Mais de oito anos depois de ter assinado contrato na Luz, Pizzi muda-se para a Turquia. Empréstimo válido até Junho deste ano.
Pizzi deixou o plantel do Benfica. O clube lisboeta confirmou nesta terça-feira que cedeu o jogador ao Başakşehir, da Turquia. O empréstimo é válido até ao final desta temporada.
O internacional português chegou ao Benfica em 2013, embora na primeira temporada tenha jogado pelo Espanhol, por empréstimo.
Depois esteve sempre na Luz, durante sete épocas e meia. Quase sempre titular indiscutível, foi capitão, marcou 94 golos e realizou 92 assistências.
Destacou-se na temporada 2019/20, durante a qual marcou 30 golos e assistiu para outros 19. No entanto, foi “encostado” para o banco nesta temporada, durante a qual só marcou duas vezes e realizou quatro assistências (em meia época).
Na Turquia foi apresentado como “Pizzidane”. O Başakşehir explicou que esta associação a Zidane era feita pelos adeptos do Benfica e acrescentou que o médio é uma “lenda” no clube português.
Na sua página no Instagram, Pizzi confessou: “Estava longe de pensar que este dia (sair do Benfica) chegaria tão repentinamente mas a vida de um futebolista é estar preparado para tudo e aceitar as mudanças”.
Luís Miguel Afonso Fernandes, conhecido como Pizzi, não foi o único futebolista apresentado pelo Başakşehir; Mahmoud Hassan, conhecido como Trezeguet, também vai reforçar o emblema turco.
O avançado acabou de chegar da Taça das Nações Africanas, onde representou o Egipto, selecção que chegou à final.
O Başakşehir está no quinto lugar do campeonato turco.