequenos com o objetivo de conseguir alegadas vantagens desportivas.

Em causa está a dependência de clubes como o Santa Clara e o Desportivo das Aves, embora haja outros emblemas envolvidos. A investigação decorrente, trazida a público pelo Observador, já levou à recolha de indícios da prática de corrupção desportiva, crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e participação económica em negócio.

O pagamento de comissões em várias transferências a Paulo Gonçalves, ex-diretor jurídico do Benfica que foi acusado no caso e-toupeira, está também sob investigação do DCIAP e da PJ.

Além disso, as autoridades procuram confirmação do conhecimento do presidente das ‘águias’ sobre as alegadas tentativas de suborno de jogadores do Rio Ave e do Marítimo por parte de César Boaventura.

Através de um comunicado divulgado no seu site oficial, o SL Benfica reagiu à notícia, argumentando que “nada tem a esconder” face à publicação de “matérias inverídicas, imprecisas e caluniosas”.

“O Benfica não tem nada a esconder, como noutras ocasiões já deixou bem claro, mas não pode deixar de realçar a estranha coincidência de estas ditas ‘informações’ surgirem em vésperas de um clássico importantíssimo para o objetivo de conquistar o principal título do futebol nacional”, escreve o emblema da Luz.

“Reafirma-se que todos neste clube desejam o urgente restabelecimento da verdade e se mostram disponíveis para colaborar com todas as autoridades, no sentido de se pôr fim a anos de tentativas de desgaste da mais destacada instituição desportiva portuguesa. Não serão estas manobras e cumplicidades de interesses com origens várias que enfraquecerão o Benfica e demoverão os que têm a responsabilidade de o gerir de se afastarem dos seus desígnios”, lê-se ainda no comunicado.

Desde a época de 2010/11, quer como comprador ou vendedor, o Benfica participou em 209 movimentos de transferências e emprestou mais de 200 jogadores.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Que novidade!!! Nos emails está isso tudo muito bem esmiuçado! Mais que esmiuçado, PROVADO!!
    Agora a ida dos magistrados para a Tribunal Presidencial não era em vão e essa é a singela razão porque continuam impunes! Há sempre uma “peres” para os “libertar” do jugo da (in)justiça!
    Uma vergonha incomensurável a juntar a outras tantas neste país que tresanda a corrupção e compadrio!!

  2. Os casos relacionados com o Benfica e os seus dirigentes já são tantos que até já se lhe perdeu o conto. A vergonha maior é que parece terem transformado aquilo num poder dentro doutro poder, que tudo corrompe e a justiça é bem a prova disso, pois nada sai cá para fora e se alguma vez sair será mesmo a parição da montanha neste caso parir uma toupeira, já não dá para levar nada a sério e o futebol muito menos. São anos a fio de títulos ganhos com a vida facilitada de várias formas e feitios, se a solução não vier de algum organismo internacional jamais será feita justiça a sério neste país.

RESPONDER

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …