Benfica soma primeiro ponto na “Champions” com empate no Mónaco

SportLisboaBenfica / Flickr

-

O Benfica somou esta quarta-feira no Mónaco o primeiro ponto na edição 2014/15 da Liga dos Campeões, mas ficou mais último do Grupo C, afastando-se dos oitavos de final e mesmo da Liga Europa.

Depois dos desaires com Zenit (0-2, na Luz) e no reduto do Bayer Leverkusen (1-3), o “onze” de Jorge Jesus também não foi capaz de bater o AS Mónaco e está agora a três pontos dos russos, a quatro dos franceses e a cinco dos alemães.

A formação monegasca teve a melhor ocasião, quando, logo aos cinco minutos, Ocampos atirou por cima, perante uma baliza deserta, mas o Benfica criou mais e dominou claramente após intervalo e até à expulsão de Lisandro Lopez, aos 76 minutos.

Nesse período, Gaitan (59 minutos) e Salvio (67) tiveram duas ocasiões claras, depois de uma primeira ameaça de Lima (39), mas desperdiçaram e, na parte final, com menos um, foi preciso sofrer e os monegascos estiveram perto do golo, nomeadamente num cabeceamento de Raggi (90+2).

Ao contrário do que aconteceu em Leverkusen (1-3), Jorge Jesus apresentou um “onze” semelhante ao habitual, com a novidade André Almeida à frente da defesa, em vez de Samaris.

Num relvado em muito mau estado, os monegascos entraram melhor e quase marcaram logo aos cinco minutos, com Berbatov a iludir a defesa em linha “encarnada” e a isolar Ocampos, que, perante a baliza deserta, atirou escandalosamente por cima.

Aos poucos, o Benfica foi, porém, equilibrando o jogo e, aos 20 minutos, criou perigo pela primeira vez, com Gaitan a centrar da esquerda e Salvio a não conseguir desviar.

Já com os locais privados de Berbatov, que cedeu o lugar a Martial devido a lesão, aos 34 minutos, o “onze” da Luz criou a sua primeira grande ocasião aos 39, com Talisca, após um canto, a isolar Lima e este a rematar contra o guarda-redes.

SportLisboaBenfica / Flickr

-

O AS Mónaco reentrou a ameaçar, com um remate cruzado de Martial, aos 48 minutos, mas o Benfica reagiu de imediato e conseguiu mesmo assumir o comando do jogo.

Lima falhou o desvio final, depois de passes de Salvio (49 e 57 minutos) e Enzo Perez (55), Talisca atirou por cima num livre perto da área (52) e Gaitan, após tabela com o brasileiro, viu Subasic negar-lhe o golo (59).

Com a sua equipa por baixo, Leonardo Jardim refrescou o ataque, com Ferreira-Carrasco em vez de Ocampos, mas o Benfica continuou melhor, com Salvio a isolar-se, aos 67 minutos, e ser contrariado por Subasic.

Jesus mexeu pela primeira vez aos 68 minutos, trocando Talisca por Tiago, e a supremacia manteve-se, com Enzo Perez (71 minutos) e Gaitan (74) a rematarem por cima.

As coisas complicaram-se, porém, para o Benfica aos 76 minutos, com Lisandro Lopez, na estreia europeia, a ver o vermelho direto, por uma entrada dura sobre João Moutinho, obrigando Jesus a tirar Gaitan e fazer entrar César.

Na parte final, com mais um, os monegascos, com Bernardo Silva desde os 82 minutos, instalaram-se junto da área do Benfica e tiveram duas boas ocasiões, num cabeceamento de Raggi e num remate de Ferreira-Carrasco, ambos nos descontos.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …

Jogos de guerra ajudaram exércitos a vencer guerras. É uma tradição secular

Alguns jogos de guerra foram utilizados por vários exércitos internacionais para simular conflitos e treinar militares para guerras reais, contou à revista Vice Antoine Bourguilleau, que escreveu recentemente um livro sobre o fenómeno. Estes jogos …

Código da Estrada alterado. Uso do telemóvel ao volante com multas mais pesadas

O uso do telemóvel durante a condução vai passar a ter uma coima entre os 250 e os 1250 euros, segundo as alterações ao Código da Estrada aprovadas, esta sexta-feira, em Conselho de Ministros. "O Conselho …