Benfica soma primeiro ponto na “Champions” com empate no Mónaco

SportLisboaBenfica / Flickr

-

O Benfica somou esta quarta-feira no Mónaco o primeiro ponto na edição 2014/15 da Liga dos Campeões, mas ficou mais último do Grupo C, afastando-se dos oitavos de final e mesmo da Liga Europa.

Depois dos desaires com Zenit (0-2, na Luz) e no reduto do Bayer Leverkusen (1-3), o “onze” de Jorge Jesus também não foi capaz de bater o AS Mónaco e está agora a três pontos dos russos, a quatro dos franceses e a cinco dos alemães.

A formação monegasca teve a melhor ocasião, quando, logo aos cinco minutos, Ocampos atirou por cima, perante uma baliza deserta, mas o Benfica criou mais e dominou claramente após intervalo e até à expulsão de Lisandro Lopez, aos 76 minutos.

Nesse período, Gaitan (59 minutos) e Salvio (67) tiveram duas ocasiões claras, depois de uma primeira ameaça de Lima (39), mas desperdiçaram e, na parte final, com menos um, foi preciso sofrer e os monegascos estiveram perto do golo, nomeadamente num cabeceamento de Raggi (90+2).

Ao contrário do que aconteceu em Leverkusen (1-3), Jorge Jesus apresentou um “onze” semelhante ao habitual, com a novidade André Almeida à frente da defesa, em vez de Samaris.

Num relvado em muito mau estado, os monegascos entraram melhor e quase marcaram logo aos cinco minutos, com Berbatov a iludir a defesa em linha “encarnada” e a isolar Ocampos, que, perante a baliza deserta, atirou escandalosamente por cima.

Aos poucos, o Benfica foi, porém, equilibrando o jogo e, aos 20 minutos, criou perigo pela primeira vez, com Gaitan a centrar da esquerda e Salvio a não conseguir desviar.

Já com os locais privados de Berbatov, que cedeu o lugar a Martial devido a lesão, aos 34 minutos, o “onze” da Luz criou a sua primeira grande ocasião aos 39, com Talisca, após um canto, a isolar Lima e este a rematar contra o guarda-redes.

SportLisboaBenfica / Flickr

-

O AS Mónaco reentrou a ameaçar, com um remate cruzado de Martial, aos 48 minutos, mas o Benfica reagiu de imediato e conseguiu mesmo assumir o comando do jogo.

Lima falhou o desvio final, depois de passes de Salvio (49 e 57 minutos) e Enzo Perez (55), Talisca atirou por cima num livre perto da área (52) e Gaitan, após tabela com o brasileiro, viu Subasic negar-lhe o golo (59).

Com a sua equipa por baixo, Leonardo Jardim refrescou o ataque, com Ferreira-Carrasco em vez de Ocampos, mas o Benfica continuou melhor, com Salvio a isolar-se, aos 67 minutos, e ser contrariado por Subasic.

Jesus mexeu pela primeira vez aos 68 minutos, trocando Talisca por Tiago, e a supremacia manteve-se, com Enzo Perez (71 minutos) e Gaitan (74) a rematarem por cima.

As coisas complicaram-se, porém, para o Benfica aos 76 minutos, com Lisandro Lopez, na estreia europeia, a ver o vermelho direto, por uma entrada dura sobre João Moutinho, obrigando Jesus a tirar Gaitan e fazer entrar César.

Na parte final, com mais um, os monegascos, com Bernardo Silva desde os 82 minutos, instalaram-se junto da área do Benfica e tiveram duas boas ocasiões, num cabeceamento de Raggi e num remate de Ferreira-Carrasco, ambos nos descontos.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Manchas gigantes de Betelgeuse podem explicar o seu estranho escurecimento

As manchas gigantes da estrela Betelgeuse podem estar por detrás do estranho escurecimento que esta estrela tem vindo a experimentar, segundo uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. …

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …